quarta-feira, fevereiro 05, 2014

O jogo em silêncio - DENISE ROTHENBURG


CORREIO BRAZILIENSE - 05/02

Neste momento da corrida presidencial, vale mais o que se conversa entre quatro paredes do que os discursos inflamados, sejam de governistas, sejam da oposição. Ontem, por exemplo, assim que saiu do ato político do PSB/Rede, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, praticamente fechou seus palanques no Centro-Oeste. Em Tocantins, o nome para governador é o do procurador da República Mário Lúcio Avelar, aquele que prendeu Jader Barbalho (PMDB-PA). Em Goiás, Vanderlan. Em Mato Grosso, Pedro Taques (PDT), e em Mato Grosso do Sul, Murilo Zauite, prefeito de Dourados. Isso se não conseguir atrair o PMDB de Nelsinho Trad para uma composição.

PMDB...
Foi tensa a reunião da cúpula peemedebista que varou a madrugada, no Palácio do Jaburu. A tentativa de oferecer o Ministério da Integração ao senador Eunício Oliveira foi um tiro no pé. A leitura foi a de que Dilma queria resolver o palanque do Ceará e não atender o PMDB, uma vez que o mesmo posto não foi oferecido ao senador Vital do Rego Filho, hoje um ministro sem pasta.

...em chamas
A novela está chegando ao ponto de desgastar até mesmo o vice-presidente da República, Michel Temer. Os deputados do PMDB dizem que ele está mais preocupado com o próprio cargo do que em atender a bancada.

Teste de fidelidade
O vice-presidente Michel Temer escalou o deputado Eliseu Padilha (RS) como coordenador político na campanha da reeleição. Assim, se Dilma conquistar um segundo mandato, o gaúcho — que, por 20 anos, ajudou as campanhas presidenciais do PSDB — estará na boca para ocupar um cargo no primeiro escalão do governo do PT.

Aécio comanda
Prefeitos do interior de Minas Gerais têm feito o seguinte pedido aos deputados federais de qualquer partido que chegam cobrando apoio para a campanha: “Tudo bem, mas não me peça para apoiar outro candidato a presidente da República que não seja Aécio Neves, o mineiro autêntico”.

Por falar em Minas...
Se Antônio Andrade deixar o governo e os peemedebistas mineiros ficarem sem ministério, Dilma verá o restante da bancada migrar para a campanha de Aécio. Hoje, o tucano reúne 70% dos deputados do PMDB de Minas em seu palanque.

Convidado/ Só depende agora do senador Jarbas Vasconcelos, do PMDB-PE, a decisão de concorrer à reeleição. Da parte do PSB, a porta do apoio está totalmente aberta. Jarbas, entretanto, ainda não se decidiu.

Na música/ O ministro do Tribunal de Contas da União José Múcio Monteiro (foto) vai lançar, em breve, um CD com 22 composições de sua autoria, em parceria com Nando Cordel. O trabalho está em fase de produção e definição de arranjos.

Fitness/ Era 7h30 de ontem, quando um deputado abriu a porta do elevador do prédio em que mora e se deparou com João Paulo Cunha. O deputado petista voltava de sua última caminhada em liberdade, antes da ordem de prisão.

O especialista/ A TV Justiça estreia hoje, às 13h30, um programa em que quatro jornalistas convidados sabatinam o presidente do TSE, Marco Aurélio Melo, sobre as eleições de 2014. O Correio estará representado pela editora de opinião Dad Squarisi.

Nenhum comentário: