segunda-feira, novembro 18, 2013

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

JOAQUIM DEIXARÁ STF COM POSSE DE LEWANDOWSKI

O ministro Joaquim Barbosa não pretende permanecer “um só dia” no Supremo Tribunal Federal, após a posse, em sua presidência, do ministro Ricardo Lewandowski, por quem ele sentiria “verdadeiro horror”, segundo amigos próximos. Barbosa ainda não se entusiasma com a ideia de disputar a presidência da República, por isso não é um eventual projeto eleitoral que o desestimula a continuar no STF.


DATA MARCADA

O carioca Ricardo Lewandowski, amigo pessoal de Lula, presidente que o nomeou, assume a presidência do STF em março de 2014.

DIFERENÇAS

Joaquim Barbosa e Ricardo Lewandowski sempre deixaram claras as diferenças durante o julgamento do mensalão.

PROTAGONISMO

Lewandowski procurar dar protagonismo suas funções de revisor do processo, tentando rivalizar com a atuação de Barbosa, o relator.

CHINCANA

Em diálogo áspero, Barbosa acusou-o de fazer “chincana”, a serviço dos mensaleiros. E não se desculpou, como exigira Lewandowski.

CORREIOS ATRASAM 75% DAS ENTREGAS NO BRASIL

Exemplo de pontualidade no passado, os Correios nos dias de hoje não conseguem nem entregar a correspondência regular em dia. Estudo da ONG ProTeste mostra que a Empresa de Correios e Telégrafos atrasa 75% de todas as cartas não comerciais enviadas. Apesar de garantirem a entrega em dois dias úteis, inclusive em “simulação” oferecida na internet, o tempo de espera é em média de seis dias úteis.

SERVIÇO DE QUINTA

O tempo de espera em uma agência dos Correios em São Paulo é, em média, de 8h30. São mais de quatro vezes a espera em Brasília (2h).

ESPERA MÍNIMA

Segundo o levantamento da ProTeste, a média de dias úteis que cartas demoram para transitar entre Brasília e o Rio é de 8 dias úteis.

CONTRA A LEI

Em 36% das agências dos Correios avaliadas pela ONG não havia guichê preferencial em funcionamento, como obriga a lei.

CARRAPATO AUTORIZOU

Diretor-geral do Senac, Sidney Cunha driblou veto da Controladoria-Geral da União, que proibiu o órgão de bancar o aluguel de onde mora, no Rio. O ônus passou à Confederação Nacional do Comércio, sob ordens do “dono”, Antonio Santos, há 33 anos agarrado ao cargo.

BRIGA PETISTA

Senadores do PT querem destituir deputado Cândido Vaccarezza (SP) da comissão mista de regulamentação da Constituição. Alegam que ele até parece filiado ao PMDB, de tanto fazer o jogo do partido.

MISSÃO IMPOSSÍVEL

O vice Michel Temer viaja na próxima quarta (21) ao Rio Grande do Sul para tentar conter a dissidência que se alastra pelo PMDB, cada vez mais convencido sobre apoiar Eduardo Campos (PSB) em 2014.

FINALMENTE

O Complexo Penitenciário de Gericinó, no Rio, vai construir cinco salas de videoconferência para interrogatório judicial. A decisão foi tomada após uma tentativa de resgate que matou uma criança e um policial.

ESCONDENDO O JOGO

A Secretaria de Patrimônio da União não revela nem à base de reza o número de imóveis funcionais cedidos às Forças Armadas. Faz pior, informa errado para tentar esconder o tamanho da farra.

EXCEÇÕES DA LEI

Parte dos militares tem acesso a moradia praticamente gratuita, mas reclamam de direitos trabalhistas que não têm, como Fundo de Garantia, hora extra, tampouco adicional de periculosidade.

VACAS MAGRAS

O governador Renato Casagrande (PSB-ES) se reuniu com o ministro Antônio Andrade (Agricultura) para pedir providências para conter a crise no café, considerada a pior da década, comparada a de 2002.

EM EXPANSÃO

Nascida da fusão entre Sadia e Perdigão, a BRF espera faturar cerca de U$ 500 milhões por ano, a partir de 2018, em sua primeira fábrica fora do Brasil, localizada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

PERGUNTA NA TRIAGEM

O Lula vai ligar a cobrar para o Dirceu na cadeia?


PODER SEM PUDOR

TROFÉUS POLÍTICOS

Ex-senador, o pernambucano Ney Maranhão sempre guardou como autênticos troféus os jornais que publicaram sua foto, em 1969, ao ser preso pela ditadura militar, após ter cassado o seu mandato de deputado federal. Não o constrangia nem o detalhe de aparecer na foto vestido de presidiário:

- De jornal, eu admito tudo. Só não podem me chamar de corno, ladrão e frango. Senão vão ter que engolir a página…

Nenhum comentário: