quarta-feira, setembro 04, 2013

A velhice é branca - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 04/09

Na mesa da socióloga Eleonora Menicucci, ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, está um estudo que mostra que o rosto da velhice no Brasil é, majoritariamente, o de uma mulher branca.

A população feminina brasileira é formada por 50% de negras, 49% de brancas e 1% de indígenas e amarelas.

Só que...
A partir dos 60 anos de idade, esse quadro se inverte: 57% das idosas são brancas.

Eu não tô nem aí
Obama, às voltas com a guerra civil na Síria, parece não estar muito preocupado com essa denúncia do “Fantástico” de que os EUA espionaram Dilma.

Os dois estarão sexta agora em São Petersburgo, a antiga capital imperial russa, para a reunião de cúpula do G20. Até ontem, não tinham agendado qualquer encontro.

Aliás...
Em tempos de WikiLeaks, o escritor Frederick Forsyth, autor de livros sobre espiões e roubos de informações confidenciais, como “O dia do Chacal”, disse numa entrevista que não escreve em computador:

— Meus amigos dizem que sou um dinossauro. A eles respondo sempre a mesma coisa: Você já ouviu falar de alguém que raqueou uma máquina de escrever?

Em tempo...
Seu último livro, “The kill list”, que acabou de ser lançado nos EUA, sai no Brasil pela Record em 2014.

Força feminina
A Major Priscilla Azevedo deve mesmo assumir a UPP da Rocinha. Ela comandou a primeira Unidade de Polícia Pacificadora, no Dona Marta, em 2008.

Sócio oculto
O espanhol “El País” fez uma reportagem sobre os problemas da Lan Chile, dona da TAM, na Argentina.

O jornalão diz que Cristina Kirchner levantou a suspeita de que Sebastián Piñera continua sócio da Lan Chile.

Como se sabe, antes de ser eleito presidente do Chile, Piñera tinha anunciado a venda de sua participação de 20% na aviadora.

Preço administrado
Não é só a gasolina que tem seu reajuste engavetado no Ministério da Fazenda em nome do combate à inflação.

O preço de cartas e telegramas também. O último reajuste dos Correios foi em junho de 2012.

Veja só...
Estudo da economista Monica de Bolle mostra que os preços administrados cresceram apenas 1,3% nos últimos 12 meses. Já os preços livres subiram 8%.

Perto do inferno
Por falar em previsão do PIB, o Itaú BBA reviu a projeção para o crescimento do PIB no terceiro trimestre ante o segundo: de 0% para -0,5%.

Calma, gente
Sabe aquela história dos adolescentes, filhos de bacanas, que foram atendidos bêbados na Clínica São Vicente, no Rio?

Um médico da emergência foi agredido com um tapa no rosto, dado por uma mãe. É que ele não deixou a mulher dar um corretivo na filha em coma alcoólico.

O caso foi registrado na 15ª DP (Gávea).

Viva Arlindo!
Sábado agora, Arlindo Cruz se apresenta no festival Luanda Sounds Fest, em Angola.

Na volta ao Brasil, ele prepara o show que faz dia 14, no Vivo Rio. Vai comemorar, além dos seus 55 anos de idade, a conquista do DVD de Ouro de “Batuques do meu lugar”.

Pega ladrão
Um médico famoso foi furtado ontem dentro do vestiário da badalada academia BodyTech, na Barra, na Zona Oeste do Rio.

Roubaram da mochila dele a carteira com dinheiro, cartões de crédito e os documentos. Mas, veja só, deixaram o relógio Rolex.

Juntos de novo
A formação original da banda Barão Vermelho vai voltar a se reunir para homenagear Cazuza.

Na primeira noite do Rock in Rio, Frejat, Maurício Barros, Guto Goffi e Dé Palmeira vão tocar três músicas no show “Cazuza, o poeta está vivo”.

Jesus baleado
O juiz João Batista Damasceno teve que retirar da parede de sua sala o quadro que retratava Jesus baleado por um PM, de Carlos Latuff. A decisão foi do Órgão Especial da Justiça do Rio.

Mas o desembargador Siro Darlan concedeu o que ele chama de “asilo artístico” para a obra. Ela ficará em seu gabinete até ser leiloada. A renda será destinada à família de Amarildo.

Nenhum comentário: