sexta-feira, maio 17, 2013

Novo figurino - RENATO ANDRADE

FOLHA DE SP - 17/05

BRASÍLIA - Alguma coisa acontece na Esplanada dos Ministérios. A celebração, comum diante de indicadores econômicos razoáveis, deu lugar à cautela. E quem desfilou com o novo figurino foi ninguém menos do que o ministro Guido Mantega.

O chefe da equipe econômica do governo Dilma Rousseff é conhecido por suas projeções otimistas, mesmo quando faz isso com base em dados não tão bons assim.

No mercado financeiro, isso lhe garantiu o título de "levantador de PIB". O apelido nunca causou incômodo: ao contrário, foi assumido pelo titular da Fazenda.

Mas Mantega foi comedido ao comentar o avanço de 1,05% que a economia brasileira registrou nos três primeiros meses do ano, em comparação ao último trimestre de 2012.

O indicador, calculado pelo Banco Central, não superava a marca de 1% desde o início de 2011. Mas nem isso foi suficiente para animar o otimista de plantão.

Mantega reconheceu que o resultado foi bom, mas disse que era melhor ser "cauteloso" e esperar pelo "verdadeiro PIB", que, será divulgado dentro de duas semanas, exatamente no dia em que o BC define se manterá o aperto nos juros.

A atitude refletiu uma rara sintonia entre governo e analistas.

O tom de cautela estava expresso em boa parte das análises feitas ontem pelo mercado financeiro sobre os dados do BC.

Todos concordam que o desempenho da economia neste ano será melhor do que a mirrada expansão registrada no ano passado.

Mas a recuperação será lenta e errática. Por isso mesmo, abrir o ano com uma taxa de expansão forte não significa que o desempenho será repetido até dezembro.

Essa análise é expressa de forma clara por economistas do setor privado. No governo, a conversa ainda acontece intramuros --o que torna ainda mais surpreendente o tom de Mantega ontem.

Nenhum comentário: