domingo, julho 14, 2013

Quem dá mais? - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 14/07

O recuo de 1,4% na economia em maio elevou a pressão sobre a Fazenda e o Tesouro pelo sucesso das concessões de 7.000 km de rodovias, que serão lançadas em agosto. Para o Planalto, o eventual fracasso do programa por desinteresse das empresas abalaria o crescimento do resto do ano. Na semana passada, duas das maiores investidoras em potencial fizeram chegar a Dilma Rousseff que só entrarão no leilão mediante taxa de retorno mínima de 8,5%. Hoje, ela é de menos de 8%.

Timing Setores do Planalto esperavam queda de 1% na atividade econômica em maio em relação a abril. Auxiliares da presidente calculam que o índice afeta o governo no momento em que a inflação havia dado uma leve trégua, nos últimos dois meses.

Refresco De um deputado do PT, contando os dias para que o Congresso encerre seu esforço concentrado e dê uma trégua ao inferno astral do governo: "A melhor notícia que Dilma pode receber do Congresso agora se chama recesso parlamentar".

Caldeirão O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), marcou para 7 de agosto a votação do Orçamento impositivo para a execução de emendas individuais de deputados e senadores, projeto que é rechaçado pelo Palácio do Planalto.

Palpite infeliz Dentro do PT, também caiu mal a declaração de Aloizio Mercadante (Educação) de que a população "vai cobrar caro" do Congresso se não houver reforma política. Dirigentes dizem que o ministro provocou "tensionamento desnecessário'' com a base aliada.

Vitamina Entusiastas da candidatura de Alexandre Padilha (Saúde) ao governo de São Paulo defendem que o governo faça esforço nacional de comunicação, com campanha publicitária, para explicar à população o programa Mais Médicos, cuja recepção negativa surpreendeu PT e governo.

Profissional Na fase final de coleta e conferência de assinaturas em apoio à criação da Rede, o comando do novo partido de Marina Silva contratou uma empresa para checar dados das listas, como número do título de eleitor e nome dos signatários.

Volume Esses dados são fatores que podem levar os cartórios eleitorais a anular nomes das listas. Por isso, os sonháticos querem ter uma margem maior de assinaturas para compensar as que forem desconsideradas.

Às claras Roberto Freire (PPS) já fala abertamente sobre a possível filiação de José Serra a seu partido para disputar a eleição presidencial. Na semana passada, disse em Brasília ao deputado Guilherme Campos (PSD) que o ex-governador paulista "deve" se candidatar.

Velado Serra ainda não falou sobre o assunto com Geraldo Alckmin (PSDB), mas o governador confidenciou a um aliado que tem poucas dúvidas de que o plano do colega se concretize.

Fase 2 Depois de anunciar cortes de despesas e enxugamento da máquina administrativa, Alckmin tem feito cobranças duras a seus secretários para que apresentem resultados dos investimentos do governo.

Chamada oral O tucano convocou para esta semana três reuniões com o secretariado para monitorar o andamento de projetos considerados vitrines da gestão.

Marca Será lançado até o início de agosto o edital de licitação da PPP que vai construir 20 mil unidades habitacionais no Centro de São Paulo, projeto lançado por Alckmin e Fernando Haddad (PT). As obras de R$ 4,6 bilhões devem começar em outubro.

tiroteio
O descaso de Dilma com a Educação é tal que Mercadante é ministro de meio expediente. A pasta precisa de alguém em tempo integral.
DO SENADOR AÉCIO NEVES (MG), pré-candidato do PSDB à Presidência da República, sobre o acúmulo de funções do titular do MEC no governo federal.

Contraponto


Tabela periódica
No início da sessão do Senado de quinta-feira, o senador Eduardo Suplicy foi chamado para usar a tribuna para um discurso. Antes de se dirigir ao microfone, o petista, esbaforido, recorreu aos colegas Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) e Ana Amélia (PP-RS):

-Como é mesmo o nome do ministro da Agricultura?

Diante da dúvida vinda de um senador do mesmo partido de Dilma Rousseff, Ana Amélia brincou:

-Não se aflija, senador! São 39 ministros. Não é sua culpa não saber o nome de alguns...

Em tempo: o titular da pasta é Antonio Andrade.

Nenhum comentário: