domingo, dezembro 01, 2013

Crianças com Aids - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 01/12

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lança hoje, Dia Mundial de Combate à Aids, um boletim com o retrato da doença no país. O índice de detecção, segundo o ministério, está estável.
A boa notícia é a queda na infecção de menores de 5 anos. O boletim mostra que, em dez anos, houve uma redução de 36% na taxa de detecção de menores de 5 anos com o vírus.

Veja só...
Em 2003, foram registrados 913 casos de contaminação de menores de 5 anos, uma taxa de 5,3 para cada 100 mil habitantes.
Em 2012, apesar do aumento do diagnóstico, os registros caíram para 475 casos, taxa de 3,4 a cada 100 mil.

Já...
No geral, o quadro é de estabilidade nos últimos cinco anos: 20 casos de Aids a cada 100 mil habitantes.

Que Copa, hein!
O governo federal tem pesquisa mostrando que, das 12 cidades-sede da Copa, o Rio é onde a reação da população é a mais negativa.

Um pingo de História
O historiador Joel Rufino dos Santos contou no II Encontro África Diversa, em 2012, sobre sua prisão, em São Paulo, durante a ditadura. No presídio, ele era o único negro entre mais de cem presos políticos.
Certo dia, um preso comum, negro como quase todos os outros, ao encontrar Joel na escada, perguntou: “Ó, neguinho, qual a tua manha pra ficar com os terroristas?”
É que, na ala dos presos políticos, havia regalias, como banho quente, cozinha comunitária e mais tempo de visita.
No mais...

De lá pra cá... deixa pra lá. Incentivo à leitura
A batalha pela mudança na chamada Lei das Biografias ainda nem acabou, e já tem editor (não são todos) atacando em outra frente.
Uma turma questiona projeto que estende aos tablets a imunidade tributária dada a livros, jornais e periódicos. Alega que tablets e e-readers têm outros fins e, por isso, não necessariamente vão criar novos leitores.
É. Pode ser.

Pelo mundo
O livro “O senhor do lado esquerdo”, de Alberto Mussa, que já tem edições em quatro línguas, terá, ano que vem, duas versões inusitadas: em amárica, idioma da Etiópia, e em catalão, de Barcelona.
No país africano, a obra será lançada pela editora Hohe Publisher. Já na cidade espanhola, pela Angle.

O setentão Chico
Miguel Faria Jr. começou a rodar seu próximo filme, que celebra os 70 anos de Chico Buarque, em 2014. Já foram cinco dias de gravação.
O filme do diretor de “Vinicius” promete muitas histórias sobre o artista. Algumas, inclusive, serão levadas a público pela primeira vez.

Lulu na moda
Sabe aquele aplicativo de celular Lulu, onde as mulheres avaliam o desempenho dos homens e está dando o maior bafafá?

Aliás...
Uns gaiatos machistas estão dizendo, no território livre da internet, que, muito antes de a rede social ser inventada, os homens já tinham criado um lugar para avaliar as mulheres: o bar.
Há controvérsia!

Praia sem vans
Eduardo Paes abre guerra contra as Kombis e vans que alugam cadeiras nas praias. A prefeitura publica, amanhã, no Diário Oficial, resolução que proíbe aqueles veículos de estacionarem na orla carioca.
“Essas Kombis formam um paredão na orla, atrapalhando a paisagem”, diz o secretário de Transportes, Carlos Osório.

Fala sério!
O Shopping Leblon mandou comunicado proibindo bolas de encher na decoração das lojas.
No documento, diz que “este tipo de recurso não condiz com as expectativas de nossos visitantes, cada vez mais exigentes e antenados”. Quem descumprir terá que pagar multa.

Bar mineiro
O Bar Godofredo, de Belo Horizonte, vai abrir, este mês, sua primeira filial no Rio. Será em Botafogo.
Terá local para shows e instalações temáticas do Clube da Esquina, como ficou conhecido o movimento musical mineiro surgido na década de 1960.

Nenhum comentário: