sexta-feira, julho 12, 2013

Perto do povo - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 12/07

O Papa Francisco, veja só, decidiu que não vai utilizar o papamóvel em sua visita ao Brasil.
Serão dois modelos de Jeep Mercedes descobertos, “a fim de permitir maior visibilidade para o Papa”.

Estado laico
O Sindicato da Indústria de Artefatos de Borracha do Estado do Rio entrou com uma ação contra o decreto municipal que declarou feriado no Rio nos dias da visita do Papa Francisco.
O desembargador José Carlos Maldonado de Carvalho, do Órgão Especial do TJ, deve decidir essa parada até a próxima segunda.

O liberal Sérgio Buarque
A “Revista Estudos Políticos” acaba de publicar a entrevista de FH concedida a Pedro Luiz Lima, que faz tese de doutorado sobre a obra intelectual do ex-presidente. 
Lá pelas tantas, FH diz que, num certo sentido, o pensador Sérgio Buarque de Holanda (1902-1982) era um liberal.

Fla x Flu ideológico...
O ex-presidente lembra que os anos 1930 foram a década fascista ou comunista. E que, nesse cenário, Sérgio Buarque era o único que apostava na democracia:
— Confesso que acho importante esse lado dele; ele foi o único, numa época de obscurantismo autoritário-totalitário, a não apostar nisso. E era difícil nos anos 30, com Getúlio, no Brasil, e Mussolini, Hitler e Stalin.

De perto
O ensaísta americano John Jeremiah Sullivan, que participou da Flip, estava curioso para ver de perto a onda de protestos pelo país.
Ontem, ele estava na manifestação no Centro do Rio.

Frei Caneca
O poema “Auto do frade”, de João Cabral de Melo Neto, que narra a história de Frei Caneca, líder da Revolução Pernambucana, vai ganhar as telas.
A direção é de Inez Cabral de Melo, filha do poeta. José Dumont fará o papel do líder revolucionário condenado à morte em 1825.

Calma, gente
O projeto de reforma do direito autoral já foi aprovado pelo Congresso e enviado para sanção de Dilma. Mas ainda desperta cizânia entre artistas.

Agora foi a vez de o compositor Abel Silva usar as redes sociais para desancar Roberto Carlos, um dos artistas que foram a Brasília para apoiar a lei que cria um órgão para fiscalizar o Ecad.

Segue...
Diz ele que, “em 50 anos de carreira, Roberto Carlos só se pronunciou sobre política cultural duas vezes, em ambas a favor da censura”. Uma para defender a censura ao filme “Je vous salue, Marie”, de Godard, e que agora sua ida a Brasília era na verdade para apelar “a Dilma pela permanência da proibição da biografia dele”.
É.Pode ser.

O Maraca é nosso
O Flamengo e o Consórcio Maracanã anunciam hoje um acordo para 2013.

Infância perdida
Sabe quantos menores envolvidos com o crime no Rio foram detidos no primeiro semestre deste ano? Três mil.
Todos ligados a algum tipo de delito, que vai desde pequenos furtos a tráfico de drogas. Meu Deus!

No ar
Sérgio Cabral decidiu que não vai mais usar helicóptero entre a Lagoa e o Palácio Guanabara.
Ele vai manter o deslocamento aéreo até Mangaratiba por razões de segurança. A “Veja”, como se sabe, fez uma reportagem acusando Cabral de uso ilegal dos helicópteros oficiais do Estado.

Na palma da mão
A Riotur está lançando um aplicativo para celular com toda a programação da Jornada Mundial da Juventude.
Segundo o secretário Antônio Pedro, o “Guia Rio” está incorporado ao aplicativo, gratuitamente.

Viva dona Wilma!
Júnior, o ex-jogador, reservou um salão no Flamengo, na Gávea, para um festão dia 28 agora. Vai celebrar os 80 anos de dona Wilma, sua mãe. “Sou flamenguista por causa dela.”


Nenhum comentário: