sábado, julho 06, 2013

Isolamento palaciano - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 06/07

O Planalto admite que a maioria na Câmara está ameaçada e que partidos aliados, como o PMDB, agiram para derrotar o governo no projeto que destinaria ao Minha Casa, Minha Vida os recursos da multa sobre o FGTS. Após reunião com petistas ontem, Dilma Rousseff questionou Rui Falcão sobre o PT participar da paralisação geral marcada para quinta-feira. Segundo auxiliares da presidente, Falcão minimizou o ato e disse que o partido iria para defender a reforma política.

Faca nos dentes O entendimento de integrantes do governo é que os petistas aproveitarão a má fase de Dilma para pressioná-la a ceder cargos e trocas na equipe.

Quem se habilita? Apesar das especulações, não há definições a respeito das substituições ministeriais. Nas lideranças do Congresso, um dos nomes defendidos internamente era o de Paulo Teixeira para a Câmara, mas o deputado se lançou para a presidência da legenda.

Ação Os próprios petistas apresentaram a Dilma o diagnóstico de que a base aliada está em ruínas. A presidente reagiu e disse que fez seu papel ao reconquistar o apoio do faxinado PR e ao agregar o PTB e o PSD ao seu governo. Ela se comprometeu, no entanto, a ampliar o diálogo com o Congresso.

Ponta Dilma jogou para a bancada do PT a responsabilidade de assumir um papel de "liderança" na coalizão governista. Para o governo, o PMDB se tornou protagonista no Congresso e consegue guiar a base aliada segundo seus interesses.

Pauta única Mercadante tentou aproveitar a reunião com a bancada para sensibilizar os petistas sobre a retomada da proposta de destinar 100% dos royalties para a educação, mas foi cortado por Dilma. A presidente disse que não era hora de discutir questões específicas e que a pauta era apenas política.

Baixa Em reunião com a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) ontem, o ministro Fernando Pimentel lamentou ao anunciar a saída de Tatiana Prazeres do Ministério do Desenvolvimento e Indústria. A secretária de Comércio Exterior da pasta se mudará para o exterior.

Octógono 1 Em pleno esforço concentrado da Câmara e do Senado após os protestos de junho em todo o país, cinco deputados e um senador viajaram a Las Vegas para assistir à disputa entre Anderson Silva e Chris Weidman pelo título do UFC, hoje.

Octógono 2 O senador e presidente do PP Ciro Nogueira (PI) e os deputados Dudu da Fonte (PP-PE), Guilherme Mussi (PSD-SP), Luiz Fernando Faria (PP-MG) e Maurício Quintela (PR-AL) viajaram para os EUA no domingo. Sérgio Guerra (PSDB-PE) se juntou ao grupo na quinta.

Esquiva Dudu da Fonte disse ter custeado suas despesas e ter viajado em avião de carreira. Guerra também afirmou ter arcado com seus gastos. Os demais não retornaram as ligações da coluna.

Plim-plim 1 Renan Calheiros (PMDB-AL) só mudou de ideia e decidiu reembolsar a União pelo voo em aeronave da FAB para ir ao casamento da filha de Eduardo Braga (PMDB-AM) quando o "Jornal Nacional'', da Globo, abordou o assunto.

Plim-plim 2 Aliados do presidente do Senado o aconselhavam a não devolver o dinheiro, pois o recuo seria confissão de improbidade.

Visita à Folha Alexandre Padilha, ministro da Saúde, visitou ontem a Folha. Estava com André Segantin, assessor, e Gabriela Wolthers, assessora de imprensa.

com ANDRÉIA SADI e BRUNO BOGHOSSIAN

tiroteio
"O senador Aécio fala tanto sobre a possível volta do presidente Lula que parece estar torcendo por isso, mais do que os petistas."
DO DEPUTADO FEDERAL FERNANDO FERRO (PT-PE), sobre as declarações de Aécio Neves (PSDB-MG) sobre possível participação de Lula na reforma política.

contraponto


Arqueologia legislativa
Provocado por Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) a explicar na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, um aspecto técnico do programa social Renda Básica de Cidadania, de sua autoria, Eduardo Suplicy (PT-SP) passou a narrar com minúcias a tramitação do projeto, que é seu xodó, até sua sanção em 2002.

O petista voltou a relacionar o programa ao Bolsa Família. Aloysio Nunes, que credita a origem dos programas de transferência de renda aos governos do PSDB, retrucou:

--A sua lei é tão precursora do Bolsa Família quanto a Lei do Ventre Livre é precursora da CLT.

Nenhum comentário: