terça-feira, dezembro 24, 2013

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“Essas extravagâncias expõem o Congresso ao ridículo”
Ronaldo Caiado (DEM-GO) sobre o uso abusivo de jato da FAB por Renan Calheiros


ATAQUE DE FALCÃO A SARNEY AMEAÇA APOIO A DILMA

O ataque do presidente do PT, Rui Falcão, ao senador José Sarney ameaça o apoio do PMDB à reeleição da presidente Dilma Rousseff, adverte um importante senador da cúpula do partido do vice-presidente Michel Temer. Falcão admitiu apoio do PT a Flávio Dino (PCdoB), inimigo de Sarney, ao governo do Maranhão. “Se até o Sarney tratam assim, imagine Brasil afora”, diz o senador, sobre a relação dos dois partidos nos estados.

LÁ VEM BRONCA

Com habilidade política de um hipopótamo em loja de cristais, Rui Falcão já foi chamado pelo ex-presidente Lula para ser “enquadrado”.

GRATIDÃO

Lula é muito grato a Sarney e até atribui ao apoio do veterano senador, em 2002, a viabilização de sua primeira vitória na disputa pelo Planalto.

TIRO NO PÉ

A trapalhada de Rui Falcão no Maranhão ajudou apenas a candidata de Eduardo Campos (PSB) ao governo estadual: Eliziane Gama (PPS).

ESTRELA QUE SOBE

O radar de José Sarney já indica que a deputada estadual Eliziane Gama é liderança que chegará ao topo, na política do Maranhão.

FORA DE ÓRBITA, SUPLICY QUIS DISCURSAR NO RECESSO

Senadores já não têm dúvidas de que o colega Eduardo Suplicy (PT-SP) anda mesmo “fora da casinha”. Neste domingo, ele incomodou vários senadores, especialmente os que se encontram em Brasília, convidando-os a assistir ao discurso que ele pretendia fazer nesta segunda-feira (23), mesmo com o Senado em recesso. “Suplicy parecia fora de órbita”, contou um dos senadores a esta coluna, intrigado.

NADA BOBO

Suplicy sempre suscitou desconfiança sobre seu jeito abilolado de ser. Muita gente acha que o estilo “maluco beleza” é para ganhar simpatia.

PRESEPADAS

O senador Suplicy canta no plenário, já vestiu cueca vermelha sobre a calça, para posar de “Super-Homem”, e outras presepadas do gênero.

GROUCHO?

Amigos contam que, jovem, Suplicy ficou nu no aeroporto de Zurique, dizendo ser ora Jesus ora Marx. É o que falta no Senado: ficar pelado.

BOICOTE

Romeu Tuma Jr. levantou a suspeita na entrevista na internet ao músico Lobão, domingo (22): pagam o dobro por seu livro Assassinato de Reputações, para que desapareça de algumas livrarias.

COVARDIA

A cúpula do PMDB lamenta a “falta de coragem” do prefeito do Rio, Eduardo Paes, que poderia ser uma alternativa para o entrave entre o PT e PMDB, mas se recusa a disputar o governo fluminense em 2014.

VAI VENDO

O ditador Raúl Castro garantiu que a primeira fase do porto de Mariel, financiado com R$ 640 milhões do BNDES, será inaugurada no final de janeiro com Dilma em Cuba, sede da próxima conferência da Celac.

MARCHA DA INSENSATEZ

Relatório da ONG Cuba Archive, integrante do Free Society Project, em Washington, revela que a ditadura castrista matou mais que o dobro do regime anterior, 1184, contra 3211, de 1958 até dezembro de 2013.

DESCONTO LEGAL

O Tribunal Superior do Trabalho considerou legal o desconto nos salários de funcionários da Caixa que fizeram greve de um mês, em 2008. A rapaziada queria transformar greve em férias remuneradas.

VIDA, LEVA EU

Na reunião do conselho político, Dilma disse que seu lema é “deixa a vida levar”. “Ela adotou o lema do Zeca Pagodinho para ilustrar bem o seu comportamento”, ironizou o senador Alvaro Dias (PSDB-PR).

AINDA TEM APOIO

Primeiro-secretário da Força Sindical, Sérgio Leite acredita que, apesar da resistência ao governo Dilma, 60% do segmento químico apoiam Dilma e Lula, 20% Aécio Neves, e os outros 20%, Eduardo Campos.

1001 UTILIDADES

Dirigentes do PROS garantem que, após ter sido candidato à Presidência, Ciro Gomes (CE) está apto para qualquer cargo no governo Dilma, desde Integração e Saúde até Cidades.

PENSANDO BEM...

...especialista em prospectar negócios mundo afora, José Dirceu bem que poderia trabalhar de picareta numa pedreira.


PODER SEM PUDOR

AH, NÃO!

Sempre que visitava o marechal Castelo Branco - um tampinha sem pescoço, primeiro presidente do regime militar - o governador da Paraíba, João Agripino, ouvia a mesma pergunta:

- Como vai o deputado Soares Madruga?

Um dia, intrigado, Agripino perguntou a Castelo por que tanta preocupação com o deputado. Consta que o marechal respondeu:

- Ele me impressiona: é baixinho e não tem pescoço, mas ninguém o chama de anão.

Nenhum comentário: