sexta-feira, maio 31, 2013

No meio do tiroteio - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 31/05

Depois de mais uma troca pública de farpas entre PT e PMDB, os presidentes da Câmara, Henrique Alves (RN), e do Senado, Renan Calheiros (AL), pediram ao vice-presidente da República, Michel Temer, uma conversa com a presidente Dilma Rousseff no início da próxima semana. Peemedebistas se queixam de que Temer, em nome da manutenção da chapa para 2014, deixou de ser um interlocutor do partido no governo para agir como porta-voz do governo com o partido.

Esfinge Temer esteve com Dilma na quarta-feira, depois do bate-boca entre Renan e a ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil). Em seguida, reuniu peemedebistas no Palácio do Jaburu, mas não disse nada que acalmasse os exaltados correligionários.

Encrenca... Representantes da comunidade científica estiveram com o presidente do Senado nesta semana para pedir mudanças na medida provisória 614, apresentada pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante (PT), em maio, que reestrutura a carreira dos professores de universidades federais.

... federal A proposta, que deve entrar na pauta nas próximas semanas, proíbe os professores de prestarem consultoria ou transferirem a tecnologia de suas pesquisas a empresas. Os professores afirmam que a proibição entra em conflito com a Lei de Inovação. Renan teria se mostrado favorável ao pleito.

De volta... O plenário do Senado vai analisar a recondução de Leandro Reis para a diretoria da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Ele foi diretor da agência até novembro de 2012, quando venceu seu mandato.

... pra casa Ex-executivo da Amil, Reis foi responsável, na ANS, pela aprovação da venda da empresa para a americana United Health, graças a uma resolução que transferiu para sua responsabilidade a aprovação de "qualquer ato societário".

Copa e cozinha A ANS tem outra vaga aberta. O governo estuda indicar para a diretoria de Fiscalização Elano Figueiredo, ex assessor jurídico Hapvida, seguradora campeã de multas do Nordeste. A diretoria é a responsável na agência pelas sanções aplicadas às operadoras.

Dendê 1 O governador Jaques Wagner (PT-BA) não deve ser candidato ao Senado. Ele prefere se lançar a deputado federal para ter mais tempo de se dedicar à coordenação da campanha de Dilma à reeleição no Nordeste.

Dendê 2 Wagner está mais propenso a lançar o vice-governador, Otto Alencar (PSD), que qualquer um dos petistas cotados para sucedê-lo no governo, como forma de ampliar o arco de alianças.

Sem gás Ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, perdeu pontos na disputa interna do PT baiano graças aos maus resultados da estatal e às críticas a investimentos como a compra da refinaria de Pasadena (EUA), feitos em sua gestão.

Estrela 1 Uma vez confirmada sua candidatura à reeleição à Câmara, Tiririca terá tratamento vip na propaganda do PR. Além de explorar sua veia cômica, a ideia é mostrá-lo como campeão de assiduidade no Legislativo.

Estrela 2 O partido quer um marqueteiro renomado para produzir o programa de TV de SP. Estão cotados Nelson Biondi e Elsinho Mouco.

Vapt-vupt A Assembleia paulista criou um grupo de trabalho para rever o regimento interno da Casa. Uma das mudanças previstas elimina a exigência de os 94 deputados votarem nominalmente durante a eleição da Mesa Diretora, mesmo quando há apenas um candidato.

com ANDRÉIA SADI e LUIZA BANDEIRA

tiroteio
"A ministra, que é senadora, desrespeita a própria Casa. A arrogância do governo Dilma afronta o Congresso, um Poder independente."
DO SENADOR CÁSSIO CUNHA LIMA (PSDB-PB), sobre Gleisi Hoffmann ter tentado atropelar a Casa na discussão de alternativa à MP da conta de luz.

contraponto


Ele ficou bestificado com a cidade
Quando era prefeito de Curitiba, na década de 1980, Jaime Lerner costumava sair todas as noites com seu motorista para visitar bairros da cidade. Ele levava uma maquete para mostrar aos moradores como ficaria a cidade depois das obras de sua gestão.

Anos mais tarde, quando era governador, o mesmo motorista o levou para o aeroporto. Lerner perguntou se ele conhecia Brasília e, diante da resposta negativa, convidou-o para acompanhá-lo. O motorista, que nunca havia andando de avião, exclamou, olhando para baixo:

--Olha! Igualzinho à maquete!

Nenhum comentário: