quinta-feira, setembro 05, 2013

Baile de máscaras - PAULA CESARINO COSTA

FOLHA DE SP - 05/09

RIO DE JANEIRO - Convocação para a manifestação de hoje à noite: bermuda e camiseta branca, óculos muito escuros e bem grandes, bigodes ou barbas falsos e boné preto. Para a de sábado, 7 de setembro: todos com perucas, verde ou amarela, e os rostos pintados de azul.

Essas são as novas ordens dos conhecidos black blocs, preocupados com o calor do verão que se aproxima e cansados de panos no rosto e máscaras pouco confortáveis. Cada protesto passará a ter cores e vestimentas diferentes. Basta da ditadura do preto!

Os parágrafos acima são um exercício de retórica, uma criação ficcional para exemplificar o quão questionável e insólita é a determinação do Tribunal de Justiça do Rio que obriga os manifestantes a se identificarem às forças policiais.

Ainda poderia haver tempo para uma nova decisão judicial que trocaria a proibição do uso de máscaras por alguma outra...

Por que qualquer pessoa teria de apresentar documento apenas pelo fato de estar usando algum adereço?

Baseada em que lei a polícia pode exigir que um cidadão coloque as suas impressões digitais em plena rua e sem qualquer motivo?

Quem disse que o manifestante que saiu à rua por algum motivo quer que sua presença fique registrada?

É evidente que não é por aí que depredações e vandalismos serão evitados, e seus autores, identificados.

Serão mesmo as máscaras que impedem a identificação de quem depreda? Ou são as polícias que falham no modo de investigar e ao não agir com objetividade e eficiência?

As prisões de ontem foram, aparentemente, resultado de uma ação de inteligência, que ainda precisa ser analisada com cuidado, tanto em relação ao que foi feito quanto à forma.

De todo modo, parece ter mais sentido do que a proibição dos "bailes de máscaras" pelas ruas da cidade... E quando chegar o Carnaval?

Nenhum comentário: