terça-feira, dezembro 24, 2013

O capital - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 24/12

Pela primeira vez, Dilma Rousseff irá ao Fórum Econômico Mundial, em Davos, em janeiro. O encontro, que reúne alguns dos empresários e banqueiros mais ricos do mundo em uma estação de esqui na Suíça, será a primeira ofensiva internacional da presidente para mostrar-se aberta ao mercado e tentar dissipar a desconfiança da comunidade financeira com seu governo. Dilma fará um discurso centrado no sucesso das concessões e terá encontros com empresários e banqueiros.

Melhor não Dilma pretendia, como nos anos anteriores, mandar apenas Guido Mantega (Fazenda) e outros ministros a Davos, mas avaliou que não seria suficiente para passar o recado que quer dar aos investidores.

Vocês aqui? Eduardo Campos e Marina Silva também irão, juntos, ao fórum econômico. A ex-ministra do Meio Ambiente deve levar à Suíça um discurso baseado no crescimento sustentável.

Botei meu... Quando questionados se o partido tem expectativa de ser contemplado com alguma pasta na reforma ministerial, caciques do PSD dizem que o apoio a Dilma independe disso, mas que, se a presidente fizer o convite, ele será aceito.

... sapatinho A conta do partido de Gilberto Kassab exclui Guilherme Afif, titular da pasta da Micro e Pequena Empresa, que seria da "cota pessoal" da presidente.

Base 1 Enquanto Paulo Pereira da Silva aproxima o Solidariedade de Aécio Neves (PSDB), a Força Sindical fez pesquisa que mostra empate quádruplo na disputa presidencial entre trabalhadores ligados à central. O tucano tem 18,8%, seguido de Joaquim Barbosa (17,9%), Marina (16,1%) e Dilma (16%).

Base 2 A maioria dos trabalhadores (59,7%) votou em Dilma no primeiro turno em 2010, mas 62,6% acham que o país piorou. A pesquisa foi feita pelo Dieese no congresso da Força, em julho, e concluída em dezembro. Quase metade (49,6%) dos entrevistados trabalha em São Paulo.

Salve... A OAB Nacional vai ingressar na Corte Interamericana de Direitos Humanos, da OEA, para denunciar a situação do Presídio Central de Porto Alegre. A entidade também vai requerer providências imediatas do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT).

... geral O presidente da OAB, Marcus Vinicius Coêlho, participou ontem de inspeção realizada no presídio que averiguou que presos provisórios convivem com condenados permanentes. Também foi constatada superlotação, com 4.400 presos num presídio que comporta, no máximo, 2.000.

Norte a Sul A OAB determinou que todas as seccionais façam vistorias nos principais presídios e denunciem os governos por violações aos direitos humanos. No dia 16, a comissão da OEA determinou que o Maranhão adote medidas para garantir a integridade dos detentos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís.

Piloto Está na mesa de Geraldo Alckmin decreto que cria Batalhão de Ações Especiais de Polícia em Campinas, com 600 homens. Trata-se de tropa com treinamento e atuação semelhantes à Rota. Políticos da região cobram a oficialização do grupo, que já atua de forma experimental, inclusive com frota própria.

Vem pra... A Caixa Econômica Federal enviou correspondência a construtoras e sócios que atuam na ampliação de aeroportos no país comunicando que o FI-FGTS, fundo com recursos do trabalhador, agora pode financiar obras aeroportuárias.

Caixa... Nenhum consórcio bateu à porta do banco até agora. Apesar de ser uma nova fonte de recursos, os juros cobrados pelo FI-FGTS ainda são mais altos que os oferecidos pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

com ANDRÉIA SADI, BRUNO BOGHOSSIAN e JULIO WIZIACK

tiroteio
"Os governistas que blindam Alckmin na Assembleia não vão blindá-lo na urna. O trensalão está cada vez mais perto dele."

DE ANTONIO MENTOR (PT-SP), membro da Comissão de Transportes da Assembleia, sobre a base impedir que tucanos deponham sobre cartel.

contraponto


Banca de peso
Há dois anos, em uma tradicional confraternização de fim de ano de advogados de Brasília, a polícia foi chamada devido ao barulho alto da festa. Quando os policiais chegaram, os convidados pediram ao constitucionalista Luís Roberto Barroso, hoje ministro do Supremo Tribunal Federal, e ao ex-procurador-geral da República Aristides Junqueira que fossem tentar contornar a situação.

Quase chegando na porta, a dupla foi interceptada por Juliano Breda, hoje presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná, que brincou:

--Pelo amor de Deus, não vão vocês dois! Vão achar que o crime é grande!

Nenhum comentário: