terça-feira, fevereiro 26, 2013

Fogo amigo - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 26/02

O ex-presidente Lula disse aos presidentes da CUT, Wagner Freitas, e da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, que a ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) está com problemas na condução da MP dos Portos e que conhece pouco do assunto. Na reunião, em São Paulo, Lula afirmou conhecer de perto as dificuldades dos estivadores e que não se pode permitir que o governo retire direitos.

Voo solo expõe briga no PSB
A relação ruim entre o presidente nacional do PSB, Eduardo Campos (PE), e os irmãos Ciro e Cid Gomes é o principal problema que o PSB enfrenta para disputar a sucessão presidencial. Campos e Cid acertaram espécie de armistício, mas nos bastidores, a briga é frenética. Cid trabalha pela reaproximação com o PT do Ceará. Nomeou dois deputados para o seu secretariado, abrindo vaga na Câmara para Ilário Marques, ligado à ex-prefeita de Fortaleza Luizianne Lins. Ciro está trabalhando para concorrer ao Senado, em chapa com Eunício Oliveira (PMDB) ao governo, o que afastaria o PSB do Ceará da candidatura de Campos a presidente.

“Quem não trabalha com a hipótese de uma candidatura competitiva de Eduardo Campos a presidente é politicamente míope”
Vital do Rêgo
Senador PMDB-PB

Calado! 
O Palácio do Planalto enquadrou o ministro Guido Mantega (Fazenda). Determinou que comente o mínimo necessário sobre alta inflacionária e pediu que deixe todos os assuntos relacionados a juros para o Banco Central.

Prévias tucanas 
A turma do PSDB que está fechada com a candidatura do senador Aécio Neves (MG) a presidente não quer ouvir falar de prévias, defendidas por José Serra e Geraldo Alckmin. O senador Alvaro Dias (PR), foto, insinuou apresentar seu nome à disputa. Mas os aecistas avaliam que campanha interna desgasta o escolhido e o partido, por expor fragilidades.

Vida longa 
Paulo Ferreira, João Vaccari Neto e Francisco Rocha coordenam a indicação de integrantes da CNB, corrente majoritária do PT, ao novo diretório nacional. É certeza que o ex-ministro José Dirceu estará na lista de dirigentes até 2018.

Reforma da reforma 
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), vai ter que aprovar em plenário a reforma administrativa que anunciou semana passada. Decidiu fazer todas as alterações por ato da mesa, mas só pode mexer em servidores e extinguir serviços por meio de projeto de resolução. Começaram a pipocar ações contra a medida, principalmente dos médicos do Senado.

Agora vai 
O PT planeja coletar um milhão de assinaturas para aprovar a reforma política. O partido propõe a adoção de cotas para mulheres. Desde 1988, só duas leis se viabilizaram desta forma: o Fundo de Habitação Social e a Ficha Limpa.

Pronto atendimento 
A superintendência da Polícia Federal no Rio tem apenas dois psicólogos para atender agentes vulneráveis e seus familiares. Um acabou de se aposentar. O outro foi desalojado de sua sala e dá a consulta em um corredor do prédio.

W.o.
Apesar dos 70 mil seguidores no Twitter, o ministro Aloizio Mercadante (Educação) não o atualiza desde janeiro de 2011.

Nenhum comentário: