terça-feira, junho 11, 2013

Minha tela, minha vida - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 11/06

Após queda de oito pontos no Datafolha, o marqueteiro João Santana e setores do governo querem levar Dilma Rousseff à TV em breve para detalhar a nova linha de crédito para móveis e produtos da linha branca do Minha Casa, Minha Vida. A presidente fará o lançamento do subsídio amanhã, no palácio. A petista atingiu seu pico de popularidade em março, embalada pelo anúncio da redução da conta de luz e da desoneração de produtos da cesta básica, ambos em rede nacional.

Olho nele 1 A despeito do discurso de que a queda de Dilma não surpreendeu, chamou a atenção de membros do governo o crescimento de quatro pontos de Aécio Neves (PSDB) no principal cenário testado pelo Datafolha.

Olho nele 2 Nas palavras de um interlocutor do Planalto, quando a presidente perde pontos, não são Marina Silva nem Eduardo Campos que ganham. "Aécio se firma como o candidato da oposição", diz o auxiliar de Dilma.

Vai passar Ainda assim, no governo a aposta é que os números se estabilizarão com a esperada queda da inflação e sem novos programas do PSDB e do PSB na TV.

Torcida? Aécio e Campos fizeram, a interlocutores, leitura idêntica da pesquisa Datafolha: o fato de Dilma ter 51% antes mesmo de qualquer campanha apontaria para um segundo turno praticamente certo em 2014.

Claviculário A secretaria de imprensa do Planalto solicitou uma cópia da chave dos armários dos repórteres que ficam baseados no comitê de imprensa para que fique de posse do governo. Os jornalistas protestaram.

Outro lado A secretaria de imprensa diz que o pedido é para evitar transtorno em caso de perda das chaves, e que os jornalistas podem assinar um recibo dizendo que receberam duas chaves ou entregar a cópia, que ficará em envelope lacrado.

Antídoto O PT reúne dados econômicos da Bahia para usar como contraponto a Eduardo Campos. Um deles é o resultado da produção industrial regional de abril, que o IBGE divulgou na semana passada: a Bahia cresceu 13,8% em relação a abril de 2012, e Pernambuco, 4,9%.

Diálogo Gleisi Hoffmann receberá hoje representantes do Conselho Indigenista Missionário e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil para tratar da questão indígena. Na semana passada, o Cimi divulgou carta aberta criticando o governo federal e dizendo que Dilma se submete a pressões de ruralistas.

Nas ruas São Paulo terá mais um dia de manifestações hoje. Servidores da Polícia Civil e da rede estadual de saúde se reúnem às 15h no vão livre do Masp e caminham até a Assembleia Legislativa. Eles fazem reivindicação por melhores salários.

Sobreaviso O governo paulista quer votar hoje, na Assembleia Legislativa, uma alteração no estatuto da Fundação Casa para permitir a recondução de Berenice Giannella à presidência da entidade, após dois mandatos. Enquanto isso, ela dá expediente no gabinete da Procuradoria-Geral do Estado.

Rural O PSD convidou o engenheiro agrônomo Marcos Jank, ex-presidente da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), para comandar a formulação do programa do partido para a área de agricultura. O setor é o tema do próximo ciclo de palestras organizado pela sigla.

Visita à Folha Major Olímpio, deputado estadual pelo PDT de São Paulo, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Alessandro Reis, Deni Cavalcanti e Márcio Carvalho, assessores.

com ANDRÉIA SADI e BRUNO BOGHOSSIAN

tiroteio
"Não sei se o prefeito, que defende a repressão contra manifestantes, é do PT, do PSDB ou do PSD. Parece a gestão de Fernando Kassab."
DO VEREADOR TONINHO VESPOLI (PSOL), sobre o fato de Fernando Haddad ter defendido a ação de policiais nos protestos contra a alta da tarifa de ônibus.

contraponto


Santa coincidência
Gilberto Kassab (PSD) recebeu o telefonema de um aliado cheio de empolgação no fim de maio.

--Meu amigo, estou telefonando para avisar que você já ganhou a eleição para governador!

O ex-prefeito indagou o motivo do entusiasmo.

--O TSE marcou o segundo turno para 26 de outubro!

Kassab, ainda sem entender, perguntou qual era a relação entre a data e seu eventual desempenho nas urnas.

--Ora, 26 de outubro é dia de são Gilberto! --explicou o aliado, em referência ao dia da festa de são Gilberto de Neuffontaine, que viveu na França no século 12.

Nenhum comentário: