domingo, março 10, 2013

A verdadeira saia justa - MAURICIO STYCER

FOLHA DE SP - 10/03

Em 2002, o mau hábito de compartilhar publicamente a intimidade ainda não estava tão disseminado


Sinônimo de situação difícil, embaraçosa, o termo "saia justa" serviu como uma luva, em 2002, ao batizar um bate-papo descontraído, protagonizado por mulheres, na TV paga.

Parte do encanto inicial devia-se à promessa de descobrir, naquele debate de mulheres famosas, detalhes picantes do que elas antes só revelavam em conversas íntimas.

Muitas discussões, em especial, sobre sexo, mas também sobre dificuldades especificamente "femininas" que elas encontravam em diferentes situações da vida, ajudaram o programa a honrar o seu título.

O cardápio de assuntos nesse terreno, porém, é inelástico. A repetição torna-se inevitável depois de algumas poucas conversas. Como provocar "saia justa" ao falar pela enésima vez sobre fingir orgasmo?

Diante dos limites evidentes da proposta, mas precisando manter o programa no ar devido ao renovado interesse do público e dos anunciantes, a solução para o "Saia Justa" tem sido a de trocar o elenco.

Já vacinado contra todos os possíveis constrangimentos que os temas "picantes" do programa podem causar, resta ao público o prazer de se divertir com a performance das artistas e jornalistas escolhidas para protagonizar a festa.

A temporada 2013 radicalizou, substituindo até a apresentadora, Mônica Waldvogel, presente desde a primeira edição. Temos agora Astrid Fontenelle no comando do bate-papo, em torno das atrizes Maria Ribeiro e Mônica Martelli e da jornalista Barbara Gancia.

Astrid e Barbara, que conheço bem, são escolhas excelentes para qualquer tipo de debate. Sou fã declarado de ambas. Maria e Monica parecem, igualmente, altamente capacitadas para discutir, divertir e provocar "saia justa".

Por que, então, o "Saia Justa" não convence mais? Tenho uma suspeita. Em 2002, o mau hábito de compartilhar publicamente a intimidade ainda não estava tão disseminado. Não havia Facebook nem Twitter nem YouTube. O que é constrangedor hoje em dia? O que causa saia justa?

"Excesso de cobrança" sobre a mulher, "obsessão pela magreza", "ditadura da juventude". O que há de novo para ouvir a respeito dos temas propostos na estreia? Não estou querendo dizer que a questão de gênero esteja superada, longe disso. Mas o formato, baseado nessa encenação sobre a troca de intimidades, soa cada vez mais artificial.

Astrid encerrou a primeira edição da nova temporada com um "salve" para Rita Lee, presença no elenco original. Sigo a cantora no Twitter e confesso que algumas mensagens suas, em 140 caracteres, são muito mais "poderosas" que um bloco inteiro de "Saia Justa".

Ainda assim, o programa do GNT consegue transmitir um interesse pelas questões que opõem mulheres a homens muito maior do que, por exemplo, a novela "Guerra dos Sexos", exibida pela Globo no seu horário das 19h.

Lançada originalmente em 1983, a comédia de Silvio de Abreu, refeita pelo próprio em 2012, é de um anacronismo exemplar. Ouvir Paulo Autran dizer para Fernanda Montenegro, há 30 anos, que as mulheres são inferiores aos homens tinha lá a sua graça. Ver Tony Ramos repetir este texto hoje, para Irene Ravache, provoca uma verdadeira saia justa.

Nenhum comentário: