quinta-feira, setembro 05, 2013

ÚLTIMO ATO - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 05/Q09

José Dirceu convocará entrevista coletiva ainda hoje caso o STF (Supremo Tribunal Federal) chegue ao fim do julgamento do mensalão. Vai centrar energia no argumento de que não houve dinheiro público no escândalo.

O REALISTA
Embora nem mesmo ministros do STF arrisquem o placar da votação dos embargos infringentes, que, se aceitos, poderiam reabrir parte do julgamento, adiando o seu final, Dirceu trabalha com o pior cenário: 8 a 3 contra ele, ou até 9 a 2. O placar pode sair hoje ou na próxima quarta-feira.

O OTIMISTA
Já Lula tem manifestado a esperança de que os infringentes serão aceitos. "Ele não sofre de véspera", diz interlocutor do ex-presidente.

CONSELHO
Franklin Martins, ex-ministro da Comunicação de Lula, teve longa conversa com Dirceu há alguns dias, na casa do petista, em SP.

PEPINO
Há alguns meses, Dirceu recebeu conselhos para que pedisse asilo a Cuba ou à Venezuela. Apresentou na época os argumentos contrários: a iniciativa criaria problema diplomático grave para esses países, que querem tudo menos se indispor com o Brasil. E também para Dilma Rousseff, a quem caberia dar o salvo-conduto para que ele saísse do país.

REVISÃO
Dirceu tem dito que, mesmo com a prisão decretada, escreverá um "livro branco" sobre o julgamento, apontando incongruências do STF. Há a ideia também de, daqui a alguns anos, fazer um júri simulado.

PRESSÃO MÁXIMA
O deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP) chorou ao conversar com um amigo sobre a hipótese de ser preso em breve.

EM CASA
José Genoino pedirá prisão domiciliar caso sua detenção seja determinada nos próximos dias. Alegará problemas de saúde. Foi aconselhado ainda a pedir aposentadoria por invalidez, ideia até agora descartada.

ETAPAS
Apesar da tensão máxima entre os réus, o ministro Joaquim Barbosa não pretendia, pelo menos até ontem, pedir a prisão imediata deles caso os infringentes sejam descartados e o julgamento chegue ao fim. Prefere aguardar a publicação das decisões.

NOVOS VERBETES
Sandra Werneck vai fazer a continuação de "Pequeno Dicionário Amoroso", 15 anos depois. Já confirmou a participação dos protagonistas originais: Andrea Beltrão, Daniel Dantas, Tony Ramos e Glória Pires. "Vou abordar as relações amorosas das novas gerações, a descoberta da sexualidade, a opção sexual dos filhos e o amor no mundo virtual", conta a cineasta, que captou R$ 3,5 milhões e começa a rodar em junho de 2014.

ARRANHA-CÉU
Mais um prédio tomará o lugar de uma construção antiga na Vila Madalena. A igreja japonesa Tenrikyo, que fica na rua Jericó, ao lado do Fórum Regional de Pinheiros, será substituída por um edifício comercial de sete andares. Erguido há 47 anos, o templo recebe cerca de cem pessoas por celebração. Elas vão transferir os encontros para uma nova sede, no bairro do Sacomã, a partir do ano que vem.

BARRADO
O escritor Pedro Bandeira, 71, foi barrado na entrada da Bienal do Livro do Rio, na semana passada. O autor, que participou de uma sessão de autógrafos, esclarece: estava sem credencial. Acabou comprando o ingresso de um cambista. "Fiquei nervoso, foi uma loucura." Para ele, o sucesso do evento virou um problema, já que o espaço não é suficiente para o aumento de público, que chegou a 80 mil pessoas.

QUAL É A MÚSICA
Luan Santana e Ivete Sangalo venceram as categorias de melhor cantor e melhor cantora, respectivamente, na 20ª edição do Prêmio Multishow, na noite de anteontem, no Rio. O clipe "Show das Poderosas", da funkeira Anitta, também foi premiado. O cantor Caetano Veloso, também premiado, a empresária Paula Lavigne e o rapper Emicida se encontraram nos bastidores. A atriz Mariana Rios foi ao evento, que teve o humorista Paulo Gustavo como um dos apresentadores.

PRIMEIRA MÃO
O lançamento da revista "Trailer Brasil" reuniu anteontem o publicitário Victor Collor de Melo, a atriz Laryssa Dias, a consultora Costanza Pascolato e a jornalista de moda Regina Guerreiro, na Casa Fasano, no Itaim Bibi. A modelo Thairine Garcia, capa da primeira edição, também foi à festa.


CURTO-CIRCUITO
A apresentadora Fernanda Tavares desfila hoje para Lethicia Bronstein, no hotel Unique, às 11h.

A arquiteta Maria Elisa Costa participa de debate sobre Brasília, hoje, às 19h, no estemp, em Pinheiros.

O psiquiatra Jairo Bouer fala sobre sexualidade na adolescência, hoje, às 19h30, na Chapel School, na Chácara Flora. Grátis.

A primeira edição do Encontros de Cinema reúne diretores, hoje e amanhã, para debates sobre o tema. No Itaú Cultural, na avenida Paulista, às 16h.

A artista plástica Bethan Laura Wood é tema de reportagem na revista "Casa Vogue" deste mês.

A peça "Coriolano" estreia amanhã, no Sesc Bom Retiro, às 20h. 14 anos.

Nenhum comentário: