quinta-feira, junho 20, 2013

Brincando com fogo - ANCELMO GOIS

GLOBO - 20/06

Acredite. A SuperVia, que cuida dos trens cariocas, está recebendo ataques de vândalos na sua rede aérea, com a colocação de objetos que derrubam o cabo de energia.
O primeiro ocorreu sábado, em Saracuruna. Segunda, foi em São Cristóvão, e terça, no Engenho de Dentro.

Ameaça à democracia
Pode ser um sinal de mudança com a chegada do Papa Francisco. A Rádio Vaticano abriu espaço para uma entrevista com Frei Betto.
O brasileiro diz que o controle pela internet da vida privada nos EUA ameaça a democracia.

Pão e circo
Com a Espanha enfrentando uma crise braba, o presidente Mariano Rajoy está pronto para vir ao Brasil.
Sonha que Iniesta e seus companheiros devolvam um pouco de alegria aos espanhóis nesta Copa das Confederações. Tomara que não.

O que é isso, companheiro?
Fernando Gabeira foi ontem a Porto Real, no Rio, fazer uma reportagem sobre o sistema de transporte de ônibus, que, na cidade, é gratuito.
Só que o motorista, quando o viu fazendo perguntas aos passageiros, achou que ele era um assaltante.

Segue...
Não teve conversa. Foi todo mundo para a delegacia. Mas, ainda bem, o delegado reconheceu Gabeira. A prefeita Cida, envergonhada, fez um pedido formal de desculpas.

Herdeiro
Nasceu ontem Baldur, filho de Eike Batista com Flávia Sampaio. O empresário já tem Thor e Olin, do casamento com Luma de Oliveira.
Na mitologia, Baldur é irmão de Thor e o mais eloquente dos deuses.

Imagina na Copa
Do jornalista nigeriano Colin Udoh, que veio acompanhar a seleção de seu país na Copa das Confederações, sobre o país-sede da Copa de 2014:
— Três coisas das quais não vou sentir nenhuma saudade no Brasil: telefonia, internet e aeroportos.

Pobre de marré deci...
A Nigéria, como se sabe, é um dos países mais pobres do mundo.

Diário de Justiça
Leonardo Vieira, o ator, processou a Abril porque uma revista da editora publicou que ele era uma “celebridade esquecida” e “aposta de galã dos anos 90 que não vingou”.
Mas a 14ª Câmara Cível do Rio negou o pedido de danos morais feito pelo ator.

Sabe a Raimunda?
O futebol do atacante Hulk divide ainda um pouco a torcida, mas o seu bumbum é um sucesso.
Veja só. Uma turma gaiata criou o twitter @BundaDoHulk. Reúne mulheres, homens, gays e simpatizantes. Já tem mais de 300 seguidores que se derretem em elogios à, digamos assim, abundância do jogador.

Diário de Justiça
O juiz da 1ª Vara Federal do Rio, Mauro Souza Marques da Costa Braga, condenou os governos federal, estadual e municipal a indenizar em R$ 200 mil a família do menino Daniel Carrilho Evaristo. Em março de 2008, aos 8 anos, ele morreu de dengue.
O advogado da família, Carlos Henrique Jund, alegou que houve omissão dos governos no combate à dengue.

No mais
Depois do Japão e do México, que venha a Itália!

Barba aparada
Ronaldo Fenômeno, comentarista da Rede Globo estreou ontem na transmissão da espetacular vitória do Brasil sobre o México, um novo cavanhaque. 

A epanáfora de Dilma
O professor Cláudio Cezar Henriques, de Língua Portuguesa da Uerj, reparou que Dilma, em seu discurso sobre os protestos que tomaram as cidades brasileiras, disse quatro vezes a frase “Essa mensagem direta das ruas”.
Para o acadêmico, trata-se de uma epanáfora, figura de linguagem de ênfase e... “enchimento de linguiça”.

Padre de passeata
Para quem anda com nostalgia de 1968, vale lembrar que ainda não apareceu nenhum “padre de passeata”, criação imortal do Nelson Rodrigues para designar os sacerdotes que na época iam para as ruas engrossaras manifestações contra a ditadura.
Machado de Assis diria: “Mudaram os padres ou mudaram as passeatas?”

Aliás...
É também de Nelson Rodrigues uma frase que pode conformar Dilma: “A verdadeira apoteose é a vaia. Os admiradores corrompem.”

Nenhum comentário: