terça-feira, dezembro 03, 2013

O que nos espera em 2014? - ILAN GOLDFAJN

O GLOBO - 03/12

Podemos dizer que o dólar já reagiu antecipadamente à normalização da política monetária americana. Mas ainda deve sofrer algum impacto adicional



No ano que vem há uma combinação incomum de questões globais e do Brasil que deve nos afetar. Há vários temas de interesse, todos interligados. Abaixo, listo oito desses temas.

1. Recuperação global ou estagnação secular? Há uma dúvida no ar. Imagina-se que 2014 seja o ano da recuperação do crescimento no mundo. Se isso não ocorrer, voltará à tona a ideia de que o mundo não consegue sair da estagnação. Os economistas nos EUA voltarão com a tese de que estão diante da “japoneização” de sua economia, num processo de estagnação secular. Prosperarão as teses de que o crescimento anterior era fruto de bolhas e que atualmente a economia encontra dificuldades estruturais para crescer, dentre elas o limite de zero para a queda de juros. Acredito na recuperação da economia dos EUA (e global), o que dará a tranquilidade para a volta do pleno emprego e crescimento maior (embora provavelmente menor do que o período de boom excepcional dos anos 2000).

2. Ocorrerá o inicio da normalização da política monetária nos EUA? Em 2014 o Fed (banco central americano) provavelmente começará a remover os estímulos excepcionais (ele injeta 85 bilhões de dólares mensalmente na economia). A ideia do Fed nos últimos tempos tem sido comprometer-se a não subir os juros por um longo período de tempo, mesmo após a retirada das injeções monetárias, para ancorar as taxas de juros longos e evitar abortar a recuperação ainda frágil. Tarefa difícil de realizar caso a economia de fato se recupere, o que naturalmente trará expectativas de continuidade da normalização da política monetária nos EUA e a provável subida dos juros nos EUA e no mundo.

3. O dólar ganhará força? Haverá overshooting do real? A normalização da política monetária nos EUA leva a um fortalecimento do dólar. A mesma pressão para subida de juros provoca também a volta dos fluxos de capitais para lá e a compra de dólar, o que eleva sua cotação. Foi o que observamos ao longo de 2013, só com a expectativa da mudança na política monetária nos EUA. Podemos dizer que o dólar já reagiu antecipadamente à normalização da política monetária americana. Mas ainda deve sofrer algum impacto adicional quando (e se) ocorrer de fato a redução dos estímulos nos EUA. O real deve sofrer algum impacto adicional da valorização do dólar, mas sua extensão vai ser determinada por fatores locais como a situação fiscal e a possibilidade dedowngrade.

4. Ano que vem será o ano do downgrade? A política fiscal reagirá? Há uma ameaça de rebaixamento (downgrade) do grau de classificação das agências de risco, em função da queda continuada do superávit primário, da expansão (para) fiscal via capitalização dos bancos públicos e, de uma forma geral, de um crescimento baixo. O superávit primário tem declinado gradativamente, atingindo um valor abaixo de 2% em 2013 (estimamos 1,7%) e em direção para menos de 1,5% no ano que vem. Na ausência de uma mudança de direção, o downgrade de uma agência pode ocorrer sem a perda do grau de investimento, mas o suficiente para assustar antecipadamente aqueles investidores que dependem do grau de investimento para aplicar no Brasil. A política fiscal tem que reagir, os estímulos via bancos públicos já parecem caminhar nesta direção. Mas um choque, como a aceitação das indenizações bilionárias dos planos econômicos, pode levar a um ou mais downgrade.

5. A inflação no Brasil vai se estabilizar em torno de 6%? O objetivo do governo é levar a inflação a um processo de (lento) declínio em direção à meta, evitando o risco de um choque inflacionário desencadear uma espiral inflacionária para o outro lado. Mas há o problema da necessidade de reajustar vários preços administrados que estão defasados (como gasolina, diesel, energia elétrica) num ambiente em que os preços livres ainda sofrem de uma inflação elevada.

6. As taxas de juros continuarão subindo? O Banco Central do Brasil sinalizou no seu comunicado que o ciclo de alta da Selic não será muito mais prolongado. Mas a normalização dos juros nos EUA e no mundo pode ainda exercer pressão altista sobre as outras taxas de juros no Brasil, principalmente se as questões fiscal e inflacionária não forem bem encaminhadas no ano que vem.

7. O programa de concessões de infraestrutura será bem-sucedido? O programa de concessões é importante para aumentar os investimentos no Brasil. Como acontece com a maioria dos programas, será menor que o planejado inicialmente, mas importante para atacar um dos principais gargalos da economia brasileira. O esforço em 2014 terá que ser seguido nos próximos anos.

8. Quais serão os resultados das eleições presidenciais e da Copa do Mundo no Brasil? Difícil prever, mas são temas que estarão na cabeça de todos no ano que vem. Mas, certamente, esperamos que o Brasil ganhe a Copa!

Nenhum comentário: