terça-feira, abril 23, 2013

AINDA NO BERÇO - MÔNICA BERGAMO


FOLHA DE SP - 23/04

O poderoso fundo de previdência dos servidores do Poder Judiciário já nasce com dívida: os R$ 25 milhões que a União vai aportar na entidade terão que ser devolvidos depois que ele começar a funcionar.

CASA PRÓPRIA
Os recursos iniciais emprestados pela União servirão para a instalação de uma sede, a contratação de corpo técnico e reserva financeira. O grande desafio será convencer os servidores que estão ingressando na carreira a aderir à sua previdência complementar.

NADA A RECEBER
Nomeado por Joaquim Barbosa, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), para presidir o conselho deliberativo do fundo, Wellington Geraldo Silva, secretário de comunicação da corte, deve abrir mão dos vencimentos que receberia. São R$ 2.800, ou o equivalente a 10% do que os executivos da instituição devem ganhar.

TURMA
Além de Barbosa, pelo STF, também os presidentes do STJ (Superior Tribunal de Justiça), do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), do TST (Tribunal Superior do Trabalho) e do TJ (Tribunal de Justiça) do Distrito Federal indicaram representantes para o conselho do fundo.

CAIU NA REDE
Os cineastas que preparam abaixo-assinado contra as mudanças que a ministra Marta Suplicy, da Cultura, está fazendo na Cinemateca Brasileira colocaram o documento na página da Avaaz, ONG que organiza campanhas pela internet. Mais de 20 funcionários já foram demitidos.

CAIU NA REDE 2
Além de Lygia Fagundes Telles, Antonio Candido, Hector Babenco, Fernando Meirelles, André Klotzel e Luiz Carlos Barreto, já aderiram a atriz Betty Faria, o músico Arrigo Barnabé e cineastas como Sérgio Rezende, Tata Amaral, Lucia Murat, Alain Fresnot, Beto Brant e Eduardo Escorel.

DOCE...
Palmirinha Onofre, 81, que ensina receitas na TV, vai levar sua expertise para escolas do Centro Paula Souza, do governo de SP. O projeto Alimentando um Sonho terá 36 teleaulas da culinarista, num curso de três meses. A ideia é mostrar como se alimentar bem e como preparar receitas para vender e incrementar a renda. "Vou ensinar a cozinhar e a ganhar um dinheirinho", diz a apresentadora do canal Bem Simples, da Fox.

...DE LARANJA
A primeira-dama Lu Alckmin segue de perto a carreira e é fã de Palmirinha, segundo a própria. "Nos conhecemos numa campanha de vacinação contra a gripe no ano passado e fizemos uma amizade." Palmirinha, que é madrinha de um concurso gastronômico do governo, diz que Geraldo Alckmin (PSDB-SP) é maravilhoso. "Já mandei um doce de laranja para ele, que adorou."

PERGUNTA
Um depoimento em vídeo do ex-delegado de polícia e ex-agente do SNI Cláudio Guerra, gravado ontem, será exibido às 11h de hoje, em reunião da Comissão da Verdade da Câmara Municipal de São Paulo.

RESPOSTA
Guerra detalhou episódios da ditadura e apontou nomes de pessoas envolvidas na repressão na cidade. "O conteúdo é forte e revelador", diz o vereador Gilberto Natalini (PV), presidente da comissão, que afirma ter feito mais de 40 perguntas a ele.

FIM DE FESTA
Criolo, Emicida, Tulipa Ruiz, Curumin, Kamau e as bandas Metá Metá e Instituto se apresentarão na noite de encerramento das atividades do Studio SP, no próximo dia 2.

O show será gravado e fará parte do documentário sobre a casa dirigido pela atriz Leandra Leal.

DO BEM
O nadador Cesar Cielo posou para a campanha Modelos de Vida, no estúdio do fotógrafo Bob Wolfenson, em SP. O projeto visa propagar mensagens de inspiração, diversidade e inclusão. O iatista Torben Grael, o rapper MV Bill e o chef Rodrigo Oliveira também participam.

CASOS DE FAMÍLIA
A atriz Renata Sorrah estreou a peça "Esta Criança" na sexta, ao lado de Ranieri Gonzalez, Giovana Soar e Edson Rocha, da Cia Brasileira de Teatro. A atriz Bárbara Paz, com o marido, o cineasta Hector Babenco, e o ator Paulo Azevedo estiveram na plateia do espetáculo, no Sesc Vila Mariana.

SENHORITA NEGRINI
A atriz Alessandra Negrini entrou em cartaz com a montagem teatral "A Propósito de Senhorita Júlia" no Centro Cultural Banco do Brasil, ao lado de Eucir de Souza e Dani Dornellas. O diretor da peça, Walter Lima Jr., e a atriz Domingas Person foram à sessão para convidados na sexta.

CURTO-CIRCUITO
O arquiteto Héctor Vigliecca autografa "Hipóteses do Real", às 19h, na Livraria da Vila do Jardins.

Marina Person, Bento Ribeiro e Caco Galhardo debatem entretenimento na internet, às 19h30, no CCBB, no centro.

A Stella Artois lança o projeto #13Noir, com cenas de 13 atores, como Bruno Gagliasso e Laura Neiva, às 20h, no JK Iguatemi.

A Studio3 apresenta o espetáculo de dança "Permeados", hoje, às 21h, no teatro Geo. Livre.

O autor britânico Lars Iyer irá à Flica (Feira Literária Internacional de Cachoeira), na Bahia, em outubro.

Nenhum comentário: