sexta-feira, março 22, 2013

Turma do barulho - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 22/03

Apesar de rechaçar o papel de candidato à Presidência de oposição ao PT, Eduardo Campos tem articulado com alguns dos mais combativos adversários do partido de Dilma Rousseff e Lula. O encontro secreto com José Serra em São Paulo, na semana passada, foi costurado por Jorge Bornhausen. Dias antes, o governador de Pernambuco já havia se reunido com Roberto Jefferson (PTB), delator do mensalão. Na conversa, Campos disse que definirá sua candidatura em setembro.

Fica assim De Jefferson, Campos ouviu que o PTB está aberto para conversar sobre 2014 e que o senador Armando Monteiro (PE) é o principal "advogado'' de sua candidatura dentro da sigla.

Origem Diante da reação petista à conversa com Serra, aliados de Campos lembram que o avô do pessebista, Miguel Arraes, então prefeito do Recife, ajudou a eleição do tucano para a presidência da UNE, nos anos 60.

Servida? O pernambucano vai reduzir o ritmo de sua costura política. Na segunda-feira, receberá Dilma para um almoço em sua casa, no intervalo da agenda que cumprirão juntos no Estado.

Vale a pena... Tucanos preveem que a tensão no PSDB persistirá até maio, quando Aécio Neves deve assumir o comando da sigla. Embora seja consensual a necessidade de ceder espaço na direção a Serra, a decisão do ex-governador sobre seu futuro político só se dará no prazo limite.

... ver de novo "A tradição é essa, mas, ao contrário de 2006 e 2010, só há um candidato. Aécio precisa virar a página", opina um grão-tucano.

Mãos à obra Candidato à reeleição, Geraldo Alckmin decidiu conferir pessoalmente o andamento das obras viárias que prometeu na campanha. De capacete, subiu em máquinas escavadeiras no início da construção do Rodoanel Norte. Ontem, lançou viga de ponte na Tamoios.

DNA O QG de Fernando Haddad anotou: o único vereador da base do prefeito que não votou o projeto da inspeção veicular foi Jair Tatto (PT). Ele é irmão de Arselino, líder do governo, e Jilmar, secretário de Transportes.

Da casa Manoel Dias, novo ministro do Trabalho, escolheu a Força Sindical para inaugurar seu primeiro périplo pelas centrais. Irá à sede da entidade na terça-feira.

Greve A Força não assinou nota da bancada dos trabalhadores no CRT (Conselho de Relações do Trabalho) em apoio à permanência de Manoel Messias, da CUT, na secretaria do Trabalho. Dias mantém decisão de trocá-lo.

A prazo Pedetistas afirmam que Aloizio Mercadante (Educação) trabalhou pela mudança do ministro do Trabalho em troca de apoio à sua eventual candidatura ao governo de São Paulo. Segundo dirigentes, o ministro está em total sintonia com o presidente do partido, Carlos Lupi.

Revanche Dirigentes das centrais sindicais festejavam ontem cinco alterações acordadas na MP dos Portos. Um deles lembrou que Gleisi Hoffmann (Casa Civil) havia dito que não mexeria "uma vírgula" no texto.

Pelo ar Após o cerco às divisas territoriais, a operação conjunta dos governos paulista e federal contra o crime organizado chegou esta semana aos aeroportos e pistas de pouso clandestinas que são suspeitas de uso pelo narcotráfico na região oeste do Estado. A blitz tem respaldo da PF e da Anac.

Bem na fita O desempenho do ex-senador do PR Cesar Borges (BA) na vice-presidência de governo do Banco do Brasil tem sido elogiado no Palácio da Alvorada.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio
"Haddad está se mostrando um verdadeiro predador do meio ambiente. Agora, só falta ele tentar acabar com o rodízio de veículos."
DO VEREADOR GILBERTO NATALINI (PV), sobre a aprovação de projeto do prefeito que flexibiliza as regras da inspeção veicular em São Paulo.

contraponto


Ordem dos fatores


Fernando Haddad fazia doutorado em filosofia na USP nos anos 90 e estudava "Economia e Sociedade", de Max Weber. O livro, de mais de 500 páginas, estava cheio de anotações. Um dia, ele ligou para a mulher, Ana Estela:

-Roubaram meu livro do Weber!

Estela, na hora, achou o furto inusitado:

-Quem iria roubar um livro do Weber? Onde estava?

-No carro.... - lamentou-se o doutorando.

-Mas levaram o carro? -alarmou-se a mulher.

- Também... - respondeu Haddad, muito mais pesaroso por perder as anotações do que o veículo da família.

Nenhum comentário: