quinta-feira, março 07, 2013

Manchester vs. Real Madrid - KENNETH MAXWELL

FOLHA DE S. PAULO - 07/03

Foi uma escolha difícil. Torcer para quem? Eu era torcedor entusiástico do Real Madrid quando vivi na Espanha (1963).

Estava hospedado em uma pensão perto da Puerta del Sol. Cinco estudantes espanhóis de outras partes do país também viviam lá. Todos íamos ao estádio do Real Madrid para assistir às partidas do "nosso" time. A equipe geralmente vencia, como fez nesta terça-feira. O técnico do Real Madrid é o português José Mourinho. O maior astro do time é o português Cristiano Ronaldo. Os dois são bons motivos para torcer pelo Real Madrid.

Mas o Manchester United também é um time de futebol lendário. O técnico escocês do United, sir Alex Ferguson, comanda a equipe desde 1986. Cristiano Ronaldo defendia o time antes de se transferir ao Real Madrid, em 2009, pelo valor recorde de 80 milhões de libras. Ele voltou ao estádio Old Trafford, onde continua muito popular, pela primeira vez nesta semana, para a partida entre os dois times de futebol mais ricos da Europa.

No mês passado, os clubes de futebol da Premier League inglesa concordaram em limitar os prejuízos que um time está autorizado a incorrer e quanto a um teto para a folha de salários. Os 20 clubes da Premier League inglesa faturam 2,52 bilhões de libras ao ano, com público médio de 34,6 mil pessoas por partida. Eles gastam 1,77 bilhão de libras ao ano em salários. Os 20 times da Primera Liga espanhola faturam 1,72 bilhão de libras, com média de público de 28,5 mil espectadores por partida, e gastam 1,01 bilhão de libras ao ano em salários.

Richard Scudamore, presidente-executivo da Premier League, declarou, em entrevista ao "Financial Times", que "o jogo deixou de ser uma disputa financeira frenética envolvendo transferências astronômicas, salários inflacionados e clubes cronicamente endividados". Veremos.

Os últimos anos foram caracterizados pela aquisição de clubes ingleses de futebol por proprietários estrangeiros ricos, como o bilionário russo Roman Abramovich, do Chelsea, ou o xeque Mansour bin Zayed al Nahyan, de Abu Dhabi, dono do Manchester City. O Manchester United é controlado pela família Glazer, dos EUA. Todos esses proprietários investiram centenas de milhões de libras para atrair os melhores jogadores do mundo. Mas os clubes agora estão, em teoria, restritos pelas novas regras salariais da Uefa.

A partida entre o Manchester United e o Real Madrid foi brilhante e controversa. A expulsão de Nani deixou o United com um homem a menos. O jogo estava um a um, mas Cristiano Ronaldo logo marcou o gol da vitória dos espanhóis. José Mourinho disse, depois do jogo, que "o melhor time perdeu". O que não é grande consolo para sir Alex e o United.

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.