terça-feira, janeiro 14, 2014

Agora é Lula - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 14/01

O vice Michel Temer recebeu a missão ontem de tirar a candidatura do PT do caminho do vice do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB). O governador Sérgio Cabral foi taxativo: a presidente Dilma está abaixo de sua média nacional no estado e precisa da unidade dos aliados. O próximo passo de Temer será tratar da sucessão no Rio com o padrinho de Lindbergh Farias, o ex-presidente Lula.

Pego no contrapé
O candidato do PSDB, Aécio Neves, foi pego de surpresa com as declarações de Bernardinho. O esportista afirmou que não se vê concorrendo ao governo do Rio. Ontem, segundo um tucano, Aécio limitou-se a dizer que “não tenho novidade, o Bernardinho não falou comigo”. Pode ser que ele seja o último a ser informado? Mas os tucanos continuam apostando nele e vão aguardar mais tempo antes de procurar uma nova alternativa. O deputado Otávio Leite garante que o partido tem uma outra carta na manga e cita a ex-presidente do STF Ellen Gracie, filiada. Leite diz que ela tanto poderia concorrer ao Senado quanto ao governo. O DEM continua na fila de espera.


“Cada um dos ministros envolvidos com ações voltadas para Copa está fazendo um pente-fino para evitar transtornos”
Aguinaldo Ribeiro
Ministro das Cidades, que acompanha obras de mobilidade urbana e drenagem

Conspiração
A ala majoritária do PT quer assumir a liderança do governo na Câmara. A função está sendo exercida pelo deputado Arlindo Chinaglia (SP), integrante do Movimento PT. Os dois grupos são aliados no comando nacional do partido.

Ação preventiva
Para evitar o pior, o governador Jaques Wagner (BA) criou um Centro de Gestão de Emergências. Com carnaval, lavagem do Bonfim e Copa pela frente, foram adquiridas 400 câmeras de vídeo para monitoramento e aparelhos de comunicação para reforçar a segurança. A localização de todos os veículos da polícia ficará registrada.

Previsão do tempo
Os líderes da base aliada já detectaram a “bomba” do primeiro semestre. Trata-se de uma MP, editada em novembro, que faz uma verdadeira reforma tributária. A MP 627 altera o IR de pessoa jurídica e nas legislações de PIS-Pasep e Cofins.

Em pé de guerra
A bancada do PP na Câmara já avisou ao ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, que não aceita a indicação do secretário-executivo Carlos Vieira para assumir o comando da pasta. Ela está irritada com o comportamento do ministro na liberação de emendas no fim do ano, deixando de empenhar várias emendas do PP.

Mercadante tem a força
Dados do Siafi sobre os desembolsos dos restos a pagar, nos primeiros dias de 2014, mostram que o Ministério da Educação conseguiu a liberação de R$ 2,1 bilhões. Só perdeu para a Previdência, que paga os aposentados e benefícios assistenciais.

Caducou
Os advogados do deputado Romário (PSB-RJ) não foram ontem ao TRE para a sessão que trataria do pedido de afastamento do prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso, que saiu do PSB por ser contra a candidatura socialista ao Planalto.

O PSB pretende vender seu candidato ao governo de Pernambuco como “o terceiro mandato do governador Eduardo Campos”.

Nenhum comentário: