sábado, março 02, 2013

Para além do PIBinho - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 02/03

Dilma Rousseff foi alertada por Guido Mantega de que o PIB (Produto Interno Bruto) de 2012 registraria crescimento abaixo de 1% na véspera de sua viagem à África, na semana passada. Na conversa, a presidente recomendou, nas palavras de um auxiliar, a "política de olhar para frente''. Outros dados apresentados por Mantega preocuparam, pois projetam que o governo passará o ano pré-eleitoral toureando a inflação, que deve ficar no patamar de 6%. A meta oficial é de 4,5%.

Canetada O recém-anunciado PIB terá reflexo no salário mínimo do ano em que Dilma tentará a reeleição. Sindicalistas antecipam que o governo será pressionado "arredondar" o valor em 2014, para que o ganho real do piso salarial supere 1%.

Para depois O desempenho da economia freou grupo do PT que já preparava agenda política de imersão de Guido Mantega (Fazenda) visando a eleição para o governo paulista. A articulação vinha sendo estimulada por Lula.

Cobrança O PSDB vai interpelar Dilma judicialmente para que confirme ou se retrate da afirmação de que o PT não recebeu cadastro dos programas sociais em 2003. Anexará informação do site da Presidência que diz que o cadastro foi criado em 2001.

Noivado Em discurso na convenção do PMDB, hoje, a presidente deixará clara a preferência por Michel Temer como candidato a vice no ano que vem. Segundo interlocutores, ela "não deixará dúvidas'' de que Eduardo Campos (PSB) está fora do páreo.

Dote Na semana que vem, a petista receberá o vice-presidente para tratar das mudanças na Esplanada. O PMDB de Minas pleiteia o Ministério dos Transportes, hoje sob comando do PR.

Estrada Em tempos de caravanas de Lula e presidenciáveis, Ideli Salvatti obteve sinal verde para organizar encontros de prefeitos nas cinco regiões, com a presença de Dilma, no segundo semestre.

Paralelos Aliados de Eduardo Campos comparam a interferência de Lula nos rumos do PSB com a tentativa, pilotada por José Dirceu, de tirar o comando do partido do avô do governador, Miguel Arraes, no fim dos anos 90.

Profilaxia A resolução aprovada pelo Diretório Nacional do PT cobrando o governo pelo adiamento do marco regulatório da mídia é vista pelos próprios petistas como gesto para o público interno. Ninguém acredita no partido que Dilma dê prosseguimento ao debate até 2014.

Sempre ele Sem mencionar Eduardo Campos, Lula disse ontem aos dirigentes petistas que "problemas como o de Recife em 2012 não podem se repetir". Referia-se ao racha com os socialistas que resultou na derrota de Humberto Costa para Geraldo Júlio, patrocinado pelo governador de Pernambuco.

É pra já O ex-presidente pediu aos membros da direção do partido que resolvam pendências regionais para a eleição até julho. Disse ainda que será um "soldado" para rodar o país na campanha.

Que tal? Diante de queixas de empresários com contratos vigentes, parlamentares procuraram o relator da medida provisória dos portos, Eduardo Braga (PMDB-AM). Propuseram prorrogar por dez anos os acordos no modelo antigo, com a obrigação de que sejam feitos investimentos em até três anos.

Erro médico Alexandre Padilha repreendeu publicamente, no Twitter, o responsável pelo perfil institucional do Ministério da Saúde, que publicou nota sobre o uso de tomógrafo para diagnóstico de câncer de mama. "Ei pessoal, corrige isso aí!".

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"Já que a Dilma diz que não herdou nada, que assuma a responsabilidade pelo Mantega e seu PIBinho, em vez de maquiar os números."
DO DEPUTADO RODRIGO MAIA (DEM-RJ) sobre o resultado do crescimento da economia em 2012, que foi de apenas 0,9%, abaixo da expectativa do governo.

contraponto


Movimento pendular

A Rede, novo partido de Marina Silva, provoca discussões acaloradas no plenário da Câmara dos Deputados. O deputado Francisco Praciano (AM), da ala mais radical do PT, brincou com Ivan Valente (PSOL-SP):

-Ivan, você vai para a Rede com o Domingos Dutra?

O deputado paulista respondeu:

-Não. A Rede não é de esquerda nem de direita...

Ouvindo a conversa, Luís Couto (PT-PB), que diz ser especialista no manuseio de redes, explicou:

-Qual foi a surpresa, Ivan? Eu sei que as redes costumam balançar sempre pra lá e pra cá!

Nenhum comentário: