domingo, maio 05, 2013

De volta à ribalta - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 05/05

Absolvido no mensalão, Duda Mendonça comemora o fato de o Ministério Público não ter recorrido: "É como se estivesse acordando de um pesadelo". Cotado para a eventual campanha de Eduardo Campos (PSB), o marqueteiro de Lula em 2002 diz não haver nada fechado, mas vê no governador de Pernambuco "uma mistura" do ex-presidente e Dilma Rousseff: "É um líder carismático e, ao mesmo tempo, administrador sério. Saberá tocar projetos de ambos se chegar a presidente".

Comichão 
O marqueteiro diz que chegou a prometer à família durante o processo que não participaria mais de campanhas políticas, mas confessa que gosta de desafios: "Transformar conceitos em mensagens de TV que arrepiam as pessoas".

Para depois 
Antes de fechar com campanhas políticas, porém, Duda quer aproveitar os próximos três meses para organizar a vida e pagar as dívidas que acumulou enquanto teve seus bens indisponíveis pela Justiça.

Contra... 
Enquanto não anuncia oficialmente se será ou não candidato a presidente nem define a saída de seus indicados de cargos do governo federal, Eduardo Campos corre para entregar obras em parceria com a União.

... o relógio 
No giro que fez por municípios do sertão atingidos pela seca, o governador assinou convênio com o Ministério da Integração, comandado por seu afilhado Fernando Bezerra, para a construção de mil barragens.

Assim, não 
A ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) vai aproveitar depoimento que dará na Comissão de Agricultura da Câmara, quarta-feira, para criticar a postura da Funai na questão da demarcação de terras indígenas.

Tribos 
Gleisi dirá que a posição do órgão não é majoritária no governo. Deve aproveitar para explicitar qual será a diretriz depois da troca no comando da Funai.

Mapa 
O PSD, de Gilberto Kassab, deve lançar candidato próprio em oito Estados. Nos demais, a tendência é de apoio majoritário ao PT.

Prioridade 
Um dos palanques nos quais Kassab e Dilma Rousseff estão pessoalmente empenhados num acordo é o de Santa Catarina. Ambos trabalham para composição entre o governador Raimundo Colombo (PSD) e a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais).

Histórico 
O problema é que Colombo foi lançado na política por Jorge Bornhausen, adversário do PT. O filho do ex-senador, Paulo Bornhausen, é secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado e já avisou que não dividirá palanque com petistas.

Gerais 1 
Kassab foi avisado, durante sua passagem pela Expozebu, na quinta-feira, de que haverá resistência no partido caso tente repetir a intervenção de 2012 para dar o tempo de TV ao candidato do PT, Fernando Pimentel.

Gerais 2 
A tendência da maioria do PSD mineiro é apoiar Aécio Neves para presidente e compor a chapa com o PSDB ao governo. Em troca, os tucanos acenam com uma das três vagas majoritárias na chapa para o partido.

Enfim 
Guilherme Afif deve receber convite formal de Dilma para assumir o Ministério da Micro e Pequena Empresa amanhã, na posse de Rogério Amato para novo mandato à frente da Associação Comercial de São Paulo.

Quebra-cabeças 
Para a composição da nova executiva tucana em São Paulo, a ser eleita hoje, só faltava acertar o secretário-geral, braço operacional do partido. O mais cotado até a noite de sexta-feira era o secretário Bruno Covas (Meio Ambiente).

Tiroteio
"Essa análise é atrofiada. Não sou deputado. A bola está com a Câmara, e eu não posso passar por cima do Arlindo Chinaglia."

DE EDUARDO BRAGA (PMDB-AM), relator da medida provisória dos portos, rechaçando que seja responsável por uma eventual derrota do projeto.

Contraponto

De cátedra
Durante debate após a pré-estreia do filme "O Brasil deu certo - E agora?" na quinta-feira, no Itaú Cultural, em São Paulo, o ex-ministro Maílson da Nóbrega disse que Dilma Rousseff deveria ter ouvido mais Antonio Palocci, ex-titular da Fazenda e da Casa Civil, quanto à condução da política econômica no combate à inflação:

--Ele disse: Queremos cometer erros novos, não os mesmos'. Mas eles estão repetindo os erros de antes.

Antes de encerrar, Maílson pegou o microfone de volta e fez um adendo, que provocou risadas na plateia:

--Eu sei porque alguns deles fui eu mesmo que cometi.

Nenhum comentário: