quinta-feira, maio 30, 2013

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“O resultado é isso: um PIB baixíssimo, preocupante”
Líder do PSDB, deputado Carlos Sampaio (SP), sobre possível volta da inflação


PA: LULA CONSTRANGE O PT AO APOIAR FILHO DE JADER

O ex-presidente Lula pressiona o PT do Pará a apoiar Helder Barbalho para o governo estadual, no próximo ano. Ele é filho do deputado Jader Barbalho (PMDB), cuja ficha na política é marcada por inúmeras denúncias por corrupções, algemas e condenações. O PT do Pará resiste, lembrando inclusive o erro cometido no Recife em 2010, quando a interferência de Lula resultou no esfacelamento do partido.

VAI TOPAR

Apesar da resistência, o ex-presidente Lula manda tanto no partido que o apoio ao filho de Jader, mesmo envergonhado, deve ser confirmado.

DEU NO QUE DEU

No Recife, a manobra de Lula favoreceu a vitória do candidato do governador Eduardo Campos (PSB), que depois deu as costas ao PT.

VELHO CONHECIDO

Deputado federal, Jader Barbalho é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) em quatro processos, de falsidade ideológica à formação de quadrilha.

RIO À BEÇA

Conhecido pelas gafes nos improvisos, o vice-presidente dos EUA, Joe Biden, poderá ser a alma da festa com o governador Cabral no Rio.

PT CRIA CASO PARA TENTAR SE ‘LIBERTAR’ DO PMDB

A insatisfação do PMDB com o PT é correspondida em idêntica intensidade. O partido de Lula continua inconformado com o fato de o PMDB presidir o Senado e a Câmara dos Deputados, o que para eles torna o governo “refém” do senador Renan Calheiros (AL) e do deputado Henrique Alves (RN). “Nós queremos tudo”, diz um dirigente petista, sobre a ocupação dos cargos mais importantes da República.

COMPETENTES

Para o Planalto, Henrique Alves não “controla” governistas da Câmara, mas Renan Calheiros e José Sarney seguram a onda no Senado.

TÁ FEIA A COISA

As divergências entre PT e PMDB são ainda mais graves em pelo menos doze Estados, o que está minando as relações dos partidos.

SE A MODA PEGA...

Depois da Venezuela, agora é a Bolívia ameaçada de ficar sem papel higiênico. A estatal Papelbol não dá conta e poderá importar o produto.

ESTÍMULO

A fim de ganhar adesão para criar a CPI das Loterias, Garotinho (PR-RJ) disponibiliza na página da liderança do PR o nome dos deputados que assinaram pela investigação de denúncias de lavagem de dinheiro.

ELE NÃO SABIA

O ministro Joaquim Barbosa não sabia que havia duas advogadas grávidas aguardando para fazer sustação oral, em casos apreciados no Conselho Nacional de Justiça, terça, por isso não lhes deu preferência.

EM ATRITO

Andam estremecidas as relações do vice Michel Temer com o líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ), que surfa na onda dos descontentes na Câmara para tentar pôr o governo “de joelhos”.

NEM PENSAR

Amigos de Ricardo Teixeira afirmam que ele jamais apoiaria Andrés Sanches. “Se ele quiser apoiar algum candidato à presidência da CBF, certamente é Marco Polo Del Nero”, diz um amigo íntimo do ex-cartola.

EMBAIXADOR EM OTAWA

O governo do Canadá concedeu agrément, ontem, ao futuro embaixador do Brasil naquele país, Pedro Fernando Brêtas Bastos, cuja sabatina no Senado deve ser no início do segundo semestre.

RODA PRESA

O PT gaúcho ri à toa: a Ford terá de indenizar o Rio Grande do Sul em R$ 162 milhões por cancelar o contrato de instalação de fábrica em 1998. A montadora na verdade foi enxotada do Estado pelo governo petista, não sem antes pegar parte do empréstimo do Banrisul.

SÓ NA COSTURA

Em busca de palanques, o governador de Pernambuco e presidenciável Eduardo Campos (PSB) quer lançar o senador Antônio Carlos Valadares ou seu filho, deputado Valadares Filho, candidato ao governo de Sergipe.

JORNADA ONCOLÓGICA

O Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês promoverá no dia 8 em Brasília a primeira Jornada Oncológica Multidisciplinar com especialistas como Paulo Hoff, Artur Katz, Raul Cutait, Sergio Nahas, Alfredo Barros, além de Luis Souhami, do Montreal General Hospital.

NOVO SLOGAN

Antes foi a saúva para o escritor Mário de Andrade, em Macunaíma. Agora, ou o Brasil acaba com a violência ou ela acaba com o Brasil.


PODER SEM PUDOR

O rei nu

Discreto e comedido, o jurista Seabra Fagundes, ministro da Justiça do presidente Café Filho, revelou certa vez os detalhes do momento em que foi convidado para o posto: os tanques do general Lott cercavam o apartamento de Café, no Posto 6, no Rio, e a ante-sala estava cheia de líderes da UDN, quando Seabra ouve um chamado lá de dentro:
- Oh! Miguel, vem cá.
Seabra descreveu a cena:
- Ao entrar no quarto, deparei-me com uma cena insólita: naquele sufoco todo, Café esquecera de vestir-se. Estava simplesmente nu.

Nenhum comentário: