domingo, março 24, 2013

Clareza no regime - HENRIQUE MEIRELLES

FOLHA DE SP - 24/03

O regime de metas de inflação começou a ser adotado de maneira formal ou informal pela grande maioria dos países a partir do final da década de 1980. No Brasil, o regime foi adotado a partir de 1999, e hoje a meta de inflação é, como sabemos, de 4,5% com intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

A questão fundamental é que as normas que definem o regime não esclarecem como deve ser usada a margem de tolerância. Essa indefini-ção gera incerteza sobre como interpretar o mandato do Banco Central.

Há duas interpretações possíveis do sistema. A mais flexível é a de que qualquer inflação entre 2,5% e 6,5% é adequada. A experiência mostra que essa abordagem tende a deixar a inflação próxima do teto da meta e com riscos crescentes de estouro.

Se o Banco Central mirar perto do teto, por exemplo, qualquer imprevisto leva a inflação acima do limite extremo. Além disso, essa abordagem gera grande incerteza nos agentes econômicos, pois a meta passa a ser incerta.

Já a segunda interpretação, mais de acordo com as definições de metas de inflação que prevalecem no mundo, é a de que o Banco Central deve estabelecer políticas para manter a inflação no centro da meta.

Como existem choques de oferta de produtos comercializados e cotados internacionalmente, como petróleo e alimentos, que escapam da influência do Banco Central, o intervalo de tolerância serve para acomodar esses choques de preços externos.

Essa segunda interpretação do regime é clara e permite avaliação mais objetiva dos resultados da política monetária. Como dá mais confiança aos formadores de preço sobre o cumprimento da meta, estes tendem a fazer reajustes de acordo com uma inflação

esperada na meta. A experiência mostra ganhos econômicos consideráveis quando essa visão prevalece.

Nesse caso, as projeções de inflação tendem a estar no centro da meta, pois choques externos de preços são, por definição, não previstos. E quando as projeções estão acima da meta, espera-se que o BC tome as medidas adequadas para assegurar o cumprimento da meta.

Ela foi fixada em 4,5% em 2005. Dessa data até 2010, por exemplo, período em que acompanhei diariamente a evolução da inflação, quando excluímos os efeitos primários dos choques de oferta, a inflação média foi próxima de 4,5%, inclusive em 2010.

Esse resultado mostra que é possível termos inflação rigorosamente na meta dentro de uma interpretação clara do sistema. Isso passa pela explicitação da utilidade do intervalo de tolerância no regime de metas de inflação.

Nenhum comentário: