segunda-feira, junho 10, 2013

LOUCO POR TÍ, CORINTHIANS - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 10/06

O ex-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Cezar Peluso, 70, diz que a avaliação do novo integrante da corte, Luís Roberto Barroso, de que o julgamento do mensalão foi "um ponto fora da curva" é "pessoal". "Tem muita gente que acha que não", afirma Peluso. Ele conversou com a coluna na semana passada, no lançamento do livro "Ministro Magistrado", com algumas de suas decisões em dez anos de STF.

O que o senhor está fazendo?

Estou inscrito como advogado, mas só trabalho em pareceres e consultorias. Advocacia de fórum é para jovem. Eu não. Estou fazendo parceria com escritórios em SP e em Brasília. Tenho que respeitar a quarentena de três anos no Supremo. Nos outros tribunais, posso trabalhar.

O senhor tem se dedicado só a essa atividade?

Só. E a torcer para o Corinthians. São as minhas grandes atividades ultimamente.

O que achou da escolha de Luís Roberto Barroso para o STF?

O professor Barroso é muito preparado, está à altura do cargo. Foi uma boa escolha.

Ele tem um perfil liberal.

Em algumas coisas é mais liberal, em outras nem tanto. Isso não é relevante, mas sim o que ele pode trazer de contribuição ao Supremo. Acho que ele tem bagagem intelectual para isso.

Ele diz que o julgamento do mensalão foi um ponto fora da curva no STF. Concorda?

Ele quis dizer que a corte teria sido mais rigorosa. É uma avaliação pessoal. Tem muita gente que acha que não.

O senhor acha o quê?

Eu não acho nada. Eu nem participei do julgamento. Só um votinho pequeno.

Foi ruim não ter participado?

Nem bom nem ruim. Eu estava preparado, se o julgamento alcançasse ainda o meu tempo de permanência. Não alcançou. Fiz o que tinha que fazer. E ponto final.

Qual é a avaliação que o senhor faz da presidência de Joaquim Barbosa?

Não faço avaliação nenhuma do Supremo. Saí de lá.

A criação de novos TRFs (Tribunais Regionais Federais) ajuda a desafogar a Justiça?

Atrapalhar não atrapalha, com certeza.

Os gastos seriam de R$ 700 milhões?

Acho que podem ter sido superestimados. Não chegam a esse volume que estão pensando. E tem mais: as vagas podem ser preenchidas progressivamente. Não precisa ser tudo de uma vez. Podem se ajustar o orçamento e as necessidades.

CRIME E CASTIGO
O Ministério Público recebeu mais de 3,2 milhões de inquéritos policiais no ano passado em todo o Brasil --redução de 32% em relação a 2011 (4,8 milhões). Pela primeira vez, o órgão rastreou os crimes mais comuns que chegam até ele. Foram os delitos contra o patrimônio, como furtos, roubos e extorsão mediante sequestro. Eles representaram cerca de 37% dos casos (1,2 milhão).

CRIME 2
Dos crimes dessa modalidade, 79% ainda estão sendo investigados pelas promotorias estaduais e federais, 7% foram arquivados e 12% resultaram em denúncias --quando os suspeitos são identificados e os processos seguem para a Justiça.

CRIME 3
Na sequência do ranking elaborado pelo Conselho Nacional do Ministério Público, aparecem as lesões corporais, com 638 mil inquéritos recebidos, e os crimes contra a vida, que superaram 467 mil. Se o Congresso aprovar a lei que reduz o poder de investigação dos promotores, a polícia terá exclusividade em apurações do âmbito criminal.

CAIU NA REDE
O escritor Fernando Morais está lançando, em parceria com o cineasta Claudio Kahns, uma loja virtual para vender seus livros em formato digital em inglês, espanhol e francês, no endereço blitzbookstore.com. O anúncio foi feito na semana passada em Washington. Entre os convidados estavam a ativista Angela Davis e o jornalista Ignacio Ramonet.

CAIU NA REDE 2
A ideia de Morais, que tem dez livros publicados em 41 idiomas --entre eles, "A Ilha", "Olga", "Chatô" e a biografia de Paulo Coelho--, é vender as obras por US$ 9,99.

DÓ-RÉ-MI
Eduardo Suplicy (PT-SP) vai tocar piano hoje à noite, em apresentação dos alunos da professora Marilena Guimarães. O senador, que faz aulas toda segunda desde 2006, executará uma adaptação do "Concerto nº 2" de Rachmaninoff. A audição, gratuita, será no MuBE.

BOLSO
Luiz Flávio D'Urso determinará hoje a suspensão das regras das OABs estaduais sobre a advocacia "pro bono" (prestação de serviços gratuita e voluntária). Ele é relator do tema no conselho federal da OAB. O colegiado nacional irá agora regulamentar o assunto.

ARCO-ÍRIS
Depois de convidar, por meio de anúncios publicitários, os deputados Marco Feliciano (PSC-SP) e Jair Bolsonaro (PP-RJ), o pastor Silas Malafaia e a cantora Joelma para o Mix Brasil, o festival de cinema gay prepara novos apelos. Chamará agora a ex-atriz e deputada Myrian Rios (PSD -RJ) e a psicóloga Marisa Lobo, incentivadora do projeto de "cura gay". A campanha é da Neogama/BBH.

A FILHA NÚMERO 4 DO PATRÃO
À frente do "Cante se Puder" e do "Roda a Roda Jequiti", ambos no SBT, Patricia Abravanel afirma ser a artista que mais grava na emissora de seu pai, o também apresentador Silvio Santos.

Capa da revista "Joyce Pascowitch" deste mês, ela comenta a sua relação com o ex-dono do Baú. "[Ele] Não gosta de sapato plataforma ou algo muito chamativo, que distraia a atenção do telespectador."

E, aos 35 anos, nega suposto envolvimento com o jogador do Corinthians Alexandre Pato, 23: "Os [homens] mais novos não têm nada a ver comigo. Gosto dos acima de 38. Se puder, 40 ou mais".

CARLOS FAZ ARTE
O artista plástico Carlos Nunes inaugurou a exposição "Modus Operandi" na galeria Raquel Arnaud. Os artistas Ding Musa, Sandra Cinto e Albano Afonso, a curadora Cristina Burlamaqui e o arquiteto Gui Sibaud compareceram ao vernissage.

PELA ORDEM, MERITÍSSIMO
O advogado Arnaldo Malheiros Filho, a juíza Camila de Jesus Mello Gonçalves e o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Francisco Rezek foram à noite de autógrafos do livro de Peluso, na livraria Saraiva do shopping Pátio Higienópolis, na quinta.

CURTO-CIRCUITO
O filme "Minha Mãe É uma Peça" tem pré-estreia para convidados hoje, às 21h30, no Cinemark Eldorado. 12 anos.

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania promove seminário para a Guarda Civil Metropolitana de hoje a sábado.

A atriz Laura Neiva abre o porta-joias e mostra seus acessórios para o portal MdeMulher nesta semana.

A guia turística de luxo Flavia Liz Di Paolo, de SP, figura entre as melhores profissionais do mundo na edição britânica da revista "Condé Nast Traveller".

Nenhum comentário: