sexta-feira, julho 19, 2013

Papagaio eleitoral - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 19/07

O site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) registrava ontem que o ex-presidente Lula não pagou dentro do prazo uma multa de R$ 10 mil a que foi condenado por propaganda antecipada para Dilma Rousseff, em janeiro de 2010. O prazo de quitação expirou em 1º de julho. A ação é de autoria de PPS, DEM e PSDB. Lula havia recorrido ao STF (Supremo Tribunal Federal), mas perdeu o recurso. Caso não quite a dívida, o ex-presidente pode responder a uma ação de execução fiscal.

Prova... A despeito da defesa pública de Guido Mantega feita ontem por Dilma, a disputa entre a Fazenda e a Casa Civil para definir se haverá corte adicional no Orçamento é considerada um teste para o ministro.

... de fogo Para auxiliares da presidente, até agora, Mantega estava sob ataque de empresários e bancos, mas Dilma tem sido firme em bancá-lo. Se ele perder a queda de braço sobre o superavit, será o primeiro sinal de que o aval não é irrestrito.

Casa de boneca Parlamentares do PMDB se divertiam ontem enviando por SMS notícia sobre a queda de vendas da boneca Barbie. "Até a Barbie está ameaçada de cair?" Em tempo: Barbie é o apelido pelo qual os peemedebistas chamam a ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil).

Troca Jeanine Pires, a atual número dois do Ministério da Cultura, pediu para deixar o cargo por razões pessoais. Em seu lugar, Marta Suplicy nomeou o secretário de Relações Institucionais da pasta, Marcelo Pedroso.

Livre... Eduardo Campos reforçou o discurso de descolamento do governo federal. Em reunião com a bancada do PSB, no Recife, o governador disse que só responde a duas instâncias: "Ao povo de Pernambuco e ao partido".

... pra voar Deputados e senadores entenderam que ele deixou claro que não cederá à pressão de Lula e Dilma.

Recordar... Hoje defensor da flexibilização de regras de licitações em seu Estado, Geraldo Alckmin participou da reunião do conselho político do PSDB em junho de 2011 que atacou a criação do RDC (Regime Diferenciado de Contratação) pelo governo federal.

...é viver Uma carta do grupo, presidido por José Serra, dizia que a medida era um "atropelo". "Vêm aí superfaturamentos, atrasos e outros desperdícios de dinheiro público numa escala inusitada", afirmava o texto.

Na mesa PPS e PMN reabriram negociação para criar o MD. Dirigentes dos partidos se reuniram na quarta-feira, aceitaram rediscutir a distribuição de cargos de comando da nova sigla e tentarão chegar a um consenso sobre a formalização da fusão.

DDI A presidente do PMN, Telma Ribeiro, que está em Buenos Aires, conversou por telefone com a sobrinha, que participava da reunião.

Juntos Após liminar de Joaquim Barbosa que suspendeu a criação de novos tribunais, a Associação dos Juízes Federais do Brasil pediu a Félix Fischer, presidente do STJ, que mantenha a análise de projeto que cria outros quatro tribunais.

Tudo bem Alexandre Padilha (Saúde) diz que não houve mal-estar pelo fato de Aloizio Mercadante (Educação) usar dados de sua pasta em reunião do Conselhão. "Nós nos complementamos.''

Visita à Folha Florisval Meinão, presidente da Associação Paulista de Medicina, e Renato Azevedo Jr., presidente do Conselho Regional de Medicina de São Paulo, visitaram ontem a Folha. Estavam com Chico Damaso, assessor de comunicação.

com ANDRÉIA SADI e BRUNO BOGHOSSIAN

tiroteio
"Depois de anos viajando em aviões do Eike e helicópteros do governo, é natural que Cabral não entenda as manifestações nas ruas."
DO DEPUTADO RODRIGO MAIA (DEM-RJ), sobre declarações do governador Sérgio Cabral (PMDB), que responsabilizou opositores pelos protestos no Rio.

contraponto


Formação analógica
Marina Silva participou ontem de um seminário que discutiu medidas de incentivo à inovação e ao desenvolvimento. Ao ouvir dos palestrantes elogios aos investimentos dos EUA nas áreas de pesquisa e tecnologia, a ex-ministra lembrou sua infância em seringais no Acre:

--Lá não existia médico, delegado, juiz, escola nem hospital, mas aprendi muita coisa. Aquilo não era um Vale do Silício, era um vale do silêncio! -- brincou.

Sob risos da plateia, Marina emendou:

--A relação com o vizinho era a cada 30 dias, quando minha mãe se dispunha a andar uma hora e meia a pé.

Nenhum comentário: