sábado, fevereiro 15, 2014

Apertem os cintos - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 15/02

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voou para Belo Horizonte em um jato Cessna CJ3 de propriedade da holding de seu ex-ministro Walfrido dos Mares Guia. O empresário foi réu no mensalão mineiro sob a acusação de peculato e lavagem de dinheiro, mas não será julgado porque a Justiça determinou que os crimes prescreveram em 2012, quando ele fez 70 anos. O avião em que Lula viajou, de prefixo PR-BIR, está em nome da Samos Participações Ltda., empresa do ex-ministro.

Outro lado Lula voou para BH acompanhado de mais três assessores. Procurada pela coluna ontem, a assessoria de imprensa do Instituto Lula respondeu que o ex-presidente não iria comentar o voo no jato de Mares Guia.

Texto Entre as novidades do projeto que o governo federal vai apresentar para conter violência em protestos está em discussão um mecanismo pelo qual quem for flagrado em um segundo ato de vandalismo seja detido provisoriamente. Hoje, os acusados respondem aos processos em liberdade.

Corpo... José Eduardo Cardozo (Justiça) vai buscar apoio no Congresso e no Supremo Tribunal Federal para obter consenso para que o projeto passe antes da Copa. Dilma Rousseff quer que a discussão avance antes da reunião que terá com os 12 governadores de sedes do Mundial, depois do Carnaval.

...a corpo A presidente também pedirá pessoalmente o apoio dos presidentes do STF, Joaquim Barbosa, do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), para a nova lei.

Reformite Ideli Salvatti aproveitou reunião da base, quinta-feira, para se consultar com o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), que é médico. Com cólicas, a ministra trocou bilhetes com o parlamentar para saber a causa da dor. Ele lhe receitou um exame.

Na urna Na conversa que teve com o PPS paulista, Eduardo Campos (PSB) se abriu sobre o motivo que o levou a atender a demandas de Marina Silva: admitiu que não pode desprezar o potencial de votos que ela agrega a sua candidatura.

Nova... O presidente do PPS, Roberto Freire, alçou o secretário de Gestão Pública paulista, Davi Zaia, ao cargo de secretário-geral da sigla, desbancando o deputado federal Rubens Bueno (PR).

... ordem Aliados dizem que foi um "troco" por Bueno ter votado contra o apoio a Campos e Marina no congresso do partido. Zaia passa a ser, então, o primeiro nome na linha de sucessão a Freire no comando do PPS. Ele preside a sigla há 22 anos.

Torneira fechada Em meio a disputa entre São Paulo e Campinas pela divisão das águas do sistema Cantareira, Geraldo Alckmin (PSDB) recebeu de prefeitos a notícia de que um estudo técnico do comitê gestor da bacia recomendará vazão maior às cidades do interior. Hoje elas têm 10% do que recebe a região metropolitana.

Antes tarde Alckmin tem cobrado de secretários agilidade no lançamento de uma PPP específica: a do trem Intercidades, que ligará municípios do interior e do litoral à capital. Acha que o projeto, que está atrasado, pode ser um dos carros chefes do discurso sobre investimento em mobilidade.

Olho no lance O governo paulista reuniu ontem funcionários da administração direta e indireta para esclarecer as restrições fiscais em ano eleitoral e evitar atrasos em projetos por equívocos. Também houve palestra sobre conduta vedada a agentes públicos no período.

Tiroteio
Lobão, com seu humor tragicômico, ironiza acidentes aéreos, que matam. Temos de rezar para que não vire ministro da Aviação Civil.
DE MENDONÇA FILHO (PE), líder do DEM na Câmara, sobre o ministro de Minas e Energia dizer que, assim como aviões, o sistema elétrico "sazonalmente cai".

Contraponto


A hora do pesadelo
O ministro do Trabalho, Manoel Dias (PDT), iniciou a reunião de um conselho ligado à pasta na última quarta-feira dizendo que seria muito rápido, porque tinha audiência com a presidente Dilma Rousseff em seguida.
Ainda assim, um dos conselheiros pediu a palavra, mas disse que falaria apenas por um minuto para evitar que o ministro se atrasasse e levasse uma das famosas broncas da atual mandatária do Planalto.
Ansioso, o ministro disparou, levantando da cadeira:
-É que, dependendo do atraso, pode ser que eu nem participe mais das reuniões aqui como ministro!

Nenhum comentário: