segunda-feira, maio 27, 2013

GATO ESCALDADO - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 27/05

O conselho de contribuintes do Rio de Janeiro decidirá em junho quem deve pagar a conta por ligações clandestinas de luz nos bairros da cidade: se a Light, que distribui a energia, ou o governo do Estado. O total da ação passa de R$ 1 bilhão.

GATO 2
O governo quer empurrar o pepino para a Light, obrigando a empresa a pagar ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias) sobre os quilowatts desviados pelos "gatos" instalados por moradores, que "roubam" a energia dos vizinhos para não pagar por ela. Já a empresa acha que a obrigação de fiscalizar as ligações clandestinas é do Estado, que deve então ficar com o prejuízo. E diz que não pode desembolsar o dinheiro, já que nada recebe pela energia desviada.

FRONTEIRA
Em sua defesa, a Light afirma que, ao cobrar o ICMS dos "gatos", o governo faz o equivalente a cobrar impostos de uma loja que teve seus vestidos roubados numa vitrine. A decisão pode reabrir debate em SP, onde cobrança semelhante do governo foi suspensa pela Justiça.

PUXADINHO
A Geo Eventos, empresa das Organizações Globo que produz shows, vai trocar sua sede de três andares nos Jardins pelo mezanino da editora Globo, no Jaguaré. Na semana passada, a companhia demitiu mais de 40 pessoas, cerca de metade de seu quadro funcional.

PUXADINHO 2
E a Geo pode transferir a realização do festival de música Lollapalooza, que vai até 2015, para a gravadora Som Livre, também da Globo, caso tenha problema para realizar o evento.

ALÉM DO RISO
O humorista Fábio Porchat (Porta dos Fundos) fechou contrato com a produtora Mixer e vai rodar ainda neste ano o filme "Um Homem entre Abelhas".

No drama, Porchat, que também assina o roteiro, será um homem que se isola do mundo. Ian SBF vai dirigir.

UM BRINDE
São Paulo terá dois voos semanais diretos para Mendoza, na Argentina, a partir de setembro. A ideia é atrair turistas brasileiros para a rota do vinho. A província se compromete a garantir 20% dos assentos. Outros 60% serão bloqueados por um pool de operadoras do Brasil, para que ofereçam a clientes. O restante será comercializado pela Aerolíneas Argentinas.

VENHAM TODOS
De olho também nos turistas brasileiros, que têm gasto dólares e mais dólares no exterior, a Cubana de Aviación já anunciou um voo semanal direto para Havana, em Cuba, a partir de julho.

À PROCURA
Bruna Lombardi lança campanha na internet para encontrar atores para seu novo longa, "Amor em Sampa", com direção de Carlos Alberto Riccelli. Os candidatos poderão se inscrever na página da comédia no Facebook.

EU PARCELO
O financiamento para a compra de imóveis usados em SP cresceu 28,8% no primeiro trimestre, segundo pesquisa da administradora Lello. O total de casas e apartamentos negociados com empréstimo bancário foi de 58%, contra 45% no mesmo período de 2012.

É IMPOSSÍVEL SER FELIZ SOZINHO
José Maurício Machline, idealizador do Prêmio da Música Brasileira, organizou em sua casa, no Rio, um sarau com artistas que vão participar do evento, a ser realizado no próximo dia 12, no Theatro Municipal carioca. Os cantores João Bosco, Leila Pinheiro, Zé Renato e Zélia Duncan, o cenógrafo Gringo Cardia e os atores Marisa Orth e Murilo Rosa, com sua mulher, a modelo Fernanda Tavares, participaram. A 24ª edição da premiação vai homenagear Tom Jobim.

CURTO-CIRCUITO
O cônsul-geral de Israel em SP, Ilan Sztulman, recebe hoje a medalha Anchieta e o diploma de gratidão da cidade de São Paulo. A homenagem foi proposta pelo vereador Floriano Pesaro (PSDB-SP). Às 19 horas, na Câmara Municipal.

O Vivo EnCena, com gestão de Marcelo Romoff e curadoria de Expedito Araujo, recebe hoje homenagem no Prêmio Aplauso Brasil, em SP.

Fechado para a montagem da exposição "Crisálidas", da fotógrafa Madalena Schwartz, o Centro da Diversidade, na estação República do metrô, vai reabrir nesta quinta.

Nenhum comentário: