segunda-feira, maio 27, 2013

Efeito Barroso - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 27/05

A cúpula do PMDB no Senado estuda propor emenda constitucional impondo prazos para que o presidente da República indique membros do Supremo Tribunal Federal. A ideia, discutida com advogados, é que, caso a escolha não seja feita em 30 dias pelo presidente, o Senado teria dez dias para indicar alguém para uma vaga aberta. Dilma Rousseff demorou seis meses para definir o nome do advogado constitucionalista Luís Roberto Barroso como substituto de Carlos Ayres Britto.

Onde pega A justificativa é que, sem o time completo, os demais ministros do Supremo ficam sobrecarregados e a pauta acaba travada.

2014... Silas Malafaia, um dos responsáveis por colar em Dilma a defesa do aborto durante a campanha de 2010, promete voltar à carga no ano que vem graças à indicação de Barroso para o Supremo.

... é aqui "Quando ela escolhe um cara desses, que apoia o aborto e vai contra valores que são tão caros a mim, ela está me dizendo: essa é a sinalização de ministro que você acha bom?", afirma.

Troco Ele diz ainda que na eleição terá o "direito'' de se manifestar contra a candidata do PT. "Como posso apoiar alguém que diz estar pensando o oposto de mim?"

Operação... Um dia após o anúncio de que o PMDB havia coletado assinaturas suficientes para a CPI da Petrobras, a estatal divulgou nota, na sexta-feira, anunciando desistência de vender ativos na Argentina. Deputados afirmam que o tema seria um dos objetos da comissão.

...abafa Além da desistência da Petrobras, parlamentares enxergam na antecipação do primeiro leilão do pré-sal para outubro uma estratégia do governo para esvaziar o discurso e evitar a agenda negativa da CPI.

De qualquer jeito Se a CPI for engavetada por Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), peemedebistas garantem que as investigações contra a estatal serão realizadas por uma comissão mista, com senadores e deputados.

Registro Roberto Freire quer oficializar nesta semana a fusão do PPS e do PMN na Justiça Eleitoral. O MD ainda não existe oficialmente.

Sorte Na entrevista em Adis Abeba (Etiópia), no final de semana, a fitinha do Senhor do Bonfim de Dilma se rompeu justamente quando um repórter perguntava sobre os problemas na relação do governo com o PMDB.

Pausa O feriado de quinta-feira deve adiar para a semana que vem a reunião de líderes da oposição na Câmara com o diretor-geral da PF, Leandro Daiello Coimbra, para falar das investigações de boatos sobre o Bolsa Família.

Na base O ex-deputado Celso Russomanno (PRB) confirmou presença na posse de Rogério Hamam (PRB)na pasta de Desenvolvimento Social de SP, amanhã. A cerimônia foi marcada para as 12h e não vai atrapalhar a gravação ao vivo de seu quadro na TV, durante a tarde.

Comigo... A "bolsa anticrack" Cartão Recomeço deve ser uma das estrelas das propagandas estaduais do PSDB que estreiam em junho.

...não tá Geraldo Alckmin vem martelando que o governo federal é responsável pelo aumento do tráfico de drogas porque faz o policiamento das fronteiras.

Caipira Na semana passada, a sigla decidiu fazer comerciais diferentes para cada região do Estado. Serão mostradas na TV obras viárias, leitos de hospitais inaugurados e "vitrines" da gestão como unidades do Poupatempo e Fatecs de cada local.

com ANDRÉIA SADI e LUIZA BANDEIRA

tiroteio
"Esse boato foi uma jogada de marketing para promover a reestreia de um programa que, envelhecido, precisava se reapresentar."
DO SENADOR JOSÉ AGRIPINO MAIA (RN), presidente do DEM, sobre a revelação de que a Caixa liberou pagamentos do Bolsa Família um dia antes dos boatos.

contraponto


Unidos venceremos
O plenário da Câmara discutia, na semana passada, uma emenda à Lei da Política Nacional de Drogas que retirava a determinação de incluir frases e imagens de advertência nos rótulos de bebidas alcoólicas.

O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) defendeu a manutenção dos comunicados. Foi quando o deputado Costa Ferreira (PSC-MA), adversário ferrenho das propostas de direitos homossexuais defendidos por Jean, exclamou:

--Enfim vamos votar juntos, Jean! Não estamos assim tão distantes em tudo...

Apesar da união de opostos, a medida foi aprovada.

Nenhum comentário: