domingo, maio 26, 2013

O dragão acordou - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 26/05

Pesquisas fechadas em abril que chegaram ao governo federal mostram crescente preocupação da população com a inflação dos alimentos. Os números alarmaram o Planalto porque, embora a popularidade de Dilma Rousseff permaneça alta, pela primeira vez em levantamentos recentes o tema aparece entre os mais lembrados. O QG dilmista acha que Aécio Neves viu números similares e, por isso, bateu na tecla da inflação em suas primeiras falas como presidente do PSDB.

Na rede 1 O PSDB de São Paulo representou contra o ministro Alexandre Padilha (Saúde) no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) por campanha antecipada graças a uma página no Facebook batizada de "Padilhando 2014".

Na rede 2 Padilha notificou o Facebook pedindo para tirar do ar a página, que defende sua candidatura ao governo de São Paulo em 2014. Ele nega ter qualquer vínculo com a iniciativa questionada.

Muita calma... Peemedebistas reagiram à declaração de Dilma de que a aliança entre PT e PMDB está garantida: "Além do governo, ela quer mandar no PMDB?'', ironiza um deputado.

... nessa hora Embora Michel Temer atue para garantir a aliança, deputados dizem que ela só será selada na convenção e que o caso do Rio de Janeiro será central. O partido exige que o PT vete a candidatura de Lindbergh Farias e apoie o vice-governador Luiz Fernando Pezão.

No lápis Hoje, segundo as contas do PMDB, Rio, Ceará, Bahia, Pernambuco e Mato Grosso do Sul estão contra a aliança. O diretório de Minas Gerais estaria dividido.

Mapa astral Ao encontrar Lindbergh no cafezinho do Senado, na semana passada, a senadora Kátia Abreu (PSD-TO) brincou com o nome de seu provável concorrente na eleição fluminense: "Você vai ganhar essa eleição com o Pezão nas costas".

Bolão... No meio jurídico, a expectativa é que Luís Roberto Barroso faça parte do time dos chamados "garantistas'' no julgamento dos recursos do mensalão.

... dos agravos Advogados dos condenados, no entanto, evitam apostas: "Já erramos demais na primeira etapa'', reconhece um deles.

Nem aí Barroso também é conhecido por não transitar no meio político e, na visão dos criminalistas, tem pouca simpatia pelos principais personagens do mensalão.

Passado Os petistas José Dirceu e José Genoino, condenados no julgamento do mensalão, confirmaram participação no congresso que a União Estadual dos Estudantes promove em Ibiúna em junho e que vai conceder anistia aos estudantes presos no Congresso da UNE em 1968.

Road-show Após a pausa que fez para a apresentação dos recursos do mensalão, Dirceu pretende retomar as viagens que vem fazendo pelo Brasil com críticas ao julgamento. Os próximos destinos são Cuiabá, Manaus e Rio Branco. As datas ainda não estão fechadas.

Modelo O novo Código da Mineração, previsto para ser enviado em junho ao Congresso, deverá ser um projeto de lei com urgência constitucional, e não medida provisória, como se pretendia antes.

Onde pega 1 O projeto dobra de 2% para 4% os royalties na mineração e afeta a vida de grandes empresas doadoras de campanha, como Vale, Grupo X e Alcoa.

Onde pega 2 O governo quer evitar novos desgastes com o Congresso após a tensa votação da medida provisória que aprovou novas regras para o setor portuário.

com ANDRÉIA SADI e LUIZA BANDEIRA

tiroteio
"Gurgel quer que a punição aos réus do PT seja rápida, mas não tem a mesma pressa para cobrar que se julgue o mensalão do PSDB."
DO DEPUTADO CARLOS ZARATTINI (PT-SP), sobre a crítica do procurador-geral da República à demora para que condenados no mensalão cumpram as penas.

contraponto


Quem paga o pato
O ministro da Previdência, Garibaldi Alves, avaliava as mudanças propostas pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR) para a regulamentação da lei que ampliou os direitos trabalhistas dos empregados domésticos.

Pelo relatório de Jucá, o recolhimento do INSS por parte do empregador cairia de 12% para 8%, e a diferença seria custeada pela Previdência.

--Essa conta pode ser suportada pelo governo --, disse o relator.

Diante da tabela de alíquotas proposta e do argumento de Jucá, Garibaldi Alves desabafou:

--Fácil é fazer conta. O difícil é pagar a conta!

Nenhum comentário: