quinta-feira, março 07, 2013

A culpa é de quem? - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 07/03

Faltam 19 meses, mas a sucessão presidencial já está na rua. Os tucanos dizem que a campanha foi antecipada pelo governo. Argumentam que o lançamento público da candidatura de Dilma à reeleição pelo ex-presidente Lula deflagrou o processo. Sustentam que isso foi feito para esvaziar o movimento volta Lula dentro do PT. Os petistas afirmam que quem atropelou o calendário foi a oposição. Explicam que os tucanos resolveram colocar a campanha na rua apostando no caos, a partir de um raciocínio, que seria equivocado, de que o país estava na iminência de um apagão energético, de uma explosão inflacionária e de uma pane no PAC.

A fotografia da derrota
Os candidatos ao governo, senador Lindbergh Farias (PT), deputado Anthony Garotinho (PR) e o vice Luiz Fernando Pezão (PMDB), estiveram no gabinete da ministra Ideli Salvatti para impedir a votação do royalties. Não deu certo.

Lula não está só
O senador Aécio Neves (PSDB-MG) também vai sair em caravana pelo país. Diz que vai andar pelo Brasil real para criar um contraponto ao Brasil virtual e da propaganda. A turnê também servirá para ampliar seu conhecimento pelos eleitores.

Trajetória de Pezão na Justiça
O vice Luiz Fernando Pezão criou o site www.quemepezao.com.br , com sua trajetória política, "seus sonhos, suas realizações." O site e as inserções do PMDB que estão indo ao ar na TV, com foco em Pezão, motivaram o deputado Anthony Garotinho (PR) a entrar com ação no TSE por campanha eleitoral antecipada.

Sem chance
A candidatura presidencial do governador Eduardo Campos (PSB-PE) sepultou a possibilidade de o PSDB mineiro apoiar eventual candidatura do prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), ao governo.

Nas mãos de Carlos Lupi
O ex-marido da presidente Dilma, Carlos Araújo, assinou ficha de refiliação ao PDT, abonada pelo ex-governador Alceu Collares (RS).A volta não é tão simples. Depende de aval do presidente, Carlos Lupi, que não tem prazo para decidir.

Xeque-mate
O PMDB desistiu de tirar o PR da pasta dos Transportes. O líder Anthony Garotinho (RJ), em jantar com o vice Michel Temer, disse que o partido apoia a reeleição da presidente Dilma, mas desde que retome o ministério. O nome do PR é o deputado Luciano Castro (RR), que tem amigos no PMDB, e que aceita na secretaria-executiva o atual ministro, Paulo Passos. Temer informou à presidente.

Hora do recreio
Na reunião da presidente Dilma com governadores, a ministra Miriam Belchior (Planejamento) fez relato dos repasses de verbas para todos os estados. Quando terminou, o governador Siqueira Campos (TO) ergueu sua placa de identificação e berrou: "E eu? E eu?". A presidente Dilma entrou na onda e perguntou: "E ele, Miriam? E ele, Miriam?". Risos.

Todos os governadores acompanharam a presidente Dilma, ontem no Planalto, quando ela cantou "Parabéns a Você" para o gaúcho Tarso Genro.

Nenhum comentário: