segunda-feira, janeiro 06, 2014

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

Mandona, Dilma quer pilotar até avião

A presidente Dilma Rousseff, que completa agora em janeiro três anos à frente do governo brasileiro, criou uma série de regras extraoficiais que melhor atendem a seu perfil controlador. Segundo gente próxima, em viagens, a cabine do tenente-brigadeiro Joseli Parente Camelo fica aberta para que ela possa entrar e interferir em planos de voos e até sugerir mudança de rotas para desviar de nuvens e evitar turbulências.

Gato e sapato

Autoridade máxima do transporte oficial aéreo desde Lula, o tenente- brigadeiro Joseli se desdobra para atender pedidos absurdos.

Missão impossível

Não foi só uma vez que Dilma mandou Joseli sobrevoar países, e até fazer escala, sem autorização prévia, depois de o avião já ter decolado.

Patente alta

Conhecida pelo pavio curto, Dilma se recusa a viajar com experientes capitães. Só aceita pilotos e copilotos cuja patente é de major e coronel

Só vou com ele

Dilma também não aceita “patentes baixas” na segurança pessoal, e já fez a equipe esperar dentro do carro até o general Amaro aparecer.

Ruralistas x Funai

Diante do conflito entre índios e a população em Humaitá (AM), após o desaparecimento de três moradores supostamente mortos para vingar morte de cacique, a bancada ruralista decidiu pressionar investigações contra Funai e a aprovação da PEC 215, que transfere ao Congresso a demarcação de terras indígenas e quilombolas. Irritada com pedágios de índios, a população queimou a sede da Funai.

Caixa preta

Deputados alegam que Congresso não pode se omitir sobre denúncias de trambicagem da Funai, que atenderia a interesses estrangeiros.

Sem assistência

O prefeito de Humaitá, José Cidinei (PMDB), fez apelo ao Exército para garantir a assistência dos índios, que foram isolados após a tensão.

Ninguém é de ferro

Se a chefe passeia, eles podem: os ministro da Justiça e Trabalho nem disfarçam “despachos internos”. Com tudo azul na área, saíram.

Mal nas pesquisas

Com medo de sequer ir ao 2o turno na disputa ao governo do Paraná, a ministra petista Gleisi Hoffmann (Casa Civil) agora quer que o senador Roberto Requião (PMDB) desista de se candidatar e componha blocão.

Deixa ver

Os sinais ruins da economia brasileira e o endividamento crescente da população tem freado os partidos aliados de declarar apoio à reeleição de Dilma em 2014, apesar de seu crescimento nas últimas pesquisas.

Além da eternidade

Um engenheiro cubano teria que economizar 399 anos de salário para comprar um carro novo, calcula o blogueiro Yusnaby que, através de servidor de internet na Espanha, mostra o cotidiano dramático da ilha.

Cota feminina

A bancada feminina pressiona pela votação, este ano, da PEC 590/06, que impõe a presença de pelo menos uma mulher na composição das Mesas Diretoras e comissões permanentes na Câmara e no Senado.

Dízimo

O papa Francisco abriu o cofre e liberou R$ 11,7 milhões para quitar parte das dívidas da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Apesar da grana enviada pelo Vaticano, a JMJ ainda deve R$ 31,5 milhões a fornecedores.

Já era

O Ministério da Justiça cancelou a licitação que contrataria o sistema de indexação de balística. A Coluna adiantou o suposto direcionamento à Evofinder no processo. Mas a russa não abaixou o valor da proposta.

PODER SEM PUDOR

Estética nua

Eleito governador do Espírito Santo, o austero coronel Marcondes Alves de Sousa, já no palácio, obra de jesuítas, observou a famosa escadaria com esculturas helênicas em mármore, ligando a cidade baixa à cidade alta. Chamou o secretário de Obras:

– Mande limpar a escadaria dessa sem–vergonhice de mulheres nuas.

– Mas, governador – ponderou o secretário – isso tira a estética da escadaria...

– E quem mandou tirar a estética? Tire as estátuas e deixe a estética!

Nenhum comentário: