segunda-feira, janeiro 06, 2014

Segundo round - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 06/01

A Rede Sustentabilidade, de Marina Silva, coletou mais de 100 mil novas assinaturas de apoio à criação do partido e pretende levar seu processo de registro novamente ao Tribunal Superior Eleitoral ainda em 2014. O grupo vai enviar as fichas aos cartórios em pequenos lotes ao longo do ano e estuda formalizar o pedido de fundação da legenda em outubro ou novembro. A Rede precisa de 50 mil novas assinaturas validadas para chegar às 492 mil exigidas pela legislação eleitoral.

Reforço A cúpula da Rede decidiu também que vai acionar o Supremo Tribunal Federal para questionar a lei sancionada por Dilma Rousseff em 2013 que restringe o acesso de novos partidos à distribuição de tempo de TV e a cotas do fundo partidário.

Banca O comitê jurídico da legenda ainda discute se vai apresentar ao Supremo uma ação para tentar derrubar a lei ou um mandado de segurança para evitar que a Rede se enquadre nas restrições da nova legislação.

Mais-valia O PT paulista começou a vender produtos relacionados ao partido em seu site oficial. Uma seção oferece capas para iPhone a R$ 49,90, com imagens como a estrela do partido e o rosto de Che Guevara, um dos líderes da Revolução Cubana.

Bloco na rua Petistas produziram uma série de vídeos de animação para promover na internet a candidatura de Alexandre Padilha ao governo de São Paulo. O material, que divulga ações de sua gestão no Ministério da Saúde, será testado como modelo para a campanha.

Sumiço 1 O deputado Nelson Pellegrino (PT-BA) vai apresentar um requerimento na Comissão de Orçamento da Câmara para saber por que o Ministério das Cidades deixou de liberar emendas de parlamentares petistas.

Sumiço 2 "Trata-se de puro descaso ou de uma manobra da pasta", reclama.

Só love 1 Primeira vítima da "faxina" de Dilma, em 2011, o PR reforçou sua fidelidade à presidente na Câmara após voltar ao Ministério dos Transportes, no ano passado. A sigla apoiou os interesses do governo em 69% de seus votos, segundo levantamento do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento).

Só love 2 No primeiro ano do governo Dilma, o nível de fidelidade do PR chegou a 79%. Em 2012, quando o partido estava insatisfeito com a demora da presidente em devolver o comando da pasta à sigla, o apoio se deu em apenas 58% dos votos de sua bancada de deputados.

Longe O PSB, que deixou o governo em 2013, também cortou parte de seu apoio a Dilma. A sigla votou a favor dos interesses da presidente em 65% dos casos -ainda acima da média de partidos de oposição, na casa dos 30%. Em 2011, o nível de fidelidade do PSB era de 91% e, no ano seguinte, de 77%.

Tudo... Integrantes do Judiciário relatam que, a pedido de um ministro do STJ, a PEC da Bengala -que amplia o limite de idade para aposentadoria dos magistrados de 70 para 75 anos- só deve ser votada no início da próxima Legislatura da Câmara.

... certo O magistrado, desafeto da ministra aposentada Eliana Calmon, articulou o adiamento no ano passado, para ter garantia de que ela seria obrigada a deixar o STJ até 5 de novembro deste ano, quando completa 70 anos. Eliana, no entanto, antecipou sua aposentadoria para disputar as eleições.

Despedida Vão atingir este ano a idade limite de 70 anos no STJ os ministros Gilson Dipp, atual vice-presidente do tribunal, Arnaldo Esteves Lima e Ari Pargendler.

tiroteio
A nova política que Eduardo Campos defende não passa de retórica. Quando precisa, o PSB oferece cargos do governo em troca de apoio.
DA DEPUTADA ESTADUAL TERESA LEITÃO, presidente do PT-PE, sobre a entrada do PSDB no governo pernambucano e a aliança da sigla com o PSB.

Contraponto


Despertador ligado
Na confusa votação da Medida Provisória dos Portos, que se estendeu até a madrugada em uma sessão de maio do ano passado, o então líder do PSDB, Carlos Sampaio (SP), reclamou que um ponto do projeto negociado pela Casa foi retirado do texto levado a votação.
-Após isso ter sido acordado e acolhido, houve a supressão da proposta -disse Sampaio.
Emanuel Fernandes (PSDB-SP) brincou:
-Sr. presidente, o nosso líder disse que algo havia sido acordado. Dado o adiantado da hora, eu espero que não tenha sido acordado algum parlamentar aqui!

Nenhum comentário: