quinta-feira, março 21, 2013

SALA AO LADO - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 21/03

A Prefeitura de SP reúne hoje representantes de cinco sindicatos ligados à educação para discutir o que considera um dos principais problemas da rede municipal: a falta de professores justificada por motivos de saúde. Foram 903 mil ausências no ano passado, numa média de 30 por professor.

SALA 2
O diagnóstico inicial da Secretaria de Educação, comandada por Cesar Callegari, é que os professores, dando aula em mais de uma escola, têm que percorrer distâncias muito grandes entre uma e outra, fazendo com que muitas vezes desistam no meio do caminho. Os sindicatos ficaram inquietos com a divulgação da notícia e querem discutir as alternativas para sanar o problema.

CONSENSO
E a prefeitura pretende adotar o kit anti-homofobia para a rede municipal. A ideia esteve no centro de uma polêmica na eleição do ano passado que envolveu o pastor Silas Malafaia e o então candidato José Serra (PSDB-SP). O tucano atacava o que chamava de "kit gay" em estudo no MEC na gestão de Fernando Haddad (PT-SP). Até que se descobriu que o governo de São Paulo distribuiu aos professores material semelhante quando Serra era governador.

SÍMBOLO
A Unesco convidou o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, para dar uma palestra no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. O evento ocorrerá em San José, na Costa Rica, entre 2 e 4 de maio.

SÍMBOLO 2
E também a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) convidou o ministro para ser um dos palestrantes do congresso internacional da entidade. Em pauta, as relações entre fontes e jornalistas no Judiciário. O encontro está marcado para outubro, no Rio.

MANIFESTO
Carta assinada por mais de 50 cineastas foi enviada ontem à ministra Marta Suplicy, da Cultura, pedindo a permanência de Manoel Rangel na presidência da Ancine. A recondução dele para um terceiro mandato enfrenta resistências. Fernando Meirelles, Hector Babenco, Walter Salles, Selton Mello, Luiz Carlos Barreto, Arnaldo Jabor e Andrucha Waddington endossam o manifesto.

AMIGO DO PEITO
O diretor de TV Nilton Travesso fechou parceria com a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente). Ele assumirá a direção artística do próximo Teleton e desenvolverá plataforma multimídia para a instituição.

DESABROCHANDO
Neta de Gilberto Gil, Flor Gil, 4, entrou para o elenco da Way Models. É a única criança representada pela agência, que cuida da carreira da angel Alessandra Ambrósio. Ela vai estrelar campanha da Versace Kids.

SÓ PRA RETORNAR
O primeiro show aberto ao público do Só Pra Contrariar com Alexandre Pires de volta aos vocais será em 9 de maio, no Jaguariúna Brahma Country Festival.

O grupo retorna com a formação original na turnê "SPC 25 Anos" e tocará na abertura do Campeonato Brasileiro de Montaria em Touros.

REDE À MESA
A chef Bel Coelho, que coleta assinaturas para ajudar na fundação da Rede, novo partido da ex-ministra Marina Silva, planeja fazer jantar no restaurante Dui, nos Jardins, em São Paulo.

A ideia é homenagear Marina e também difundir a campanha para a criação da legenda.

MUDANÇA PROVISÓRIA
Giancarlo Civita assumiu o comando interino do Grupo Abril. Substitui seu pai, Roberto Civita, que está internado no Sírio-Libanês, em São Paulo, recuperando-se de cirurgia abdominal.

ATÉ GERAR O SOM
O fim de semana em São Paulo contou com shows de Djavan, no Credicard Hall, e de Gilberto Gil, no Auditório Ibirapuera

CASAL 20
Fernanda Lima desfilou pela Forum no segundo dia da São Paulo Fashion Week, anteontem. O modelo Rodrigo Hilbert, marido da apresentadora, estava na primeira fila. Também no evento, o estilista Ronaldo Fraga apresentou sua nova coleção. A atriz Lucy Ramos e a produtora Julia Petit circularam pela Bienal.

SÓ NO CARÃO
A top americana Lindsey Wixson foi a homenageada da festa promovida pela grife Ellus, anteontem, no Cine Joia. A modelo Aline Weber circulou pelo clube da Liberdade. A hostess Maria Eugenia Suconic recebeu os convidados.

CURTO-CIRCUITO
O cartunista Angeli, da Folha, assistirá à estreia da peça "Parlapatões Revistam Angeli" no Festival de Teatro de Curitiba, no dia 27.

O Museu da Língua Portuguesa terá entrada gratuita às terças durante três meses, a partir do dia 2.

O Fórum de Cultura e Educação será instalado hoje durante seminário no Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, às 9h30.

Carlos Jereissati Filho promove coquetel em homenagem a Oskar Metsavaht, hoje, no bar Número.

Nenhum comentário: