terça-feira, janeiro 14, 2014

Marina, a intocável - BERNANDO MELLO FRANCO

FOLHA DE SP - 14/01

O PT baixou ordem para evitar qualquer novo ataque a Marina Silva (PSB). O texto que chamou a ex-senadora de "ovo da serpente" no Facebook foi considerado desastroso pela cúpula do partido, que voltou ontem das férias. Os petistas até estudam escalar um emissário para se desculpar. A ideia é manter uma política da boa vizinhança e evitar que Marina retalie em São Paulo. O PT teme que ela volte atrás e desista de vetar o apoio do PSB à reeleição do tucano Geraldo Alckmin.

Pode vir quente A equipe que monitora as redes sociais para Marina diz que o ataque é bem-vindo. A reação geral, dizem, foi de repúdio aos petistas e de solidariedade à ex-senadora.

Fora do ar Dilma Rousseff acertou com assessores que até o fim de junho não aceitará convites para ir a eventos ou programas de TV que também tenham participação de Aécio Neves (PSDB) ou Eduardo Campos (PSB).

Eu sozinha A estratégia é manter a presidente em "postura olímpica" antes do início oficial da campanha, adiando o confronto e o debate com seus principais adversários. "Quem precisa de palanque são eles'', alfineta um auxiliar da petista.

Elenco 1 Dirigentes da Rede em São Paulo fizeram reuniões na última semana para montar uma chapa de candidatos a deputado. Os aliados de Marina Silva terão direito a lançar até 15 nomes à Câmara na cota do PSB.

Elenco 2 Entre os concorrentes está o pastor Reinaldo Mota, da Igreja Casa Gospel, que foi candidato a prefeito de Osasco em 2012 pelo PMN. Outro candidato será o ambientalista Sergio Leitão, diretor do Greenpeace.

Água... A direção do PT indicou ontem que a prioridade em Pernambuco deve mesmo ser o apoio à candidatura de Armando Monteiro (PTB) a governador. Segundo os petistas, Dilma e o ex-presidente Lula têm defendido a aliança com o senador em conversas reservadas.

... fria Nesse desenho, o PT teria direito a indicar um candidato ao Senado na chapa de Monteiro. Parte dos petistas pernambucanos, entretanto, ainda tenta emplacar um candidato ao governo.

Amigo da onça Deputados do PT estão em fúria com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). Ele marcou para fevereiro uma reunião da Mesa para analisar a cassação de João Paulo Cunha (PT-SP).

Vai ter troco O partido ameaça se vingar com um boicote à campanha de Alves à reeleição, em 2015. "A única coisa que ele faz rápido é entregar a cabeça de deputados", vocifera um petista. Ele diz que o apoio ao peemedebista ficará "impossível".

Vaquinha 1 O artista plástico Enio Squeff doou um quadro para ajudar José Genoino (PT-SP), que continua em prisão domiciliar. A ideia é leiloar a obra para pagar parte da multa de R$ 667,5 mil imposta pelo STF.

Vaquinha 2 Ex-colega de Dilma na prisão, a mulher de Genoino, Rioco Kayano, também é artista. O coordenador jurídico do PT, Marco Aurélio Carvalho, quer que ela siga o exemplo e ofereça um de seus quadros para leilão.

Vale-refeição Os petistas ainda planejam organizar jantares de adesão para ajudar Genoino a quitar a multa.

Dança da pizza Angela Guadagnin (PT-SP) aderiu a um abaixo-assinado em defesa do petista. "Estamos aqui para dizer em alto e bom som que José Genoino é honesto", diz o texto. A ex-deputada é aquela que dançou no plenário ao comemorar a absolvição de outro mensaleiro.

com ANDRÉIA SADI e BRUNO BOGHOSSIAN

tiroteio

"O site para ajudar Genoino é mais uma hipocrisia do PT. Um partido que arrecada milhões não precisa expor seus filiados a isso."

DO DEPUTADO BRUNO ARAÚJO (PSDB-PE), sobre o site criado para arrecadar fundos para pagar a multa aplicada a José Genoino no processo do mensalão.

contraponto


Getúlio, o valentão da Constituinte
Abatido pela deposição da Presidência, Getúlio Vargas foi uma figura apagada da Constituinte de 1946. Como senador do PSD gaúcho, não pedia a palavra e ouvia calado os ataques dos udenistas. Assim foi até o dia em que Aliomar Baleeiro (UDN-BA) apontou o dedo e o acusou de jogar golfe enquanto a inflação corroía o país.

--Se alguém tiver contra mim motivos de ordem pessoal, estarei à disposição fora desta Assembleia --disse.

A Constituinte foi poupada do pugilato, conta Lira Neto no 3º volume de "Getúlio", ainda inédito. O ex-presidente só reapareceu no Rio após a promulgação da Carta.

Nenhum comentário: