domingo, dezembro 08, 2013

A emenda anti-Joaquim - DENISE ROTHENBURG

CORREIO BRAZILIENSE - 08/12

Os parlamentares não se conformam com o fato de os magistrados terem um prazo diferente para filiação partidária se quiserem sair candidatos a cargos eletivos. Foi pensando nisso que o ex-líder do governo Henrique Fontana (PT-RS) apresentou uma proposta de emenda à Constituição (PEC) para que todos tenham as mesmas condições. Assim, juízes e desembargadores também teriam que se filiar um ano antes das eleições, se tiverem a pretensão de concorrer ao próximo pleito, em vez dos atuais seis meses.

A emenda, aliás, tem endereço certo: o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa. Mas, como a proposta começou a tramitar há pouco, o risco de barrar qualquer movimento político do presidente do STF é zero.

Sacolinha...
Não foi apenas a EBP (Estruturadora Brasileira de Projetos) que ficou atraída pela modernização dos portos. Em agosto, o Movimento Brasil Competitivo, uma organização da sociedade civil de interesse social (Oscip), passou o chapéu em forma de e-mail a empresários do setor, pedindo apoio financeiro para viabilizar o Programa Modernizando a Gestão Pública (PMGP) — Portos Eficientes.

…Virtual
No texto, a diretora financeira, Silvana Alves Viana, cita uma reunião com a participação do então ministro da Secretaria Especial de Portos, Leônidas Cristino, e diz: “Para viabilizar os trabalhos, a serem realizados primeiramente nas companhias Docas dos estados de SP (Codesp), do Rio de Janeiro (CDRJ) e do Pará (CDP), o apoio da sua conceituada empresa será fundamental”. Ao final, vem o modelo de contrato de doação no qual, “a título de sugestão”, pede R$ 500 mil (!!!) “em parcela única ou em quatro parcelas”.

Afastou
Não é à toa que o empresariado, de modo geral, busca outros caminhos quando começa a corrida presidencial. No meio, há quem diga que o governo não faz e ainda quer que eles paguem por serviços descritos como: “avaliar os processos de gestão dos portos e compará-los com as melhores práticas internacionais”, “entender os processos de recebimento de carga, estocagem, desembaraço aduaneiro, programação de navios e outros processos portuários relevantes, avaliando-os em relação à sua eficiência, a sistemas de controle e risco”, conforme diz o texto de Silvana.

Aposta geral
Nenhum político acredita em reforma ministerial em dezembro. Existe a clara sensação de que Dilma adiará as mudanças o quanto puder, de forma a decantar o processo e diluir as pressões.

Xepa
A partir de amanhã, começa o corre-corre na Esplanada e no Congresso entre governadores atrás de recursos. O foco das atenções é a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, com destaque para os milhões em empréstimos que faltam ser aprovados para Rio de Janeiro, Acre e Sergipe.

Convers@ de domingo
O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) fala sobre a aprovação da proposta de emenda à Constituição que permite a prisão de condenados em segunda instância. Confira no site correiobraziliense.com.br.

CURTIDAS 
Show das poderosas I/ Duas bonitas mulheres — uma loira e uma morena — abordavam os deputados dentro do plenário da Câmara na noite de quarta-feira. Com uma lista em mão, procuravam as Excelências e pediam que retirassem assinaturas a uma proposta de emenda à Constituição. A loira era categórica: “Eu vou derrubar essa PEC”.

Show das poderosas II/ Um deputado contou à coluna que a PEC em questão é a nº361, apresentada por Otoniel Lima (PRB-SP), que trata da carreira da Polícia Federal. No meio da conversa na qual tentava convencer um parlamentar, a morena falou um pouco mais alto e foi ouvida por quem estava perto: “Ela (a amiga loira) me fala tão bem de você que já estou te amando”. Eu, hein…

Dilma e o poeta I/ Ainda na fase inicial da doença do governador de Sergipe, Marcelo Déda (foto), as viagens de trabalho a Brasília eram invariavelmente encerradas com jantares no Alvorada, a convite da presidente Dilma, sempre acompanhados de longas conversas sobre literatura, paixão de ambos.

Dilma e o poeta II/ Conversavam tanto a respeito do tema que a presidente guarda hoje os originais de poesias ainda inéditas do governador, morto há sete dias. Não será surpresa se, no futuro, esses poemas virarem livro.

Nenhum comentário: