sábado, dezembro 14, 2013

Frente e verso - DENISE ROTHENBURG

CORREIO BRAZILIENSE - 14/12

O discurso de Dilma Rousseff, Lula e de Rui Falcão no Congresso do PT deixou em muitos a impressão de que o plano petista para 2014 é sufocar os aliados. A sensação entre os partidos engajados no projeto de reeleger Dilma, em especial no PMDB, é a de que, enquanto os peemedebistas reclamam por espaço no governo, o PT vai fechando o tabuleiro com as peças estreladas.

Duas reuniões prévias aos discursos serviram para espalhar esse temor entre os partidos. A primeira delas foi a que lançou José Nobre Guimarães (PT-CE) candidato ao Senado. A outra foi a dos petistas do Rio Grande do Norte, que colocou a deputada Fátima Bezerra, do PT, candidata a senadora. Isso somado ao desejo de tomar São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro mencionado por Lula, não deixou dúvidas: vem aí a busca da hegemonia propalada nos discursos que, de público, exaltam os aliados.

Objetivo final

O plano do PT potiguar ao pedir o Senado é atrair Henrique Eduardo Alves a uma candidatura de governador. Assim, ele teria que desistir de mais um mandato a presidente da Câmara, abrindo aos petistas a possibilidade de, se eleger a maior bancada no ano que vem, reivindicar o comando da Casa. Com Henrique Alves por ali, essa operação é considerada mais difícil.

Pressão total


O alto comando do PT de Minas Gerais baixou em peso na presidência da Confederação Nacional do Transporte (CNT) para um jantar com o senador Clésio Andrade na noite de terça-feira. Buscavam o apoio do peemedebista para a candidatura de Fernando Pimentel ao governo estadual. Como bom mineiro, Clésio não fechou a porta, mas disse que a prioridade do PMDB é lançar um candidato próprio.

Guerrilha na ANP I

A direção da Agencia Nacional do Petróleo (ANP) abriu processo disciplinar contra o diretor da Associação dos Servidores da instituição, Kerick Robery Leite de Souza. Tudo porque, em emails a colegas, ele sugere que a associação recorra a lei de acesso à informação para obter detalhes a respeito da motivação das viagens de servidores custeadas pela agência. Essa informação
hoje não aparece nos boletins de pessoal.

Guerrilha na ANP II

O clima entre a associação e a direção da agência está quente. Advogados que tiveram acesso ao processo em Brasília suspeitam de quebra de sigilo irregular de emails do diretor da associação. A comissão que conduz o processo contra os servidores e a mesma que, no passado, retirou o auditório da associação, impediu o uso do email funcional e ainda recomendou que se retirasse a sala usada pelos associados.

Stand up comedy/ Lula foi quem mais divertiu os antecessores e a sucessora Dilma Rousseff na viagem dos cinco presidentes para os funerais de Nelson Mandela. Foi uma série de piadas como há muito tempo os demais não ouviam.

Ruralistas repaginados/ A Frente Parlamentar de Agricultura pretende mudar seu foco no ano que vem. Em vez de falar para o setor produtivo, a ideia é direcionar o discurso para a sociedade de uma formal geral, na linha “nós alimentamos o Brasil”.

Guerra judicial/ O PSDB paulista abrirá guerra contra o PT do prefeito da capital, Fernando Haddad (foto), para barrar o aumento do IPTU. O presidente do diretório estadual tucano, deputado Duarte Nogueira, levará o caso até o Supremo, se for preciso. Internamente, há quem diga que, enquanto esse tema estiver na mídia, melhor será para o PSDB, que hoje tem mais base no interior do que na capital.

Por falar em PSDB.../ O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, aproveita as quintas-feiras para reforçar sua boa imagem no interior do estado. Essa semana, por exemplo, entregou ambulâncias em diversos municípios. Repete assim, em escala estadual, o que a petista Dilma faz pelo país com a entrega das retroescavadeiras.

Nenhum comentário: