quinta-feira, janeiro 02, 2014

A toque de caixa - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 02/01

O governo traçou como meta para este ano colocar em funcionamento, até agosto, as seis mil creches prometidas pela presidente Dilma há quatro anos. Destas, 2 mil estão em andamento, sendo 1,3 mil com as obras praticamente prontas, e 4 mil ainda no papel. O governo conta com a facilidade das creches pré-moldadas, mas depende das prefeituras, responsáveis por professores e matrículas.

Desafios na Educação
Além de tentar cumprir a promessa da construção de seis mil creches, outros dois temas relacionados à Educação se tornaram desafios para a presidente Dilma neste ano. Ela quer chegar a 60 mil escolas em tempo integral em todo o país. Atualmente, 49 mil colégios estaduais e municipais conseguiram estabelecer uma grade curricular e esportiva, colocando de pé o contraturno, com a ajuda do Ministério da Educação. Para resolver a falta de quadras poliesportivas cobertas nas escolas, o governo lançou mão do Regime Diferenciado de Contratação (RDC), aceito pelo TCU para a construção das creches. O aval ainda não saiu.


“A Bolsa Família, com toda a sua bondade, generosidade e correção, não carrega a semente da emancipação. Algo tem que ser feito e esse algo é a Educação” 
Cristovam Buarque Senador (PDT-DF)

Vem pra rua
Em conversas nos últimos dias com petistas e sindicalistas, o ex-presidente Lula criticou a atuação dos sindicatos. Disse que precisam lutar pelo que querem e falou em “choque de tesão”. Reclamou do comodismo dos atuais dirigentes.

Dono da agenda
Os estrategistas da presidente Dilma pretendiam remanejar seu chefe de gabinete, Giles Azevedo, para a campanha à reeleição. Sondada, ela não permitiu. Dilma avisou que não abre mão do que considera um dos principais assessores e delegou que achem alguém com o mesmo perfil. Discreto e muito organizado.

Reforço no caixa
O Ministério da Ciência e Tecnologia, que também atua na prevenção a desastres naturais, recebeu R$11 milhões na última medida provisória de 2013. Serão usados na compra de pluviômetros e de sensores de umidade de solo.

Mais livros
Grupo de amigos de José Dirceu e Delúbio Soares criou campanha de envio de livros ao Presídio da Papuda, onde cumprem pena. Chama-se “Liberdade de ler” e pede que aos adeptos mandem por carta registrada, rastreamento dos Correios e confirmação do recebimento com a assinatura do funcionário que recebeu.

E fez-se o silêncio
O senador Lobão Filho (PMDB-MA) propôs impedir seus colegas de debater projetos e discursar nas comissões para agilizar os trabalhos. Queria dar direito à fala só ao autor e ao relator da proposta. Foi bombardeado.

Onda masculina
O desempenho fraco da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e da ex-prefeita de Natal Micarla de Sousa (PV), que não acabou o mandato, faz os políticos da região buscarem candidatos porque perceberam a alta rejeição às mulheres para 2014.

PARA ADOÇAR A VIDA. A neossocialista Eliana Calmon surpreendeu a cúpula do PSB numa reunião. Confeiteira de mão cheia, fez banquete de doces.

Nenhum comentário: