quarta-feira, junho 12, 2013

Reviravolta à vista? - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 12/06

O rompimento entre Roberto Gurgel e Deborah Duprat, exonerada ontem pelo procurador-geral da República, pode mexer na sucessão no Ministério Público Federal. Observadores acham que Dilma Rousseff, que havia decidido nomear Rodrigo Janot para o lugar de Gurgel, pode rever a escolha em favor de Duprat, que passou a divergir publicamente do PGR. Janot virou favorito justamente por se apresentar como anti-Gurgel'', tratado pelo PT como inimigo desde o mensalão.

Sem apito Colegas de Deborah Duprat observam que, em campanha, a ex-vice de Gurgel não cobrou o governo sobre os incidentes recentes com índios, tema caro a ela.

Bipolar De um ministro do STF diante do vaivém da PGR no mandado de segurança sobre novos partidos, que será julgado hoje: "A independência não pode se sobrepor ao princípio da unidade. É preciso que mostrem que não são esquizofrênicos''.

Sem eles Sem Cármen Lúcia, que está em viagem, e Luís Roberto Barroso, ainda não empossado, o STF decidirá a questão dos partidos com um quorum de nove ministros. Em caso de possível empate, caberá ao presidente Joaquim Barbosa o veredicto.

Com eles Ministros da corte ponderam que, como a questão é controversa, algum colega deveria pedir vista do mandado de segurança para esperar que o Supremo esteja completo para analisá-la.

Verão... Diante da cobrança de políticos de que o STF não pode praticar controle prévio de constitucionalidade no caso dos partidos, ministros lembram que há precedentes para isso.

... passado O PT, que critica a liminar dada por Gilmar Mendes suspendendo a votação do projeto anti-partidos, impetrou mandado de segurança contra a tramitação no Congresso de proposta instituindo a pena de morte. O autor foi José Genoino, e o STF concedeu liminar.

TV Dilma O aecista Marcus Pestana (PSDB-MG) apresentou projeto de lei para regulamentar a transmissão de pronunciamentos em cadeia de rádio e TV da presidente. Ele teve a ideia após contar 13 pronunciamentos de Dilma desde o início do mandato.

Overbooking Alexandre Padilha pediu no sábado para integrar a comitiva de Dilma Rousseff em Portugal, onde ele não era esperado. O ministro foi ao país articular uma parceria para a implantação do Mais Médicos, vitrine que pretende usar para ser escolhido candidato do PT ao governo de São Paulo.

Sem diálogo Auxiliares de Fernando Haddad (PT) dizem que, por ora, é "muito remota" a possibilidade de o prefeito receber os manifestantes que pedem a redução da tarifa de ônibus. O petista ficou "revoltado" com a depredação de veículos ontem, segundo um interlocutor.

Prazo Líderes da Assembleia Legislativa paulista fecharam acordo para votar em 14 de agosto o projeto que limita o poder de investigação dos promotores do Estado.

Alternativa Até lá, o líder do PSDB, Carlos Bezerra, tenta costurar uma terceira via para o debate. Sua proposta prevê a manutenção das funções da promotoria e cria mecanismos de fiscalização para "conter abusos".

Time Leonardo Quintão (PMDB-MG) quer ser o relator do Código da Mineração, que será enviado ao Congresso na semana que vem. José Priante (PMDB-PA) também reivindica a tarefa.

Visita à Folha Andrea Matarazzo, vereador de São Paulo pelo PSDB, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço.

ANDRÉIA SADI e BRUNO BOGHOSSIAN

tiroteio
"As declarações de Toffoli sepultam qualquer esperança de isenção dele para dirigir o pleito no qual Dilma concorrerá à reeleição."
DO DEPUTADO RODRIGO MAIA (DEM-RJ), sobre o ministro do STF, que presidirá o TSE em 2014, ter dito que o julgamento do do mensalão deve levar dois anos.

contraponto


Custo-benefício
Os deputados Cândido Vaccarezza (PT-SP) e André Vargas (PT-RS) aguardavam ontem os colegas Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) na chapelaria da Câmara, em Brasília.

Uma jornalista que encontrou o grupo quis saber o motivo da reunião. O presidente da Câmara explicou:

--Vamos almoçar. O PT finalmente vai pagar um almoço! -- disse Alves.

O líder do PMDB não perdeu a piada:

--É... Vai pagar, mas o restaurante é ruim! -- emendou Eduardo Cunha.

Nenhum comentário: