quarta-feira, novembro 13, 2013

CORAÇÃO PARTIDO - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 13/11

A luz amarela está acesa no Palácio do Planalto. A relação da presidente Dilma Rousseff com empresários, especialmente os de SP, teria chegado a um ponto de grave deterioração.

ATÉ TU, ABILIO?
Declarações recentes de Abilio Diniz, presidente do conselho da BRF, com críticas ao governo, são vistas como sinal mais evidente de que as coisas andam mal. Ele sempre foi considerado um dos empresários mais próximos do governo federal.

BALANÇO
O governo considera que a relação com o empresariado começou a passar por turbulências fortes há um ano, quando Dilma baixou as tarifas elétricas e impôs perdas para alguns setores. Elas aumentaram com a discussão dos termos das concessões --e chegaram ao ápice com a divulgação do resultado fiscal de setembro, o pior resultado para o mês em 17 anos.

TRAIR E COÇAR
Se os empresários manifestam insatisfação, do lado do governo a recíproca é verdadeira. Dilma teria atendido a várias demandas deles. O dólar subiu, a energia foi reduzida, a folha de pagamentos foi desonerada. Tudo somado, o governo abriu mão de pelo menos R$ 110 bilhões, o que teria comprometido o superávit. Para agora ser atacado por isso.

FERMENTO
Cresce a preocupação, no governo, de que o chamado PIB paulista decida investir pesado na candidatura presidencial de Eduardo Campos.

MELHOR AMIGA
Gilberto Kassab (PSD-SP) pediu encontro com Dilma. A princípio, ele deve ocorrer no dia 20. Pode ser antecipado para o dia 19, quando a presidente estará em SP. O ex-prefeito deve oficializar o apoio à reeleição da petista.

MELHOR AMIGA 2
Kassab e Dilma se encontraram na semana passada.

AGENDA
Em fase de negativas, ele dizia até o começo da semana que nem sequer tinha falado com Dilma. Negava também ter conversado com Lula, com quem se encontrou há alguns dias, conforme noticiado ontem pela Folha.

CASAL MODERNO
A rainha Silvia, da Suécia, ficou separada do marido no Brasil. Carlos 16 Gustavo se hospedou sozinho na suíte presidencial do hotel Tivoli, nos Jardins. Ela, em local incerto e não sabido. A assessoria que acompanha a visita afirma que, por razões de segurança, não informa onde a rainha se hospedou. Nem o motivo de o casal ficar em lugares distintos.

DESMENTIDO
Há cerca de dois anos, a monarquia sueca passou por abalos. O rei teve que vir a público desmentir que frequentava clubes de striptease e negar a existência de fotos comprometedoras com mulheres nuas. O desmentido ocorreu em meio às revelações do passado nazista do pai da rainha, que tem sangue alemão e brasileiro.

SÓ NO SAPATINHO
Anitta acaba de fechar licenciamento com a Grendene. Depois de Gisele Bündchen, Ivete Sangalo, Paula Fernandes e Shakira, a cantora vai assinar uma linha de sandálias com o nome de Prepara by Anitta.

ALÔ, OUVINTE
Jô Soares vai dirigir em 2014 a peça "Caros Ouvintes", de Otávio Martins. Estão no elenco do espetáculo Denise Del Vecchio, Mayana Neiva, Dalton Vigh e Alexandre Slaviero.

À DISTÂNCIA
Um projeto em que médicos vão acompanhar pela internet a saúde de diabéticos terá início hoje em SP. Aparelhos de medição da taxa de glicemia serão entregues a 800 usuários do HSPE (Hospital do Servidor Público Estadual). Eles vão repassar suas informações aos especialistas. De cada cinco idosos internados do HSPE, um tem a doença.

AMIGO DE FÉ 
Dudu Braga, filho de Roberto Carlos, fez parceria com o músico Paul Lafontaine, criador do projeto Alma de Batera; passou a dar aulas de bateria para deficientes visuais em oficinas semanais em SP

TEMPERO BRASILEIRO
A chef de cozinha Ana Luiza Trajano recebeu convidados anteontem na noite de autógrafos do livro "Cardápios do Brasil", na Livraria da Vila do shopping JK. O ex-jogador de futebol Raí, a empresária Chieko Aoki, a arquiteta Marina Khattar e o executivo do Magazine Luiza Joaquim Francisco de Castro Neto estiveram lá.

ÁGUA QUE PASSARINHO NÃO BEBE
A Cachaça da Tulha lançou sua Edição Única 2013 anteontem, no bar Ilha das Flores. Guto Quintella, proprietário da cachaçaria, foi o anfitrião da noite, que contou com o químico e mestre cervejeiro Erwin Weimann, a artista plástica Leda Catunda e o publicitário Luiz Lara.

CURTO-CIRCUITO
Vladimir Safatle, professor da USP e colunista da Folha, lança hoje o livro "O Dever e Seus Impasses", a partir das 19h30, na Livraria Martins Fontes da avenida Paulista.

O Prêmio Trip Transformadores 2013 será entregue hoje à noite, no Auditório Ibirapuera.

Nenhum comentário: