quarta-feira, novembro 13, 2013

Para depois - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 13/11

Fernando Haddad não deve mexer no secretariado agora para preencher a vaga de Antonio Donato, que caiu ontem após ser citado na investigação da máfia dos fiscais. O prefeito de São Paulo prefere nomear o titular da Secretaria de Governo apenas no início de 2014, quando terá de substituir os secretários que serão candidatos a deputado. José de Filippi é um nome que agrada mais à cúpula do PT que a Haddad, que avalia a pasta da Saúde como a de pior resultado neste ano.

Nem vem Os presidentes eleitos do PT, Paulo Fiorilo, Emidio de Souza e Rui Falcão, tentaram convencer Donato a permanecer no cargo, mas ele foi inflexível.

Revés Os dirigentes argumentaram que a saída colaria a crise na gestão atual. Além disso, acham que o partido perde seu principal interlocutor na administração.

Há vagas Com o rompimento entre o PSD e a gestão Haddad, o prefeito deve buscar novo nome para a SPTuris. O vereador Marco Aurélio Cunha (PSD) era o favorito, mas a negociação parou.

Nem aí Apesar do desconforto, vereadores de oposição e governo consideravam ontem remotas as chances de uma CPI sobre o tema.

A postos Rui Falcão deve ser confirmado coordenador da campanha de Dilma nas próximas semanas. A intenção é abrir um canal oficial para a construção da aliança, principalmente com siglas consideradas "pendulares": PSD, PR, PP e PDT.

Troca A conversa entre Dilma e Falcão para discutir a substituição de petistas na reforma ministerial deve ocorrer na semana que vem.

Por escrito As bancadas do PSDB no Senado e na Câmara preparam moção de apoio à candidatura presidencial de Aécio Neves. Será a primeira manifestação formal para antecipar a escolha, o que contraria acordo entre o mineiro e José Serra.

Lua de mel Após resistência inicial, a Rede decidiu apoiar a candidatura do PSB nas novas eleições para prefeito de Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo. Os socialistas ganharam "voto de confiança" por terem rompido com o DEM no município.

Em campanha Eduardo Campos fez duas promessas aos representantes do agronegócio em encontro em São Paulo na noite de segunda-feira: ampliar o seguro rural e escutar o setor antes de indicações para agências reguladoras, como a Anvisa.

Verão passado Ex-ministro da Agricultura de Lula, Roberto Rodrigues relatou episódio em que Campos, então ministro da Ciência e Tecnologia, mediou discussão sobre transgênicos entre ele e Marina Silva, à época titular do Meio Ambiente.

Status O senador Roberto Requião (PMDB-PR) reclamou ontem de que só governistas são escolhidos para relatar projetos relevantes. "Existem reis do camarote aqui no Senado", disparou.

Bomba O Ministério da Educação está preocupado com o impacto da greve de professores no resultado do Ideb, que mede a qualidade da educação básica. Paralisações no Rio, Pará, Maranhão e Mato Grosso podem atrapalhar o desempenho dos alunos na Prova Brasil.

Visitas à Folha David Uip, secretário da Saúde do Estado de São Paulo, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava com Vanderlei França, assessor de comunicação.

Maristela Mafei, sócia proprietária do Grupo Máquina PR, visitou ontem a Folha. Estava com Lauro Toledo, editor assistente do grupo.

com BRUNO BOGHOSSIAN e PAULO GAMA

tiroteio
"Não quero viver para ver o Brasil com a Câmara dividida em dois parlamentos: um na Esplanada e outro no presídio da Papuda."

DO DEPUTADO VANDERLEI MACRIS (PSDB-SP), relator da PEC do voto aberto em cassações de mandato, sobre deputados condenados no processo do mensalão.

contraponto


Pinga ni mim
Em sessão no Congresso que homenageava o centenário de Vinicius de Moraes, o senador Jorge Viana (PT-AC) relatou já ter tomado "umas e outras" na companhia do poeta e disse ter conseguido convencê-lo a trocar o habitual "uisquinho" por cachaça.

--Aproveitando que quebrei o protocolo e o regimento de uma vez só, registro que a cachaça era de péssima qualidade. Era o que tínhamos à mão na universidade.

Inácio Arruda (PC do B-CE) achou necessário intervir.

--Mas ele lhe viu tão animado com aquela cachaça que deve ter pensado: só pode ser muito boa!

Nenhum comentário: