quarta-feira, abril 03, 2013

Fique à vontade - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 03/04

Dilma Rousseff deve aproveitar a ida à Associação Comercial de São Paulo, no dia 29, para formalizar o convite para Guilherme Afif assumir a nova pasta da Micro e Pequena Empresa, último ato da reforma ministerial. Afif diz a interlocutores que está numa "sinuca de bico" depois que Gilberto Kassab desvinculou a indicação do apoio do PSD ao governo. O ex-prefeito, porém, dá sinais a aliados de que aprova a escolha: "Será um gesto de inteligência política da presidente".

Quem pisca No governo paulista, a ordem é esperar. Embora Geraldo Alckmin tenha em mãos um parecer jurídico sobre eventual afastamento do vice, não quer ser acusado de "expulsar'' Afif. "A iniciativa é dele, não de Alckmin", diz um secretário.

Quem sabe Depois de sucessivas tentativas, sem sucesso, de indicar um ministro, o líder do PTB no Senado, Gim Argello (DF), vai pedir o Ministério da Integração Nacional, hoje sob comando do PSB de Eduardo Campos.

Nada feito Argello será recebido nos próximos dias, mas a oferta no Planalto continua sendo a de uma estatal. Uma possibilidade é a vice-presidência do Banco do Brasil, vaga com a ida de César Borges para os Transportes.

Saudade Após a posse de Borges, hoje, Dilma segue para encontro com o ex-presidente Lula, em São Paulo.

É comigo? Dilma passou toda a fala de Eduardo Campos na reunião de ontem, em Fortaleza, de costas para o pernambucano, conversando com Cid Gomes (CE). Nem nas vezes em que foi chamada pelo nome a presidente se virou para olhar para o aliado.

Lá e cá O pessebista propôs desoneração do PIS/Cofins para companhias estaduais de saneamento, mas Dilma disse preferir desconto na conta de água. Aliados de Campos argumentam que a negativa reforça o discurso da asfixia de Estados e municípios que ele tem repetido.

Efeito colateral Os governadores do Nordeste demonstraram preocupação com o Abril Vermelho, mês de protestos do MST. Eles entendem que, com a seca, o movimento deverá intensificar as ações, principalmente em Alagoas e Pernambuco.

Pessoa jurídica A Rede ingressou com mandado de segurança na Justiça Federal para obter imediatamente seu CNPJ. Os "sonháticos" foram surpreendidos por uma instrução da Receita Federal que condiciona o cadastro da legenda de Marina Silva à obtenção das 500 mil assinaturas para registro no TSE.

Vaquinha Antes de avaliar o pedido de liminar, a juíza responsável pelo caso quis ouvir as razões do governo. Sem CNPJ, a nova sigla não pode alugar imóveis e terá dificuldade para efetuar despesas. Os gastos, por ora, são cobertos por colaboradores.

*Gincan*a Na corrida para se viabilizar até outubro, a Rede impôs metas a seus 6.800 mobilizadores. Cada um terá de entregar 30 novos apoios em postos móveis até domingo. A campanha é chamada "Eu sou mais 30".

Rebelião Partidos da base aliada se articulam na Câmara por uma CPI para investigar operações da Petrobras, como a compra de refinaria em Pasadena (EUA). O PMDB, que perdeu a diretoria internacional da estatal, pilota a iniciativa nos bastidores, com apoio de PR, PSC e PP.

Visita à Folha Benoit d'Iribarne, presidente do grupo Saint-Gobain do Brasil, visitou ontem a Folha. Estava com Carlos William Ferreira, diretor de assuntos corporativos, Meglen Ribeiro Ferraz, coordenadora de comunicação, e José Rubens Pontes, assessor de comunicação.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio
"Haddad criou um Conselhão de compadres, pois trata como inimigos os que discordam dele. Mas democracia pressupõe debate."
DE MIGUEL TORRES, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de SP, criticando o fato de a entidade ter sido excluída do colegiado recém-instalado pelo prefeito.

contraponto


Rir para não chorar


Na reunião de ontem com Dilma Rousseff, governadores do Nordeste faziam relatos da seca em seus Estados quando Teotonio Vilela (PSDB) disse que, no interior de Alagoas, há cidades nas quais "as galinhas chegam a por ovos sem nunca terem visto chuva". Ante o espanto geral, explicou que uma galinha põe ovos depois de cinco meses, e há locais onde não chove há dois anos.

-O prefeito de Jacaré dos Homens me disse que, se cair uma chuva repentina, uma galinha dessas pode morrer de infarto, sem saber o que está acontecendo...

Nem a gravidade do tema evitou gargalhada geral.

Nenhum comentário: