sábado, fevereiro 23, 2013

Oportunidade a passar - MARCOS CARAMURU DE PAIVA

FOLHA DE SP - 23/02

O comércio chinês exibe crescentemente produtos importados, com marcas europeias se acotovelando


Poucos duvidam de que o mercado mais promissor dos próximos anos será a China. Por duas razões óbvias: o número de consumidores e as características do projeto econômico chinês.

O país crescerá pelo menos cinco a seis por cento ao ano, apenas pela via da redução da pobreza. Mas certamente crescerá mais que isso e será um motor da economia mundial por algumas décadas.

É sempre possível adotar uma atitude derrotista diante das possibilidades de entrar na China.

Mas o comércio chinês exibe crescentemente produtos importados. Marcas europeias de todo tamanho têm-se acotovelado na disputa por pontos de venda.

O dilema é que não se pode pensar na China de maneira casual: como um país que absorverá o excedente de produção ou um local para onde vamos canalizar vendas quando a economia brasileira estiver desaquecida. O gigantismo do mercado não permite tratá-lo como um coadjuvante.

Explorar todo o potencial que ele exibe requer estratégia, investimento pesado e audácia.

As gôndolas dos supermercados chineses são exemplo de desafio para um país com a força agrícola do Brasil. Estão cheias de leite francês e alemão, de produtos europeus, japoneses, norte-americanos, australianos e neozelandeses que vão da água às mais variadas iguarias. Exceção feita ao frango, não se veem produtos brasileiros.

Muitas razões dificultam um bom desempenho exportador brasileiro. O custo Brasil apequena o nosso potencial de vendas. O custo China, por sua vez, mesmo mais elevado, ainda é baixo.

Mas há pontos que não podem passar despercebidos. No setor de alimentos, por exemplo, os chineses têm baixa confiança nos produtos de origem local.

Quando aumentam um pouco a sua renda, compram importados. O mesmo se passa com remédios e produtos de higiene pessoal.

O chinês é ávido por conhecer novas marcas de bens de consumo. Há pesquisas que tentam medir quantas marcas o cidadão de classe média identifica, quantas procura quando viaja. As pessoas com um nível razoável de renda vão três vezes por ano ao exterior e gastam US$ 800 por compra que fazem.

Talvez estejamos fadados a deixar passar a oportunidade na China ou a entrar modestamente num mercado que nada tem de modesto.

O problema é que outros (chineses e estrangeiros) preencherão os espaços vazios. E os que tiverem escala no mercado chinês precisarão utilizar só uma fração de sua musculatura para conquistar o nosso mercado.

A onda de grifes de luxo que chegam com força ao Brasil depois de anos de receitas gordas na China é uma boa mostra disso.

Vai mudar, em casa, o cenário para as grifes brasileiras. Expulsá-las para andares menos nobres dos shoppings, tomar uma parte de suas vendas.

Para contrarrestar essa tendência, temos, é verdade, a possibilidade das medidas protecionistas. Mas elas estarão longe de resolver definitivamente o problema, se as empresas não se dispuserem a avançar no processo de internacionalização.

Nenhum comentário: