segunda-feira, novembro 18, 2013

SURFANDO NA ONDA - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 18/11

Após o estouro da máfia dos fiscais, entidades como Secovi (Sindicato da Habitação de SP) e SindusCon (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado) se apressaram em sugerir mudanças de procedimentos à Prefeitura de São Paulo no recolhimento do ISS, que levou para a cadeia até agora funcionários corruptos, mas nenhum dos corruptores.

NA ONDA 2
A APeMEC (Associação de Pequenas e Médias Empresas de Construção Civil do Estado de São Paulo) também encaminhou proposta ao prefeito Fernando Haddad, sugerindo que a cobrança passe a ser informatizada. "A maneira como se recolhe o imposto na capital abre brechas para a roubalheira", afirma Luiz Alberto Costa, presidente da entidade, que representa 270 empresas do setor.

NA ONDA 3
O presidente da APeMEC diz que a ideia de informatização foi bem-aceita. "Haddad respondeu de imediato e enviou para estudo", afirma. Só que a sugestão não é inédita. A própria Secretaria de Finanças já anunciou para este ano novo sistema de tecnologia para automatizar o processo de obtenção do Certificado de Quitação do ISS.

PODER DE MENOS
Fernando Henrique Cardoso diz que sempre ficou surpreso com o poder que as pessoas atribuíam a ele na Presidência da República. Em entrevista para o livro "O Fim do Poder", do venezuelano Moisés Naim, o brasileiro declarou: "Mesmo pessoas bem informadas, com preparo político, me pediam coisas que demonstravam o quanto me atribuíam muito mais poder do que eu tinha na verdade".

PODER DE MENOS 2
Ao analista político, FHC afirmou ainda que "a distância entre nosso real poder e o que as pessoas esperam de nós é o que gera as pressões mais difíceis que qualquer chefe de Estado tem que suportar". A editora LeYa lança o livro neste mês no Brasil.

DNA
Neto de João Goulart (1919-1976) e herdeiro de duas fazendas que pertenceram ao ex-presidente em São Borja (RS), Rui Noé Goulart, 55, diz acreditar que o avô foi assassinado. "Acho difícil encontrarem algum vestígio tanto tempo depois, mas sou a favor dos exames", afirma sobre a exumação do corpo de Jango. Rui é filho de Noé Monteiro da Silveira, reconhecido oficialmente pelo político nos anos 1980.

ELES TAMBÉM
Imigrantes que vivem em São Paulo poderão pela primeira vez fazer parte do grupo de cidadãos que ajuda a prefeitura a planejar e fiscalizar gastos e ações. Das 32 subprefeituras, 21 (as que têm mais de 0,5% de estrangeiros) terão representante no Conselho Participativo Municipal. A eleição dos quase 1.200 membros será no mês que vem.

ABRINDO ENVELOPE
Cauã Reymond vai apresentar um dos prêmios do Emmy Internacional, no próximo dia 25, em Nova York. O ator irá representar a Globo na festa de gala da premiação e pode sair com um dos troféus por "Avenida Brasil", na categoria telenovela, uma das cinco indicações da emissora. Fernanda Montenegro concorre a melhor atriz pelo especial "Doce de Mãe".

O HAITI NÃO É AQUI
Luciano Huck embarcou ontem para o Haiti. "Vou atrás de boas histórias entre os soldados brasileiros que estão em missão de paz em Porto Príncipe", diz o apresentador sobre a viagem que levou um ano sendo planejada. O resultado vai virar conteúdo para o "Caldeirão do Huck".

PRA LÁ DE CABUL
A rapper afegã Paradise Sorouri chega amanhã ao Brasil para participar da Flupp (Festa Literária das Unidades de Polícia Pacificadora), que começa nesta sexta, em Vigário Geral. Ela precisou ir até Nova Déli, na Índia, para tirar o visto brasileiro. Fará o show de encerramento do evento, cantando canções que falam da guerra e da violência contra a mulher em seu país.

CONTOS DE NOVA YORK
A atriz Anita Petry entrou na disputa entre os gigantes americanos Netflix e Amazon pelo mercado de produção de séries. A brasileira, que estuda e trabalha em Nova York, participa de alguns episódios da comédia "Alpha House", uma das produções originais da Amazon que serão transmitidas pelo seu Instant Prime Video, plataforma de vídeo sob demanda, em que o espectador escolhe o que quer assistir.

Criada pelo premiado cartunista Garry Trudeau e estrelada por John Goodman, a comédia é a aposta da Amazon para competir com o Netflix, que anunciou neste ano a produção de sua primeira série.

Anita foi à festa de apresentação de "Alpha House" na semana passada na Neue Galerie, em Nova York. Para a atriz, foi o mestrado na Universidade de Columbia que a projetou agora para o roteiro da Amazon.

CONEXÃO BELÉM
As cantoras paraenses Camila Honda, Natália Matos e Sammliz subiram ao palco em São Paulo, no festival Terruá Pará, sob a direção de Carlos Eduardo Miranda e Cyz Zamorano. A atriz Maria Helena Chira e o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) assistiram aos shows no Teatro das Artes.

BEM ESTAR NO CARDÁPIO
Fernanda Vidigal ofereceu em sua casa, no Morumbi, um almoço em torno da nutróloga Mariela Silveira, diretora do centro médico e spa Kurotel, que fica em Gramado (RS). A publicitária Titina Bilton e a blogueira Tatiana Pilão também foram recebidas pela anfitriã.

CURTO-CIRCUITO
Sebastian, garoto-propaganda da C&A por 20 anos, volta a participar de anúncios da rede de lojas. A campanha de Natal entra no ar hoje à noite.

O filósofo italiano Antonio Negri fala hoje na abertura do seminário Como Construir o Comum: as Revoltas Globais nas Redes e nas Ruas, na Fecap.

No Masp, leitura da peça "As Histórias que Elas Contam", de Célia Regina Forte, hoje, às 19h30. Walderez de Barros e Clarisse Abujamra participam.

Nenhum comentário: