sexta-feira, maio 31, 2013

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

FOLHA DE SP - 31/05

Aliança do Pacífico preocupa exportadores e importadores
Se a Aliança do Pacífico "não tira o sono" do governo, como disse recentemente o assessor internacional da Presidência, Marco Aurélio Garcia, o bloco preocupa --e muito-- as empresas do país que trabalham com comércio exterior.

"Já não temos preços competitivos, e agora nossos produtos não têm tarifa preferencial", afirma o presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil, José Augusto de Castro.

O grupo formado por Colômbia, Chile, Peru e México anunciou na semana passada uma rodada de reduções tarifárias entre seus membros.

"Enquanto eles formam uma região de livre comércio e permitem acordos bilaterais com terceiros, o Mercosul só estimula as trocas internas. E ainda estamos vendo a comercialização com a Argentina minguar", diz.

"O IBGE mostrou o resultado do PIB e a queda das exportações. A tendência é que elas continuem diminuindo."

O presidente da entidade também afirma que os acordos comerciais que o Mercosul firmou até agora --com Palestina, Israel e Egito-- são insuficientes.

"São poucos e para um pequeno número de produtos."

Por outro lado, a Aliança do Pacífico ganha força. Portugal e França acabaram de ser admitidos como países observadores, assim como o Paraguai. O Uruguai já tinha esse status no grupo.

"Isso sugere que eles [os países vizinhos] pensam em mudar de bloco", diz Castro.

"Hoje o Mercosul é mais ideológico que comercial. E é voltado para dentro."

LINGERIE NA VITRINE
Sete anos depois de entrar no varejo e deixar de ser apenas fabricante, a grife de lingerie Hope planeja aumentar de 107 para mais de 140 o número de lojas em cidades brasileiras.

A empresa aposta no sistema de franquias e em clientes de shopping centers.

O plano é criar mais cem até 2015, de acordo com Sandra Chayo, sócia da empresa e filha do fundador, Nassim Hara.

"Quando eu e minhas irmãs entramos no negócio, sentimos a necessidade de reinventar e reposicionar a marca. Abrimos a primeira loja em 2006, deixando de estar em hipermercados, e avaliamos que a expansão deu muito certo", diz Chayo.

Outro objetivo é criar nos próximos anos até oito lojas-conceito, como a localizada hoje na rua Oscar Freire, em São Paulo, com 200 m². Os locais ainda estão em estudo.

O valor dos investimentos não é divulgado pela Hope.

Empresa lança leitor de cartão de crédito para pequena empresa
A Akatus, empresa que oferece meios de pagamentos eletrônicos, lançou um leitor de cartões de crédito para microempreendedores que é conectado a um smartphone para efetuar as vendas.

O produto é focado em vendedores e prestadores de serviço das classes C e D, como consultores de cosméticos, donos de barracas de lanche e taxistas.

"Nosso objetivo é oferecer uma solução para casos em que não faz sentido pagar aluguel de máquinas de cartão, já que o volume de transações é pequeno", diz o CEO da Akatus, Marcos Bueno.

"A ideia é que o pequeno empreendedor nunca mais perca uma venda por falta de opção de pagamento."

Além do leitor, a empresa lançou um cartão pré-pago com a bandeira Mastercard, que pode ser usado em compras mesmo sem que o usuário tenha conta em banco.

A medida auxilia o trabalhador informal, segundo Bueno, por não precisar comprovar renda, e permite que o microempreendedor separe sua conta pessoal com as rendas do negócio.

A Akatus tem 80 mil usuários e viabilizou 1,5 milhão de transações em um ano de existência.

A empresa teve investimento do Fundo Chase Equity, de Charles Martins, do Grupo Multi (das redes Wizard, Yázigi e Skill).

NO RASTRO
A Zatix Tecnologia, empresa resultante da associação da Omnilink, Graber e Teletrim, está lançando a plataforma telemática Linker, que unifica o rastreamento, a gestão de frotas e a recuperação de veículos.

A ferramenta facilita o planejamento e o acompanhamento de frotas: "Ela reduz o desperdício de combustível e aumenta a vida útil do veículo", diz o presidente da empresa, Cilineu Nunes.

"O lançamento é uma aposta nossa para elevar as vendas em 30% no curto prazo."

Bons... A Energisa Soluções, braço do Grupo Energisa para construção e gestão de ativos elétricos, começou a operar em um novo setor. Agora a empresa está também no ramo de operação e manutenção de parques eólicos, além de iluminação pública.

...ventos A companhia já atuava nos setores industrial, hidrelétrico e de transmissão e distribuição de energia. No primeiro trimestre deste ano, o lucro líquido consolidado da empresa ultrapassou a casa dos R$ 80 milhões.

Reunião... O ministro da Fazenda, Guido Mantega, desembarca na manhã de hoje em São Paulo para um encontro com o governador do Estado, Geraldo Alckmin.

...fiscal Entre os temas que serão discutidos durante o encontro está a reforma do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Sem economês... A seguradora Mongeral Aegon está lançando um portal de relacionamento (Eu Planejo 360°) para tratar de uma forma descomplicada o tema sobre finanças pessoais.

Venda... A Castelo Alimentos vai começar a exportar seus produtos para o Chile e para a República Dominicana. As vendas externas da empresa representaram 2,5% da receita líquida no ano passado. A previsão é que esse percentual se mantenha em 2013.

...latina Com os dois novos destinos, a marca estará em 15 países. Para este ano, a companhia prevê atingir uma produção de aproximadamente 72 milhões de litros de vinagres -cerca de 2,5% superior na comparação com 2012.

Corredor... O governo do Paraná e a Alcopar (associação de produtores de bioenergia) assinaram um termo para investir R$ 300 milhões em melhorias de estradas rurais, rodovias e acessos.

...moderno O objetivo é reformular os corredores usados por caminhões que escoam cana-de-açúcar, evitando a passagem por dentro de cidades e interligando vias até os portos.

Nova praça A carioca Vitalatte, que fabrica queijos, irá comercializar seus produtos também em São Paulo.

Nenhum comentário: