domingo, março 10, 2013

Alerta vermelho - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 10/03

Em conversa com dirigentes do PT, Lula manifestou preocupação com o desempenho de governos petistas, sobretudo no Rio Grande do Sul, Bahia e Distrito Federal. Citando a derrota de Ana Júlia (Pará), atribuída por ele à ausência de diagnóstico das falhas da gestão, pediu novas pesquisas de avaliação dos mandatos de Tarso Genro, Jaques Wagner e Agnelo Queiroz. O ex-presidente quer traçar panorama para 2014 conhecendo os pontos frágeis da sigla nos Estados que administra.

Pop 
Pesquisas qualitativas sobre o pronunciamento em que Dilma Rousseff anunciou a desoneração da cesta básica mostraram alto "grau de retenção" da mensagem em várias classes sociais. O impacto da mensagem foi considerado maior que o do anterior, em que a petista falou da redução da conta de luz.

Vamos... 
O sociólogo Antonio Lavareda fechou com o PSB e foi contratado para realizar pesquisa nacional para o partido de Eduardo Campos.

... por partes 
Sócio de Lavareda na agência de publicidade DM/Blackninja, Duda Mendonça terá uma reunião ainda em março com o governador de Pernambuco e pré-candidato ao Planalto.

Inflação 
Um veterano em disputas eleitorais estima em R$ 50 milhões o custo das principais campanhas presidenciais em 2014, graças ao cenário com muitos candidatos com potencial de votos.

Mapa 1 
De olho na montagem dos palanques regionais, Eduardo Campos se encontrou na semana passada com políticos das regiões Norte e Centro-Oeste, nas quais seu PSB ainda patina.

Mapa 2 
Em almoço em Brasília, Campos negociou apoio do senador peemedebista Waldemir Moka (MS), membro da bancada ruralista e provável candidato ao governo de seu Estado. Também esteve com Sérgio Petecão (PSD-AC) e Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO).

Quase lá 
A Rede, de Marina Silva, montou sedes para receber listas de assinaturas em 25 dos 27 Estados. As exceções são Maranhão, com pendências burocráticas, e Rio Grande do Norte, onde há dificuldade de recrutamento de apoiadores.

Carimbo 
Nesta semana começa nova etapa da fundação da sigla: dirigentes enviarão aos tribunais regionais eleitorais nomes dos responsáveis pelo processamento das adesões documentadas.

No escuro 1 
Terminado o diagnóstico da situação da prefeitura, auxiliares de Fernando Haddad são unânimes em apontar a área de saúde como aquela em que há menos informações disponíveis.

No escuro 2 
O secretário José de Filippi Jr. relatou que não há dados centralizados sobre os serviços prestados pelas organizações sociais de saúde -foco de polêmica durante a campanha eleitoral, e que Haddad prometeu manter. O Ministério da Saúde foi acionado para ajudar a levantar as informações.

Time 
O ex-ministro Luiz Dulci (Secretaria-Geral) coordenará a campanha de Rui Falcão à reeleição no PT.

Show do milhão 
Autor da PEC que delega ao procurador-geral de Justiça investigações sobre deputados e prefeitos, Campos Machado (PTB) iniciará coleta de assinaturas nas 645 cidades paulistas. Com ajuda de consórcios regionais de prefeituras, o petebista pretende chegar a um milhão de signatários.

Portfólio 
Certo de que terá legenda para concorrer a governador em 2014, o presidente da Fiesp, Paulo Skaf (PMDB), pilotará 70 inaugurações de escolas técnicas da rede Sesi/Senai até o final deste ano em São Paulo.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio
"Com a criação dos novos partidos, o governo Dilma em breve solicitará mais terra a Goiás para abrigar seus ministérios."
DO LÍDER DO DEM NA CÂMARA, RONALDO CAIADO (GO), sobre a aprovação do Ministério de Micro e Pequena Empresa para abrigar o PSD.

contraponto

Espeto de pau

José Batista Júnior, dono do grupo JBS-Friboi, convidou políticos goianos para jantar em sua casa de Brasília. Pré-candidato ao governo pelo PSB, ele discutia o cenário de 2014 com os ex-deputados Wober Júnior (PPS-RN) e Barbosa Neto (PSB-GO). Em dado momento, acabaram os bifes. Júnior, então, gritou para cozinheira:

-Por favor, traga mais carne!

A chefe da cozinha respondeu que os bifes haviam acabado. Wober não perdoou:

-Como é possível acabar a carne na casa do dono do maior frigorífico do mundo?

Nenhum comentário: