quinta-feira, março 14, 2013

PELADEIRO IMPORTADO - MÔNICA BERGAMO


FOLHA DE SP - 14/03

Lukhanyo Mjoka, 27, cresceu em um orfanato na Cidade do Cabo. Viveu nas ruas e cometeu furtos até descobrir o futebol. Em 2010, participou de um torneio no Brasil e decidiu se mudar para cá.Hoje, Luke, como é chamado, mora em São Roque (SP) e trabalha como auxiliar de Pupo Fernandes, treinador da seleção brasileira de futebol de rua. Os dois comandam o time que estará no Primeiro Mundialito de Futebol Social, que começa hoje.

O MESTRE SUMIU
Os 60 mil professores da rede municipal de São Paulo faltaram em média 30 dias, cada um, no ano passado. Só de ausências justificadas, por motivo de saúde, foram 903 mil. Muitos ainda se ausentaram da classe mesmo tendo desconto no salário por causa da falta. Os dados são da Secretaria de Educação.

VIAGEM
"É um sintoma de que algo muito grave está acontecendo na rede e precisa ser solucionado", diz o secretário de Educação, Cesar Callegari. Um dos problemas verificados é que muitos professores dão aulas em mais de uma escola, em geral distantes umas das outras. "Alguns chegam a atravessar 40 km, em trânsito engarrafado, para chegar ao segundo colégio em que trabalham", afirma.

DESTINO
A prefeitura vai propor, em reunião com representantes dos 39 municípios da Grande SP, uma "câmara de compensação" para uma "troca" de professores: quem dá aula em São Caetano e em São Paulo, por exemplo, passaria a lecionar só na primeira cidade. E outro professor na mesma situação, mas que mora em São Paulo, só trabalharia em escolas da capital.

EM BRANCO
A capital paulista está hoje em 35º lugar no ranking da Prova Brasil, entre os municípios da Grande São Paulo. Cerca de 28% dos alunos do 5º ano não sabem ler nem escrever direito.

BIBLIOTECA
José Dirceu (PT-SP) pode escrever um livro sobre o mensalão. Título: "Por que Sou Inocente".

O POVO UNIDO
O pastor deputado Marco Feliciano (PSC-SP) lançou abaixo-assinado em apoio à sua permanência na Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Seu site informava que até ontem o manifesto já tinha 232 mil adesões.

VITRINE TUCANA
O ex-deputado Ricardo Montoro (PSDB-SP) vai coordenar o programa Município Verde Azul da Secretaria do Verde. É uma tentativa do governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) de resgatar tucanos desgarrados.

LÁ VAMOS NÓS
E a saga continua: o ator Ariel Goldenberg e sua mulher, Rita Pokk, que têm síndrome de Down e estrelam o longa "Colegas", embarcaram ontem para Los Angeles. Eles vão tentar encontrar o ator Sean Penn, de quem são fãs, para convidá-lo para ver o filme no Brasil.

NO MESMO LUGAR
No aeroporto de Guarulhos, um problema: o diretor de "Colegas", Marcelo Galvão, que viajaria com o casal, descobriu que seu visto para os EUA estava vencido. Ficou no Brasil. Os dois seguiram com outro integrante da equipe do longa.

ADEUS, GLORINHA
Deborah Secco teve que abandonar o elenco da peça "O Casamento", de Nelson Rodrigues, com direção de Johana Albuquerque. "Tô triste, mas a série ['Louco por Elas'] foi estendida até junho, não poderei fazer a Glorinha. Outra atriz vai entrar no meu lugar", diz.

EFEITO SANFONA
E Deborah conta que já recuperou os 12 quilos que havia emagrecido para interpretar uma mulher portadora do vírus HIV no longa "Boa Sorte", da cineasta Carolina Jabor.

DUELO DE ARTISTAS
O SBT vai voltar com o programa "Astros" no dia 1º de abril, um dia antes de a Record estrear o reality show "Got Talent Brasil", com o ex-CQC Rafael Cortez. As duas atrações são do tipo show de calouros e buscam talentos das áreas de música, dança e artes circenses.

Christina Rocha retoma o programa "Casos de Família", no SBT, também no dia 1º de abril, às 17h15.

CARMINHA VOLTOU
Os atores Adriana Esteves, José de Abreu e Júlio Andrade, a cantora Gaby Amarantos e o diretor de TV Ricardo Waddington foram premiados pela Associação Paulista de Críticos de Arte, anteontem, no Sesc Pinheiros. Marília Gabriela e Herson Capri foram os mestres de cerimônia do evento.

Curto-circuito
O jornalista Carlos Costa lança hoje o livro "A Revista no Brasil do Século 19", às 18h30, na Livraria Martins Fontes, na Paulista.

Marcos da Costa toma posse como presidente da OAB-SP, no Anhembi.

A exposição "Passagens", com as últimas fotografias de João Bittar (1951-2011), será aberta às 19h, na Ímã Foto Galeria.

Os Paralamas do Sucesso tocam na festa de 80 anos do Sinditêxtil-SP, às 19h30, no Villa Vérico.

Nenhum comentário: