domingo, maio 05, 2013

Com a pulga atrás da orelha - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 05/05

O comando da candidatura presidencial de Aécio Neves (PSDB) está ressabiado com o governador Eduardo Campos, nome do PSB ao Planalto. Acha estranhos os furos do socialista. Eduardo não foi à Conferência do PPS, ao 1º de Maio da Força Sindical e à tradicional Expozebu. Segundo os tucanos, se quer ser candidato mesmo, o socialista “não pode fugir da realidade o tempo todo”.

Luta de poder no Judiciário
Além do ministro do STF, a presidente Dilma tem uma série de listas pendentes para escolher desembargadores dos TRFs, TSTs, TREs e, ainda, três vagas de ministros do STJ. Para o lugar de Teori Zavaski, promovido ao STF, disputam Ítalo Mendes, primo do ministro do Gilmar Mendes (STF), e Néfi Cordeiro, apoiado pelo presidente do STJ, Felix Fischer. Para a vaga de César Ásfor Rocha, concorrem Francisco Xavier Filho, com apoio do presidente da Câmara, Henrique Alves; e Mauro Renner, do governador Tarso Genro (RS). Para o lugar de Massami Uyeda, Paulo Dias Ribeiro tem o apoio do presidente do TJ de São Paulo, Ivan Sartori, e do empresariado paulista.

“Colocar em votação um projeto que criminaliza a‘heterofobiá é chamar os movimentos sociais de novo para a briga”
Chico Alencar
Deputado Federal (PSOL-RJ), sobre o viés provocador da pauta da Comissão de Direitos Humanos, anunciada pelo seu presidente Marco Feliciano (PSC-SP)

Colocando banca
O ex-ministro Márcio Thomaz Bastos (Justiça) se associou ao advogado Pierpaolo Bottini, defensor do Professor Luizinho no mensalão e que já advogou para Gilberto Kassab e Fausto De Sanctis. Eles abriram um braço do escritório em Brasília.

Via crucis
O ministro Luiz Fux, do STF, percorreu os gabinetes dos colegas nas últimas semanas para se explicar. Fez questão de falar de sua relação com o ex-chefe da Casa Civil José Dirceu, que contou que Fux tinha se comprometido a absolver os petistas no mensalão. E também sobre o julgamento de processos em que sua filha Marianna atuou como advogada.

Com o pé na estrada
A presidente Dilma decidiu sair do gabinete. Ela fez o triplo de viagens em abril em comparação ao mesmo período do ano passado. A presidente fazia duas cerimônias no Planalto por semana, substituídas agora por palanques nos estados.

Nova batalha pelo Código Florestal
Dos 3.172 vetos que estão na fila para serem votados no Congresso, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), entendeu que 1.478 caducaram e que 1.649 estão pendentes de votação. Dentre eles, o Código Florestal e o Fator Previdenciário. Renan quer votar em bloco os não polêmicos, e, na semana que vem, os partidos escolhem os que querem votar separadamente.

Baixa na AGU
O consultor-geral da União, Arnaldo Godoy, deve pedir demissão esta semana. A sindicância da AGU que apura seu envolvimento na Operação Porto Seguro vai pedir abertura de processo disciplinar. Godoy se antecipa à decisão.

No conchavo
Se tudo ocorrer como o combinado, o Movimento PT formaliza hoje seu apoio à reeleição de Rui Falcão (da Construindo um Novo Brasil) para a presidência do PT. Mas a tendência quer mais espaço no Diretório Nacional e na Executiva.

SEGUNDO O DEPUTADO MIRO TEIXEIRA (PDT-RJ), o Brasil vive um bipresidencialismo: “Dilma e Lula conversam a toda hora sobre como administrar o país.”

Nenhum comentário: